Impressões de condução
A posição de condução é muito boa para um carro deste segmento. Com as regulações disponíveis encontramos uma posição de condução que não é alta (como no Yaris) nem vamos com as pernas demasiado flectidas (como no Clio). No meu caso (tenho 1.80) afastei o volante o máximo do tablier e baixei-o ao máximo. Depois ajustei o banco de modo a ficar com as pernas estendidas e ficou bom. Com estes ajustes, o espaço para pernas atrás do meu banco ficou bastante reduzido mas é normal num carro deste segmento e é muito complicado ajustar a inclinação dos bancos já que a "roldana" (achei que isto já não se usava [

] não é nada pratico) fica demasiado próxima aos plásticos que cobrem o pilar.
No geral a condução é boa sendo dos melhores do segmento. A caixa não é nada de especial mas é precisa e agradável de utilizar q.b dando mais ênfase á suavidade. Os pedais também têm a leveza certa. Falta só uma embraiagem mais progressiva no controlo. Em condução é muito melhor que por exemplo o Peugeot 206, até um bocado melhor que o 207 e está ao nível do yaris, embora este ultima tenha uma embraiagem melhor. O Jazz estaria ao nível do Yaris e GP se não fosse o feeling do pedal de travão tão esponjoso.
O comportamento é bom. Nota positiva sem duvida, mas sem deslumbrar. Por exemplo, o meu Toyota Corolla de 93 agarra-se mais e revela uma estabilidade superior. Nesta viagem de 235 kms em algumas curvas que fiz mais de modo mais afoito senti o carro um bocado a bailar como se o pneu estivesse a mexer na jante. No Corolla tenho a mesma medida de pneus e nunca senti isso e quem me acompanhou comentou sem eu perguntar que sentia o Toyota mais seguro.
Mas o carro não adorna nada de especial e não se agarra mal. Em AE mesmo a velocidades mais proibitivas senti uma estabilidade satisfatória. Nota-se que é um bocado sensível a ventos laterais e quando os carros passam por min ou a passar camiões sente-se bastante isso, mas no Yaris também se nota e no Corolla (embora menos) também se nota. Tendo em conta o segmento e o motor , o comportamento está num bom plano. Nota muito positiva para os travões que são bastante eficazes.
Motor
O motor, pelo que estive a ver é um 1242 com 65 cv. Basicamente anda pouco para a cilindrada (é um 1.25 para um utilitário!!) mas parece ter mais de 65 cv. Em plano (e a descer claro) considero que o carro até desenvolve bem. A caixa bastante curta ajuda. A 120 vai +- ás 3800 rpm. As subidas são um grande problema…foi aí que notei a grande diferença para o Corolla que só tem mais 88 cm2, mas desenvolve mais 23 cv.
Por exemplo, em subidas de AE onde o Toyota aguenta-se a 170, este vai para os 140 e é se entrar lá a 180…nessa altura vê-se o ponteiro a descer tão depressa que parece que deixei de carregar no acelerador [

]. Ultrapassagens em EN a partir dos 90 km/h a subir é muito complicado…e depois um gajo mete-lhe uma terceira ou quarta e é o mesmo que ir em quinta.
Mas é engraçado, porque em plano até desenvolve mais do que seria de esperar e aqui a andar em urbano, o carro parece acelerar bem.
Ou seja, basicamente há 3 problemas neste motor: as subidas e o peso que leva (se forem 3 pessoas nota-se logo comparando com 1 ou 2) chateiam muito o motor e a partir das 5500 rpm, já não desenvolve nada o que o torna pouco interessante de explorar.
O som do motor também é pouco entusiasmante, ainda assim o ronco é melhor que por exemplo clio 1.2 ou megane 1.4. Em termos de andamento este motor parece-me que anda mais que o Clio 1.2 ou Ibiza 1.2. É semelhante ao Jazz, embora este ainda desenvolve alguma coisa a partir das 5500. O Corsa 1.2 (modelo anterior) é o que me pareceu andar melhor dos 1.2.
Em termos de consumos, não são maus, mas consome o mesmo que o meu Corolla que é mais potente e um bocadinho mais pesado alem de ser 15 (!) anos mais velho. Então se puxarmos por ele, o ponteiro desce demasiado depressa para um utilitário 1.2. Logo falamos de medias concretas…ainda tenho que fazer contas, mas isto não está famoso…também ás vezes puxo por ele, mas nas mesmas condições, não gasta menos de certeza que o Corolla, até parece gastar mais.
Impressões do interior
A mala parece-me boa para um segmento B assim como o espaço. O desenho do tablier agrada-me pelo aspecto sóbrio e robusto que aparenta.
Os materiais e montagem estão num mau nível sendo bastante inferior a alguns concorrentes, como Polo, Yaris, Jazz, etc. Há plásticos que parecem frágeis alguns dobram-se, outros estão mal montados e há desalinhamentos nos painéis. Neste aspecto…é um típico Fiat.
Este carro costuma ser o carro de serviço do dono da oficina…ou seja não deve ter passado por muitas mãos no entanto a suspensão faz barulho e há alguns ruídos mais notaveis…o tablier até faz poucos ruídos o que é positivo.
Já agora, o próprio revestimento do volante que é importante por razões obvias podia ser menos artificial.
A ergonomia não é má embora considere que os comandos do menu e do CB deviam ser os mesmos.
O conforto de suspensão está num bom nível mas há melhor na concorrência.
O ruído de rolamento podia ser mais contido…o motor até se ouve pouco mesmo com a caixa curta, mas o ruído de rolamento é elevado. Já no shift acontece a mesma coisa e noutros. Por acaso, o meu velhinho Toyota nisso até é bem bom (muito melhor que estes) mas ouve-se mais o motor.
Como gosto da condução

, dou muita atenção se o carro que estou a conduzir transmite-me ou não boa condução (feeling, precisão, suavidade dos comandos, etc). Este carro não é nada mau nisso, e para ajudar tem uma boa posição de condução, isto claro tendo em conta que é um utilitário…o motor até puxa alguma coisinha em urbano, por isso não estou desgostar de andar com o carrito. Se o motor tivesse um som melhor quando se puxa e desenvolvesse bem para lá das 5500 rpm estavam os ingredientes necessários para gostar bastante, mesmo só tendo 65 cv e isso nota-se bastante claro.
Quaisquer impressões extras que tenha, relato. E podem comentar, colocar questões…devo ficar com o carro até sexta. Depois coloco fotos.