Urgente Defeito Grave No Motor Dos C4

não tens de andar com ele a fundo.. se bem que ás vezes.... lol tem a sua piada.. que cara de espanto fez um espanhol quando o passei na auto-pista subir[}:)] 190 e vrummm um c4 a passar por uma passat[}:)]
claro que só ando assim uns segundos.. ás vezes acende a luz do motor[8)]eu apostei com o vendedor em como n fazia 80mil.. ele diz q sim.. até acabar a garantia vamos ver:)
citação:Originalmente colocada por paparazzi_

citação:Originalmente colocada por Garrett

AderitoMachado, o carro neste momento está todo alterado em relação ao programa que ele traz de origem, a maioria dos valores foram postos no maximo ou lá perto.. por isso n sei se vou dar conta..:)
A descer não vou dizer quanto marca para não ferir susceptibilidades[:p]
citação:Originalmente colocada por AderitoMachado

Garrett as de ver se no inverno não notas mta diferença
cloterico é exactamente igual no motor antigo é que é diferente
rjtd21 o mesmo mais ou menos um cavalo ou dois não é grave agora menos 20 é mto!

Deixa ver se percebi Garrett, tu e o teu irmao fizeram alguma aposta a ver em quantas dezenas de kilometros se consegue parir por completo um carro nao foi??

se esticas muito uma quarta a luz do motor acende... por ir muito tempo a rotação no máximo.. a temperatura está normal:) este c4 ainda vai fazer n kilometros, mais do que aqueles motores q aqueles donos são todos pipis com eles.. oleos e mudanças sempre nos intervalos, deixar aquecer o bicho.. mas no que toca a andar.. sem dó nem piedade[:p]

Acende a luz do motor??? Como assim?? Temperatura muito elevada? meu deus..que crime..

Para terem uma ideia, no C4 do meu pai (que parece que é dos antigos) a coisa é assim:

15102005010b24zl.jpg

Seta branca: Ar vindo do filtro de ar;
Seta vermelha: Ar vindo do turbo e ainda quente;
Seta azul: Ar fresco já depois de passar pelo intercooler e para a admissão.

As duas linhas pretas (à direita na imagem) delimitam a zona onde se encontra o intercooler! Relembro que é um 1.6 HDi de 110cv.

Segundo vocês nos novos o IC passou para o lado esquerdo da imagem, para ficar junto daquelas duas condutas, a que sai do turbo e a quevai para a admissão, certo?

Realmente parece que a colocação o IC não é a mais correcta neste modelo. Aparentemente de todos os veiculos em que este motor é aplicado (e são inúmeros) o C4 é aquele que tem uma estética mais radical. Talvez isso provoque esta situação.

Agora só um aparte. Quantos quilómetros têm os veiculos que foram ao banco? Não se julgue que um carro já com alguns quilómetros possa vir a declarar a mesma potência de novo. De qualquer forma grandes discrepâncias, como é o caso, não são aceitáveis.

A temperatura, a humidade, a pressão atmosférica (e não me estou a lembrar de mais nenhum factor) têm influência no valor de potência. Dai que as normas a que são efectuados os testes expressem rigorosamente estes parametros. De qualquer forma diferenças muito significativas, também não são aceitáveis. Esqueci de referir que até o próprio combustível tem que obedecer a normas.

De qualquer forma no caso apresentado parece-me que a colocação do IC não é a mais correcta. Já agora só uma dúvida: o HDI de 90 CV tem IC? Acho que não, não é? É que talvez seja por isso que muita gente diga que não nota muitas diferenças entre o HDI 90 e o 110.

A estética do C4 pode influenciar a colocação do IC. De qualquer forma é inadmissivel que não tenha sido projectado correctamente. O 307 com a sua grande "boca" parece não ter problemas a esse nível. Os outros carros onde o HDI marca presença, são mais conservadores, razão pela qual aparentemente não surgem problemas.

monica o 92 cv tem turbo de geometria fixa, nao tem overboost, e julgo que o intercooler estara posicionado noutro local..

Quanto a questao aerodinamica que esta latente no que escreveste, eu ontem baixei me de frente para o meu carro (c4) e com a cara directamente na direcçao do intercooler, e o que acontece é que embora o c4 seja aberto, aanha apenas de meio para baixo o intercooler. de meio para cima, ele fica muito tapado pela grelha frontal.

Exactamente fapoc. No meu carro nao existe esse tubo que atravessa a frente do motor..ou melhor, existe, mas é muito curto, cerca de 25cm, porque o intercooler esta do lado direito da imagem, e so precisa de um pouco de tubo para chegar a admissao.

monica o 92 cv tem turbo de geometria fixa, nao tem overboost, e julgo que o intercooler estara posicionado noutro local..

Quanto a questao aerodinamica que esta latente no que escreveste, eu ontem baixei me de frente para o meu carro (c4) e com a cara directamente na direcçao do intercooler, e o que acontece é que embora o c4 seja aberto, aanha apenas de meio para baixo o intercooler. de meio para cima, ele fica muito tapado pela grelha frontal.

Mas tem mesmo intercooler?
Se sim era importante saber a sua posição para comparar com o de 110 CV e podermos aferir mais alguma coisa. ;)

citação:Originalmente colocada por cloterico

Mónica:

O 1.6 HDI de 90 também tem IC e pelo menos nos 307 está na mesma posição. O IC é ligeiramente mais pequeno que o do 1.6 110.

Acho realmente que o problema reside numa má colocação do IC.
Experimentem comparar com outros modelos, o Focus, os Volvos, vejam se arranjam testes destes carros, para ver se o problema é comum. Se não for é porque é mesmo a colocação do IC que foi mal projectada. A meu ver isso é inadmisível e a Citroen deverá ser chamada à responsabilidade.

citação:Originalmente colocada por Garrett

AderitoMachado, o carro neste momento está todo alterado em relação ao programa que ele traz de origem, a maioria dos valores foram postos no maximo ou lá perto.. por isso n sei se vou dar conta..:)
A descer não vou dizer quanto marca para não ferir susceptibilidades[:p]
citação:Originalmente colocada por AderitoMachado

Garrett as de ver se no inverno não notas mta diferença
cloterico é exactamente igual no motor antigo é que é diferente
rjtd21 o mesmo mais ou menos um cavalo ou dois não é grave agora menos 20 é mto!
e o erro do velocimetro,tanbem mandaste pôr no maximo??:D:D

Monica, mas a Citroen ja foi chamada a responsabilidade.. so que ameaçou um dos proprietarios que fizesse chegar algo a comunicaçao social. Mas vai ter azar..como foi dito anteriormente, ha mais 4 carros C4 que vao ao banco medir os cavalos com tmepo quente. Vamos aguardar resultados. O AderitoMachado esta a tratar disso. Se se verificar anomalia, mais 4 mails (para alem dos dois que ja foram enviados) seguirao para a revista Turbo. Parece-me ja ter havido parecer positivo quanto a publicaçao da noticia, caso se consiga arranjar mais alguns casos. Vamos aguardar para ver resultados. Nao sei quando vao ao banco, talvez no inicio da semana, nao sei. O aderito deve aparecer por cahoje, e tambem esclarece..

Eu acho é que em vez de andarem a dar espectáculo deviam era tentar resolver o problema para não andarem com o carro assim. Se a Citroën não quiser resolver já é outra conversa, mas em primeiro lugar devia era tentar resolver-se os problemas a bem.
Se eu, com os problemas que já tive na Fabia, fosse como vocês acho que eles não vendiam mais nenhum carro cá.... LOL! :D

fapoc, espetaculo? Andam a 3 meses seguidos a levar o carro pa Citroen por falta de potencia, carros que nao passam 150Km/h em recta, uma firma chamada a responsabilidade e ameaça com processo contra um dos proprietarios..e tu falas que se deve resolver problemas abem? Eu tambem queria, e queriamos todos..achas que a citoren prentende.? Ja viste quantos carros tem que proceder a uma transformaçao? E nao deve ser muito facil mudar aquilo..arranjar suporte, fazer testes a ver se resolve o problema..vai dar muito trabalho e despesa! Coisa uqe els nao fazem questao. Isto nao é uma questao de espetaculo. Nos quando temos uma Tv que nao ta direita pintamos o carmaba, quando a tvcabo n da, insultamos os gajos..nao te parece que 3 meses de conversa nao foi muita paciencia para quem deu pelo menos 5mil contos por um produto?

Monica, mas a Citroen ja foi chamada a responsabilidade.. so que ameaçou um dos proprietarios que fizesse chegar algo a comunicaçao social. Mas vai ter azar..como foi dito anteriormente, ha mais 4 carros C4 que vao ao banco medir os cavalos com tmepo quente. Vamos aguardar resultados. O AderitoMachado esta a tratar disso. Se se verificar anomalia, mais 4 mails (para alem dos dois que ja foram enviados) seguirao para a revista Turbo. Parece-me ja ter havido parecer positivo quanto a publicaçao da noticia, caso se consiga arranjar mais alguns casos. Vamos aguardar para ver resultados. Nao sei quando vao ao banco, talvez no inicio da semana, nao sei. O aderito deve aparecer por cahoje, e tambem esclarece..

Se essas viaturas já tiverem muitos quilómetros, ou não forem recentes, vai ser dificil fazer prova dessa forma. De qualquer forma é mais uma ajuda. Nada como pegar num carro com poucos quilómetros (talvez num rent a car) levá-lo a um banco credível e fazer o teste de uma forma competente. Ver onde está o problema e apresentar soluções.

Se o problema for mesmo a colocação do IC, eles contra argumentarão logo que o teste é que não foi bem feito. Que em cisrcunstâncias nomais o IC é bem refrigerado.

Os carros tem cerca de 20mil kilometros julgo eu..nao sei se tanto. Julgo eu. Mas nao poso garantir. Sabes o que disse a Citroen? Que o unico banco credivel é em lisboa, acho que um Bosch service. Sabes porque?? Porque la, eles sacam o motor fora, e fazem o teste do banco com o motor ca fora..logo, o intercooler pode arrefecer a vontade. Eles sao espertos.. Eles tem quemedir o carro nas condiçoes que sao conferidas, que é dentro do comparrtimento do motor. Porque o problema nao é um defeito de uma peça, mas o seu posicionamento. Eles devem peensar que os proprietarios comem palha..

citação:Originalmente colocada por fapoc

Eu acho é que em vez de andarem a dar espectáculo deviam era tentar resolver o problema para não andarem com o carro assim. Se a Citroën não quiser resolver já é outra conversa, mas em primeiro lugar devia era tentar resolver-se os problemas a bem.
Se eu, com os problemas que já tive na Fabia, fosse como vocês acho que eles não vendiam mais nenhum carro cá.... LOL! :D

Não creio que isto seja dar espectáculo. Estamos a trocar opiniões que visam isso sim, a resolução do problema a bem.

Só que a bem, a comprovar-se a má colocação do IC, a Citroen teria de recolher estes veiculos todos e resolver o problema. Não me perece que isso vá alguma vez acontecer. De maneira que cada um tem que fazer por si. Se nós podermos ajudar, melhor para eles. E para todos, nada nos impede de um dia comprarmos um Citroen e eles tenham aprendido a "lição". ;)

Os carros tem cerca de 20mil kilometros julgo eu..nao sei se tanto. Julgo eu. Mas nao poso garantir. Sabes o que disse a Citroen? Que o unico banco credivel é em lisboa, acho que um Bosch service. Sabes porque?? Porque la, eles sacam o motor fora, e fazem o teste do banco com o motor ca fora..logo, o intercooler pode arrefecer a vontade. Eles sao espertos.. Eles tem quemedir o carro nas condiçoes que sao conferidas, que é dentro do comparrtimento do motor. Porque o problema nao é um defeito de uma peça, mas o seu posicionamento. Eles devem peensar que os proprietarios comem palha..

É injusto, mas é uma forma de eles se salvaguardarem. Estão a ser erpertos, isso é mesmo "chico espertisse".

Talvez a prova passe por voces fazerem ver que o IC está mal colocado.

Eles até podem medir com o motor de fora. Na China ou no Polo Norte. Em funcionamento normal tem é que apresentar as mesmas caracteristias. ;)

Mas o carro em condições normais circula na estrada onde tem vento para arrefecer. E como eles disseram e bem os testes de potência aos motores são efectuados com eles fora do carro, é-lhes atribuido um valor (110cv) e é montado em várias plataformas.

Entao porque é que todos os carros em que nao é sacado o motor apresentam a potencia normal, e so o nosso é que perde 20 e tal cavalos nos bancos fiaveis em que o motor nao é retirado? Tirar o motor tamem altera as condiçoes. E ja te disse que as plataformas sao diferentes..cada carro tem uma diferente abertura, e é exactamente isso que influencia as descrepancias..

Voltar
Superior