URGENTE FIAT PUNTO(problemas e duvidas)

apr3ndiz

New member
Boas.

Tenho um Fiat Punto 75 elx de 94 e ao andar em terrenos irregulares faz um barrulhao na traseira, como se tivesse algo na bagageira solto ou algo a dar umas marteladas. Dizem ser um problema frequente nos Fiat Punto, mas já me disseram que era dos sino blocos,amortecedores, e ainda hoje passei num mecânico falei lhe do problema e disse me que era de uma coisa perto dos braços ou algo do género um nome esquisito que já não me recordo.

Gostava que me ajudassem URGENTEMENTE e com preços sff
Tambem gostava de saber onde posso comprar amortecedores baratos para a frente.

Boas.

Tenho um Fiat Punto 75 elx de 94 e ao andar em terrenos irregulares faz um barrulhao na traseira, como se tivesse algo na bagageira solto ou algo a dar umas marteladas. Dizem ser um problema frequente nos Fiat Punto, mas já me disseram que era dos sino blocos,amortecedores, e ainda hoje passei num mecânico falei lhe do problema e disse me que era de uma coisa perto dos braços ou algo do género um nome esquisito que já não me recordo.

Gostava que me ajudassem URGENTEMENTE e com preços sff
Tambem gostava de saber onde posso comprar amortecedores baratos para a frente.

Amortecedores baratos, vai a marca e terás uma surpresa, já tive carros desses e comprava na marca, era mais barato lol. No meu mudei o ponte traseiro todo por causa desse barulho, tenta na sucata a ver...

foi caro mudar o ponte traseiro?
e onde posso encontrar a fiat mais perto na zona de lisboa?

Last edited:
O que o mecânico me tinha falado era do "charrion"

não sei até que ponto essa do "charrion" possa ser verdadeira nem a que peça realmente o mecanico se refere,em principio será uma sub estrutura do chassis mas duvido que seja isso realmente a razão desses barulhos,mas claro posso estar enganado.
muitas vezes nesses puntos quando se começa a ouvir batidas tipo ferro com ferro na parte traseira são os amortecedores que foram á vida ou mesmo as borrachas(sinoblocos)que apoiam as molas.
na pior das hipoteses seria a tal ponte traseira e o teu mecanico chamar a isso charrion,mas cá vão umas imagens da suspenção traseira do teu carro que te podem ajudar

naread.jpgimg.jpg

O meu Punto TD de 1997 faz a mesma coisa é uma barulheira em paralelos!! Eu apenas mudei os amorcedores da frente aos 260.000 kms os de trás tem 270.480 kms eu desconfio que sejam os amorcedores ou os sinoblocos.

Deve ser um sinobloco que costuma ir à vida nesses puntos.. Dá uma espécie de estalo metálico, quando passam lombas atravessados, por exemplo?

Esse estalo é sim os sinoblocos dos triangulos traseiros, mas mudar só o sinobloco é dificil e moroso, o triangulo completo não é caro, no meu levou um triangulo completo, menos mão de obra e fica tudo novo daquele lado.

Neste momento o meu já precisa de outro triangulo, do outro lado ou do mesmo não sei, para entrar para a garagem o carro tem de torcer tanto que passa com uma roda no ar! Como estou para trocar em principio já não faço essa reparação.

Esses estalos nada tem a haver com os amortecedores.

Esse estalo é sim os sinoblocos dos triangulos traseiros, mas mudar só o sinobloco é dificil e moroso, o triangulo completo não é caro, no meu levou um triangulo completo, menos mão de obra e fica tudo novo daquele lado.

Neste momento o meu já precisa de outro triangulo, do outro lado ou do mesmo não sei, para entrar para a garagem o carro tem de torcer tanto que passa com uma roda no ar! Como estou para trocar em principio já não faço essa reparação.

Esses estalos nada tem a haver com os amortecedores.

mas que carro é que tens?? um punto???

mas que carro é que tens?? um punto???

A peça que identificaste em baixo com o numero 7 é que dá problemas no sinobloco, é mudar e fica resolvido.

Na realidade não é um triangulo de suspensão classico, mas se fores a uma casa de peças é assim que se referm a ele.

Quanto ao eixo traseiro que estão a chamar charrion, isso dura mais do que as viaturas, e nunca se estraga ao contrario de Peugeot e Citroen porque são coisas distintas.

Já agora para quem não sabe os amortecedores é facil de ver se estão rebentados.

Carregamos na viatura com força para baixo se a mola devolver logo a viatura à posição inicial, o amortecedor não está a fazer nada, se a mola devolver a viatura à posição inicial mas devagar é porque o amortecedor está bom e a "travar" o movimento oscilatorio.

Nas inspecções os amortecedores são testados e amorteceddores rebentados não passam de certeza.

A peça que identificaste em baixo com o numero 7 é que dá problemas no sinobloco, é mudar e fica resolvido.

Na realidade não é um triangulo de suspensão classico, mas se fores a uma casa de peças é assim que se referm a ele.

Quanto ao eixo traseiro que estão a chamar charrion, isso dura mais do que as viaturas, e nunca se estraga ao contrario de Peugeot e Citroen porque são coisas distintas.

já vi a que te referias[;)]

Comprem esse braço de suspensão na Fiat com o desconto para Oficina que isso é barato, eu à 3 anos sei que não chegou a 40Euros. Tirar sinobloco que salvo erro são 2, ou em 2 partes, sem estragar a caixa onde ele entra, depois verificar se está tudo 100% redondo(circunferência perfeita) porque tem tendencia a ficar oval, e se colocar sinobloco novo na oval, dura pouquissimo tempo, montar sinobloco novo à prensa a entrar direitinho, fica mais caro do que o braço de suspensão completo.

Deve ser um sinobloco que costuma ir à vida nesses puntos.. Dá uma espécie de estalo metálico, quando passam lombas atravessados, por exemplo?

É isso mesmo é um estalo metálico. Isso é caro??? Nunca mudei menhum sinobloco de trás penso que apenas mudei um triângulo de suspensão e foi relativamente barato. Como o carro tem 13 anos e 270 mil quilómetros só vou gastar dinheiro com ele no essencial pois o mais certo é ir para o abate mas como faço certa de 30 mil kms ano pois sou professor terei que o arranjar.

Back