Os carros de renting ou rent-a-car não têm um letreiro com a proveniência - aliás, geralmente são apelidados de "carros de serviço".
Depois da pergunta criminosa "Quantos registos tem?", as coisas começam a complicar e geralmente o vendedor tenta uma evasiva de "nem sei bem, mas acho que tem um...". Se insistirmos, será "concerteza do importador".
Mas perante a inconsistênca da resposta, o cliente poderá insistir novamente e aí sim, vem o costumeiro "pois, estes carros poderão vir de rent-a-car ou não, porque estava no parque do importador".
O que acabo de relatar passou-se comigo.
Mas a verdadeira história é a seguinte: as rent-a-car compram os carros directamente aos importadores, geralmente em regime de leasing com buy-back - com descontos que rondam os 15 a 20%. Ou seja, o importador obriga-se a retomar o carro no final do contrato por um preço previamente estabelecido.
Quando retornam ao importador, estes carros são distribuídos pelas redes de concessionários, que poderão vende-los directamente como "semi-novos" ou são encaminhados pelos concessionários para stands de usados de dimensão mais pequena e carácter regional, onde são geralmente apelidados de "carros de serviço" (embora o pessoal já comece a abrir os olhos), porque a origem é o importador.
Não são rentings porque não têm serviços associados - nem seguro (as rent-a-car têm seguros de frota com preços muito apetecíveis) nem manutenção (raramente as rent-a-car fazem manutenção aos carros, por um lado porque as kilometragens não são atingidas, por outro porque tira rentabilidade ao negócio).
Quanto a este ponto da manutenção, tenho um amigo que andou com um carro de rent-a-car cerca de 6 meses enquanto esperava o carro da empresa. Foi buscá-lo com cerca de 100km - novo, portanto - e no final dos 6 meses, já com 17.000km e sem qualquer manutenção recebe um telefonema da rent-a-car a pedir para o ir trocar.
Quando lá chegou pediu desculpa por não se ter lembrado da mudança de óleo e a resposta foi "não se preocupe, que isso vai ser trocado e nem vai ver oficina. Quem ficar com ele que trate disso".
Quanto aos carros de renting, a manutenção está assegurada pelo contrato e aí só dependerá do cuidado do utilizador em cumprir os intervalos e ter cuidado com o carro.
As empresas de renting compram os carros a concessionários ao abrigo de protocolos com os importadores, que concedem descontos adicionais "subsidiando" os concessionários.
Depois, fazem a gestão da manutenção através de empresas próprias ou subcontratadas que acompanham a marcação de serviços e procedem ao pagamento de facturas, intervindo em caso de desvios face ao normal para cada caso (carro, kilometragem).
Quando acabam os contratos, se não for exercida a opção de compra, entregam os carros a stands que os vendem "à consignação".
Outro meio de colocação são os famosos leilões de profissionais, mas estes são evitados pelas comissões cobradas.
Contudo, face à saturação do mercado de usados, as grandes frotistas e os próprios importadores já não olham a meios para colocar os carros no mercado.
Os concessionários já não têm capacidade financeira para stockar carros à bruta.