Uma volta só porque sim

É engraçado que a generalidade refere o conduzir numa toada calma e relaxada.

Sem dúvida alguma o que acaba por ser um contrasenso quando falam das aptidões automobilísticas que as viaturas têm.
Afinal o RWD, handling e diabo a sete deixa de fazer sentido, o que prova que a malta escreve só por escrever e seja a diesel, gasolina, gás ou a pedais interessa é conduzir e usufruir do binómio homem-máquina e aqui cada um fará as suas escolhas daquilo que lhe dê mais prazer pessoal.

O objetivo não seria entrar na discussão prazer vs consumos mas discutir apenas a utilização de um veiculo por nada mais que mero desfrute.
Quanto mim, se deres uma volta ao quarteirão numa trotinete electrica também conta. [:D]

As minhas voltas incluem desde uma volta de 15 minutos na Vespa (sair de casa, Baixa, Boavista e regresso a casa) a coisas mais alongadas como A28 até Viana, N13 até Caminha, atravessar para Espanha, e ir até Vigo por A Guarda, Oia, Baiona e Samil (Mac a despachar para compor o estômago) e regresso por Vigo, Valença, A3.

Normalmente o meu objetivo não é espremer cavalos, eventualmente terá que se desempoeirar o escape, mas não é o sistema, mas sim procurar percursos que não tenha feito.

Já agora, como vi aqui que muita gente utiliza motas para esta salutar prática, deixo aqui um link que pode ser interessante.

Por acaso as minhas voltinhas são sempre maiores que isso, nunca menos que 40 kms
Não diria que ir fazer 300 kms seja propriamente uma voltinha.[:D]

De mota é muito habitual, até porque tenho dois veículos diferentes, no dia a dia em que nunca passa das 7.000 rpm e depois ao fim de semana... em que se descobrem as outras 7.500

Tenho por hábito, já o meu pai o fazia e apanhei esse vicio também de ao Domingo à tarde ir dar uma volta, normalmente num raio de 50 km. Acho que não é por aí que se fica mais pobre e sempre se recarrega baterias pra mais uma semana.

É o chamado Domingueiro, a pastelar nas estradas nacionais [:D]

Relaxar e conduzir ao domingo em estrada nacional....algo vai mal com esse teu sentido de relaxamento!![:)][:)]

Quando tinha mota, era o que mais fazia, andar andar andar, sem destino...era por onde o "vento" me mandava [:D] Hoje, sem mota, não dá tanto entusiasmo, nomeadamente porque não tenho nenhum carro muito entusiasta...Quem tenha um bom desportivo que aproveite. Eu vou deixar essas voltas sem distinto para quando puder comprar outra mota, e ai, se tiver tempo e recursos, todos os fins de semana serão assim passados =)

Como ando de mota todos os dias, aos fins-de-semana não me dá para me pôr a passear. Em contrapartida, as deslocações de casa para o trabalho, e vice-versa, são sempre um gosto.

Hoje em dia já não...

Lembro-me de uma vez de ter ido de Lx ao Algarve e voltado só porque precisava de espairecer um pouco. Foi um desperdício de gasóleo, mas soube-me bem.

Fiz isto várias vezes só para espairecer, quando o gasóleo era barato claro está :(

Bom, já não me sinto sozinho... Eu sou mais um que adora ir dar uma voltinha só porque sim... nada de velocidades excessivas... apenas ir espairecer e mais importante que tudo: conduzir.

Sempre adorei conduzir e fazia muito isto de ir dar voltinhas, arrancava e 1 hora depois estava em casa, ia à serra, ia a uma praia beber cafe qualquer coisa do género.

Hoje em dia é muito complicado fazer isto, mas a verdade é que sinto muito a falta de fazer isto. Hoje em dia como tenho andado muito em TT, gosto de agarrar no jipe num sábado de manha e ir para a serra dentro, nada de terrenos complicados, apenas desfrutar da natureza. A quem nunca o fez não sabe o que anda a perder... eu próprio andei a perder isto durante muito tempo! [;)]

Bom, já não me sinto sozinho... Eu sou mais um que adora ir dar uma voltinha só porque sim... nada de velocidades excessivas... apenas ir espairecer e mais importante que tudo: conduzir.

Sempre adorei conduzir e fazia muito isto de ir dar voltinhas, arrancava e 1 hora depois estava em casa, ia à serra, ia a uma praia beber cafe qualquer coisa do género.

Hoje em dia é muito complicado fazer isto, mas a verdade é que sinto muito a falta de fazer isto. Hoje em dia como tenho andado muito em TT, gosto de agarrar no jipe num sábado de manha e ir para a serra dentro, nada de terrenos complicados, apenas desfrutar da natureza. A quem nunca o fez não sabe o que anda a perder... eu próprio andei a perder isto durante muito tempo! [;)]

E às vezes vêm-se coisas fantásticas na natureza.

he he... já dei dei a minha voltinha. Aproveitei o tempo agradável que hoje está e fui almoçar a casa dos meus pais na moto, passando pelas aldeias devagar para sentir aquele ventinho confortável de tranquilidade. No regresso passei na cidade e "meti os papéis para a reforma" na esperança de logo os números do euromilhões coincidirem com os meus. Se tal acontecer será uma volta até à capital mas de carro e com destino. Essas voltinhas sabem bem pelo prazer da condução e da evasão mental que proporcionam, pelo menos a mim.

E às vezes vêm-se coisas fantásticas na natureza.

Verdade... mas mesmo que não veja algo forma de comum não há preço que pague parar o jipe, sentar-me no chão e fumar um cigarrinho dentro da natureza a olhar para o rio... [;)] (claro que a beata volta comigo para a cidade!)

Eu só faço isso quando o carro tem teias de aranha ou quando sou eu que as tenho.

Depois venho aqui e queixo-me que ele gasta muito e que quero um diesel! [:D]

Fazia isso todos os fins de semana em Portugal, e as vezes até de noite apos sair da universidade(nem que fosse fazer 8km para a praia e depois os 16km pra casa).

Tinha que ser sempre sozinho e era algo que sentia necessidade de fazer. Nao sei explicar, mas se passasse até 5 dias sem conduzir (mesmo para o emprego), ficava irritavel e deprimido. Quando vim pra Holanda...bem..foi o meu maior choque. Nao o ir de bike pro emprego, mas o nao ter carro pra fugidas de fim de semana. A ver se compro uma GS500 velhinha pra pagar pouco de imposto e seguro e voltar a queimar combustivel...só porque sim[;)]

E já agora, cheguei ao ponto de por 36psi nos pneus (o aconselhado penso que era 28 naquele modelo) e fazer o maximo de hypermilling possivel durante a semana, para ter mais gasoleo para o fim de semana. E a bela da cana de pesca na mala pois nunca se sabia o que se ia encontrar

Last edited:

Já fiz uns bons milhares de kilometros em TT, mas de mota claro, por vezes acompanhei alguns jipes e desculpa a franqueza, mas anda-se muito devagar de jipe.[:D]
Por outro lado também se deve ver coisas que de mota não se vê. [;)]
Não obstante percebo perfeitamente esse tipo de comunhão com a natureza mesmo que a condução da mota seja mais absorvente, pelo menos no meu caso era concentração a 200%: melhor local para passar, posicionamento correcto, ponto de travagem, olhar para a frente, caixa certa, tracção, etc., tudo aspetos técnicos que absorvem e impedem a apreciação da natureza.
Hoje já não tenho preparação física para fazer TT por isso abondonei.:sh)

Sim, de moto principalmente.
Mas nos anos em que usava a moto com oveiculo do dia a dia fazia-o mais de carro para desenjoar. [:D]

Mas mais do que conduzir por conduzir gosto particularmente de fazer o caminho mais distante para chegar ao destino. :)

na epoca dos escudos que com 500 paus quase enchia o deposito ainda o fazia , embora o datsum 1200 com carburador de 2 bocas consumisse 12 litros, não se sentia muito na carteira , porque eram bons tempos e toda a gente tinha dinheiro, agora com a crise e o litro a custar 1,60 e o charuto a consumir metade , ja não o faço.

Fazia isso com outro prazer qd tinha o mx-5... O percurso era smp o mesmo.

Marginal nas calmas, guincho nas calmas e... A partir daí... Digamos que era animado!!! [:D]

Com outros carros tb faço este percurso mas... Naoneh a mesma coisa.

Cheguei a ir arejar o mau feitio se madrugada, imaginem a telha!!! [:D]

Sim. Infelizmente não tanto quanto queria.

http://forum.autohoje.com/diario-de...ixa-molas-surpresa-gta-10.html#post1067789101

IMG_0490.jpg

Back