URL Malicioso

Não perceberam muito bem o que as pessoas fazem para apanhar virus ?

Não devem viver no mesmo mundo que eu então...

Passo a explicar. Quando fazemos download de um programa free, por vezes com ele vem associado montes de toolbars, publicidade, whatever... Nós como utilizadores experientes, e conhecendo as manhas que este tipo de software trás, escolhemos não instalar essas toolbars ( ask toolbar, yahoo, etc... ).

O problema é que a maior parte dos utilizadores provavelmente nem lê nada do que está para lá escrito, carrega em " Next ". Ao carregar em " Next " está a instalar tudo o que vem com esse programa, ou seja, a tralha toda. Tralha essa que mesmo que tentem desinstalar ficam lá sempre " restos " nem que seja no registo.

Mas esse é so um dos pontos... Queres outro ? Pens usb... Este sim é dos maiores meios de transmissão dos virus actualmente entre computadores. Metem a pen na escola, trazem para casa, metem no pc do amigo, metem no pc da empresa e já o virus lá se vai propagando.

Ads de todo o tipo que nos invadem com publicidade a toda a hora, sim muita gente não utiliza adblockers. Carregam nesses ads e depois muitas vezes fazem download daquilo que lhes pedem.

Mas queres mais ... ? Estás no msn, e recebes de uma pessoa de confiança algo deste género " Fotos do meu casamento httx://aadasdasd.exe ". Fazem download, executam e ai está o virus.

Ainda existem muitos mais, mas eses são os principais.

Não devem viver no mesmo mundo que eu então...

Passo a explicar. Quando fazemos download de um programa free, por vezes com ele vem associado montes de toolbars, publicidade, whatever... Nós como utilizadores experientes, e conhecendo as manhas que este tipo de software trás, escolhemos não instalar essas toolbars ( ask toolbar, yahoo, etc... ).

O problema é que a maior parte dos utilizadores provavelmente nem lê nada do que está para lá escrito, carrega em " Next ". Ao carregar em " Next " está a instalar tudo o que vem com esse programa, ou seja, a tralha toda. Tralha essa que mesmo que tentem desinstalar ficam lá sempre " restos " nem que seja no registo.

Mas esse é so um dos pontos... Queres outro ? Pens usb... Este sim é dos maiores meios de transmissão dos virus actualmente entre computadores. Metem a pen na escola, trazem para casa, metem no pc do amigo, metem no pc da empresa e já o virus lá se vai propagando.

Ads de todo o tipo que nos invadem com publicidade a toda a hora, sim muita gente não utiliza adblockers. Carregam nesses ads e depois muitas vezes fazem download daquilo que lhes pedem.

Mas queres mais ... ? Estás no msn, e recebes de uma pessoa de confiança algo deste género " Fotos do meu casamento httx://aadasdasd.exe ". Fazem download, executam e ai está o virus.

Isso já está um pouco desactualizado!
Actualmente o que anda a dar é coisas mais evoluídas, injecção de código, i-frames, cross-sripting, em sites...
Aconteceu isto que o paxcito falou com a lenovo e isto é cada vez mais comum, quase o mesmo aconteceu com a unreal (Linux) que ficou largos meses a distribuir malware sem ser notado só para dar dois exemplos.
Há uns tempos atrás o forum foi atacado por defacer´s e se em vez de por aquela imagem hórrive pussessem uma rotina no código do site? teriam apanhado pelo menos uns quantos é que quem não tiver antivírus + firewall + antispyware estava feito e nem sequer dava por isso porque ninguém confere o código de uma página, nem vai ver o que é todos aqueles elementos embebidos antes de ela abrir, quem tiver nem sempre mas provavelmente estaria safo.

ZeroRpm, vou usar o teu tópico para uma questão, se não te importas[;)]

Há uns dias usei uma pen que estava "minada"...[:D][8b]

Fiz uma recuperação do sistema, e instalei o comodo...

Agora não reconhece o disco externo...

Aparece esta mensagem quando vou ao "meu computador" e tento abrir..
lixo.jpg

Se desligar o cabo Usb, e voltar a ligar, reconhece, e aparece aquela janela com várias opções. Faço "abrir pasta", e consigo entrar....mas se fechar e for pelo "meu computador" já não consigo outra vez...

Que faço?

Gracias[;)]

ZeroRpm, vou usar o teu tópico para uma questão, se não te importas[;)]

Há uns dias usei uma pen que estava "minada"...[:D][8b]

Fiz uma recuperação do sistema, e instalei o comodo...

Agora não reconhece o disco externo...

Aparece esta mensagem quando vou ao "meu computador" e tento abrir..
lixo.jpg

Se desligar o cabo Usb, e voltar a ligar, reconhece, e aparece aquela janela com várias opções. Faço "abrir pasta", e consigo entrar....mas se fechar e for pelo "meu computador" já não consigo outra vez...

Que faço?

Gracias[;)]

Apaga o ficheiro AUTORUN.INF que está dentro da PEN. [;)]

Possivelmente tens de colocar a opção "Mostrar ficheiros ocultos" no Explorer como activa.

Peço desculpa ao autor do tópico, mas também venho fazer aqui um hi-jackzinho.

Hoje de manhã quando ligo o pc no trabalho o KAV deu-me um alerta para o seguinte trojan:

Trojan.Win32.Vilsel.aift

Estava na pasta do Adobe Reader (era mesmo o executável).
Depois aqui C:\System Volume Information\_restore{2518255E-AECF-472C-A7DA-08EF6E6FFFDB}\RP753\A0135118.exe Penso que seja a pasta onde guarda a info para os restores....

O que me dizem, falso alarme? O KAV apagou os files e o Reader deixou de trabalhar (entretanto já reinstalei).
Não tenho comportamentos de risco aqui no trabalho.
Recentemente instalei o veetle para ver os jogos da selecção.

O teu também não contribuiu grande coisa..

Andas distraído:

Sempre que estas situações ocorrerem, aconselho uma pesquisa no GOOGLE
pelo URL. Pode ser que apareça software que o detecte e elimine.

Por exemplo:
newporto.cn access atempt - Google Search

Um dos sites encontrados é:
Newporto.cn site blocked by Network shield

E pode ler-se:
«(...) Have you tried free Mbam yet..??
Malwarebytes' Anti-Malware: Malwarebytes
asyn
markusbln:
i tried it with mbam , it found 2 backdoor files , now i just need to see if i wont get disturbed by messages anymore, if so , i will post , thank you (...)»

Pode ser que resolva.

[;)]

Contribuí, realmente.
Ao contrário de quem apenas entrou no tópico para mandar bocas.
[:p]

O teu também não contribuiu grande coisa..

EDIT: o último

Bem, respondi antes do "edit", mas também posso responder depois do "edit":

Esse é a contribuição para o fórum (mais do que para o tópico). Às vezes
é necessário lembrar que as participações negativas não ajudam em nada,
antes pelo contrário.
[;)] [:p]

(...)
Obviamente que um bom comportamento atrás do teclado é muito importante, fundamental até, mas não é a panaceia da segurança informática. [;)]

Ninguém disse o contrário.
O que eu estava a dizer é que o software anti-vírus também «(...) é muito
importante, fundamental até, mas não é a panaceia da segurança informática
».
[;)]

Quanto ao "cuspir para o ar"... desde que não estejas perto de mim, nas
vezes que o faço, não precisas de ficar preocupado. [;)] [:D]

As pens mais antigas têm a patilha da protecção, que activo sempre quando a levo para outros computadores que não o meu. Assim não há problema.

Se não encontrarem destas pens, compram um cartão SD que tem a tal patilha e um adaptador USB e têm a mesma coisa.

Eu estava a ser irónico... [;)]

(...)

Não diria os principais... mas muito comuns.
Deixo dois exemplos...

Alguém que tem baixa probabilidade de apanhar vírus: PeLeve
http://forum.autohoje.com/1063617874-post14725.html

Alguém que tem alta probabilidade de apanhar vírus: mELIANTE
http://forum.autohoje.com/1063617943-post14726.html

Back