Usado para papar km

Retomo este tópico, porque passadas algumas voltas, decidi avançar para uma das primeiras sugestões, ou seja...um EV usado!!
Tendo em conta a situação atual, conseguindo ir buscar o IVA, os valores com que consigo carregar em casa, a baixa manutenção, os preços do diesel, faz todo o sentido.

Posto isto, procuro algo que faça os tais 300km por dia, o que significa que considerando invernos, ACs no verão, etc, no mínimo deverei contar por alto uma média de 25Kwh/100km, o que significa ter uma bateria com 70Kwh ou mais.

Assim sendo, e depois de algumas procuras e investigações, estaria mais inclinado para:
1- Tesla Model Y AWD
2- Ioniq 5 77,4Kwh

No máximo queria dar uns 32-35k€.
O Tesla, tendo de ser ali pelos anos de 2021-2022, pelos 500cv e possibilidade do FSD...um pouco mais caro. Não tem android auto/apple car play.
O Hyundai, 2022-2023, pela estética, conforto, materiais, garantia e fábrica dos 7 anos, consegue-se por um pouco menos...ainda tem carregamentos em USB (não C) e o android auto/apple car play ainda tem de ser via cabo (não via Bluetooth).

Considerei claro o primo do Ioniq, o EV6 (mas gosto mais do Hyundai), o ID-3 77Kwh (fui ver um este fim de semana), que me parece mais acanhadito que todos os outros, se bem que imagino que seja dos mais económicos.

O que opinam entre as preferências? E comparando com outros no mercado? Em princípio terei de ir para importado, máximo uns 70-80kkm, com teste à bateria.

Ionic 5 é só ver se já foi ao recall da ICUU

os hyundais são mais simples por dentro que os KIAS, para mim não gosto muito, preferiria ir para um kia. já vi uns de 77,5kw e versão de cerca de 300cv por preços de cerca de 27 a 28 mil lá fora. em relação ao ID.3, porque não um ID.4 ou ID.5? teslas terão sempre mercado em usado, mas atenção aos kms com que depois o vendas.

já agora, 25kw/100? deves estar a "somar" muitos kw. aposto em cerca de 20 se andares ligeirinho durante o dia e não esgotas a capacidade total da bateria, diria que ainda ficas com uns 10 a 20%, dependendo de mais ou menos kms durante esse dia.

Retomo este tópico, porque passadas algumas voltas, decidi avançar para uma das primeiras sugestões, ou seja...um EV usado!!
Tendo em conta a situação atual, conseguindo ir buscar o IVA, os valores com que consigo carregar em casa, a baixa manutenção, os preços do diesel, faz todo o sentido.

Posto isto, procuro algo que faça os tais 300km por dia, o que significa que considerando invernos, ACs no verão, etc, no mínimo deverei contar por alto uma média de 25Kwh/100km, o que significa ter uma bateria com 70Kwh ou mais.

Assim sendo, e depois de algumas procuras e investigações, estaria mais inclinado para:
1- Tesla Model Y AWD
2- Ioniq 5 77,4Kwh

No máximo queria dar uns 32-35k€.
O Tesla, tendo de ser ali pelos anos de 2021-2022, pelos 500cv e possibilidade do FSD...um pouco mais caro. Não tem android auto/apple car play.
O Hyundai, 2022-2023, pela estética, conforto, materiais, garantia e fábrica dos 7 anos, consegue-se por um pouco menos...ainda tem carregamentos em USB (não C) e o android auto/apple car play ainda tem de ser via cabo (não via Bluetooth).

Considerei claro o primo do Ioniq, o EV6 (mas gosto mais do Hyundai), o ID-3 77Kwh (fui ver um este fim de semana), que me parece mais acanhadito que todos os outros, se bem que imagino que seja dos mais económicos.

O que opinam entre as preferências? E comparando com outros no mercado? Em princípio terei de ir para importado, máximo uns 70-80kkm, com teste à bateria.

Em relação aos materiais (já sei que isto dá muita discussão) mas andei uma vez no Ioniq 5 de Uber nos bancos traseiros e era só plástico duro tipo Tupperware o que para um carro daquele preço e segmento foi uma desilusão, o Model 3 tem materiais suaves ao toque tanto à frente como atrás e todo o interior é revestido a material de qualidade boa de forma homogénea.

De resto, em relação aos Model 3, ele sofreu uma pequena actualização no final de 2021 ou inícios de 2022 que resolveu o problema crónico do amortecedores dianteiros e tem outras melhorias, eu tenho um Model 3 de 2020 e tive um do início de 2022 e realmente há diferenças para bem melhor no de 2022, não foi um restyling mas foi uma actualização que melhorou vários aspectos.

Tenta escolher um Model 3 já com esta actualização porque tem muitas melhorias apesar de esteticamente ser igual.

Agora reparei que estás interessado num Model Y e não num Model 3, então nesse caso esquece essa questão da actualização porque todos os Y já trazem essas melhorias mas de qualquer das formas fica aqui a informação para quem esteja interessado num Model 3 de 2021/2022.

Last edited:
Então mas o orçamento inicial era de 10k e agora já podem ser 35k?!

Sim, depois de pensar um pouco sobre o assunto, será carro para ficar alguns anitos (não muitos) e não um apenas para comprar, meter os kms, e vender.
Daí o orçamento mudar.

Em relação aos materiais (já sei que isto dá muita discussão) mas andei uma vez no Ioniq 5 de Uber nos bancos traseiros e era só plástico duro tipo Tupperware o que para um carro daquele preço e segmento foi uma desilusão...

Obrigado a todos.

Efetivamente, em todas as reviews todos falam na qualidade geral do Ioniq 5, mas confesso que nunca me sentei num.​

O ID4 parece enorme, por isso queria algo com algum espaço mais um pouco mais maneiro. E não o acho propriamente agradável à vista.

Sim, depois de pensar um pouco sobre o assunto, será carro para ficar alguns anitos (não muitos) e não um apenas para comprar, meter os kms, e vender.
Daí o orçamento mudar.

Obrigado a todos.

Efetivamente, em todas as reviews todos falam na qualidade geral do Ioniq 5, mas confesso que nunca me sentei num.​

O ID4 parece enorme, por isso queria algo com algum espaço mais um pouco mais maneiro. E não o acho propriamente agradável à vista.

Quando disse que o assunto dos materiais dá muita disussão é em relação à Tesla, muita gente diz que os materiais dos Teslas são fracos mas isso é objectivamente mentira já que todo o interior dos Teslas é revestido de material suave e mole ao toque e de forma homogénea.

Mas a melhor forma de confirmares isso é apanhares um Uber Tesla e vês pelos teus olhos, carros que sofrem imenso e estão impecáveis com 200 ou 300 mil km.

Tenho andado uns dias com um ID4 e fiquei bastante surpreendido pelo silêncio e conforto.
Autonomia e consumos penso que se enquadram bem no que procuras.
Só é pena alguns plásticos e materiais, mas de resto, é um carro que consideraria se estivesse comprador de um carro até €25.000.

a única falha (para mim) nos ID.4 e ID.5 é o interior, que na vw sempre foi mais conservador, ao contrário de outras marcas do grupo. nem falo da cupra, que é toda tecnológica, mas numa audi, por exemplo, mesmo que relativamente simples nota-se muito a diferença para a vw.

tens os Q4, por exemplo, com vários níveis de potência, só pecam nas jantes, pois quase todos são base de gama importados. apanhas também muitos e muitos ID.3, mas como disseste que não gostavas, tens o cupra born.

Back