Usas o start/stop??

Usas o start/stop??

• Ligado

Votes: 23 37.1%
  • Desligado

Votes: 36 58.1%
  • Ligado porque não dá para desligar.

Votes: 3 4.8%

• Total voters
    62
Não tenho.

Mas tendo num carro certamente andaria desligado. Faz-me impressão ver e ouvir um carro equipado ligar e desligar mais de 5 ou 6 vezes em 10 metros percorridos...

Não tenho.

Mas ainda ninguém falou de que perturba a fluidez do trânsito, nomeadamente quando envolve semáforos.

Talvez por falta de prática ou desembaraço dos condutores vejo que muitos que possuem carros com o sistema ligado são lentíssimos a arrancar.[8b]

Num semáforo onde passariam 10/12 carros normalmente, entre sinais verdes consecutivos, com esses atrasos passam só 8/10 carros.

É a primeira coisa que faço. Aliás, colocar o carro a trabalhar para mim é carregar nos 2 botões.

2014-BMW-M6-Gran-Coupe-start-stop-engine.jpg

Dado que pratico uma condução preditiva (ao mesmo tempo que despachada) procuro usar todos os mecanismos e práticas que me permita poupar combustível, adicionando um boa pitada de bom senso. Para percursos que uso todos os dias, em que conheço que o semáforo é longo até em carros s/ S&S o desligo (excepto quando tenho médios ligados). É óbvio que muita gente nem se habitua, nem sabe usar, não sabe os benefícios, não tem preocupação ambiental, não se habitua, não quer, etc.

Eu acho um bom sistema mas que deve ser usado com moderação, apenas onde sabemos que vamos estar parados por um mínimo de 20 segundos. Sim, também me arrepio de pensar que muitas pessoas usam isto em paragens de 2 ou 3 segundos, e que o motor arranca 20 vezes ao dia. O facto de os concessionários na venda não educarem as pessoas a usarem estes sistemas com moderação provoca muitas vezes um mau uso dos mesmos e consequentemente reparações dispendiosas. Falo por exemplo do Efficient dynamics que carrega a bateria apenas usando travagem regenerativa, em que o desconhecimento do funcionamento do sistema leva a trocas de baterias de 250, 300€ de 2 em 2 anos [8b]...

É preciso que seja usado com moderação para obter algum equilíbrio entre poupança de combustível e desgaste dos componentes inerentes ao sistema. Também é preciso habituação, paciência e que os percursos sejam adequados ao uso do sistema.

No meu anterior carro (120d) durante os 7 anos que o tive, o SS sempre andou ligado, e nunca teve qualquer problema por isso, vendio-o ainda com a bateria original [;)]
No actual (3008 Hybrid4) não dá para desligar, e mesmo se fosse possível, não o desligava [:D]

Não dá para desligar no 3008 hybrid4? A minha RXH usa o mesmo sistema e penso que tem lá um botão com essa função. Mas nunca desliguei.

No meu anterior carro (120d) durante os 7 anos que o tive, o SS sempre andou ligado, e nunca teve qualquer problema por isso, vendio-o ainda com a bateria original [;)]
No actual (3008 Hybrid4) não dá para desligar, e mesmo se fosse possível, não o desligava [:D]

O 3008 hybrid tem cx auto e o motor eléctrico para o pára-arranca, daí nao ser desligavel.

Não dá para desligar no 3008 hybrid4? A minha RXH usa o mesmo sistema e penso que tem lá um botão com essa função. Mas nunca desliguei.

Estranho ter o botão sendo um hibrido. Não erá um start and stop verdadeiro.

No Meu caso Auris HSD diria que não uso start and stop porque não tem essa funcionalidade.

Se tiver bateria o MCI esta desligado não por estar parado mas sim porque está a usar o motor eletrico. Se estiver em carga, por a bateria ter chegado ao minimo fica a trabalhar até chegar aos 4 riscos.

Os meus não têm, mas tivessem seria para desligar.

Conduzo com algum frequência diferentes carros e alguns com S&S e conclusão a que cheguei, é que num trajeto casa trabalho, em que me desloco na periferia da cidade, ou seja, não entro na confusão do trânsito citadino, o carro vê-se obrigado a ligar e desligar num só dia, o equivalente a uma semana de uso dos meus carros sem S&S.

Saio da garagem, paro o carro à espero que se abra o portão da rua e ele desliga, chego à rua e para à espera que o portão feche ele desliga (ainda mal saí de casa e o carro já desligou o equivalente a um dia de utilização de um carro sem S&S). Entretanto até à AE são 2 ou 3 kms com 4 semáforos e 4 rotundas, se parar em todos já estão a ver o filme…

Por muito reforçados que baterias, motores de arranque e alternadores sejam, não acredito que durem 10 vezes mais que os convencionais e digo 10 vezes porque pelas minhas contas é o número de vezes que o carro vai ligar e desligar só na ida para o trabalho e o trajeto nem sequer é citadino. Atendendo a que um carro ao relantim gasta uma média de 0.5l por hora, não vão ser uns míseros minutos que vão fazer grande diferença nos custos de combustível ou produção de CO2, e se do outro lado da balança estiver os custos ambientais da reciclagem da bateria, acho que a melhor opção será mesmo manter o carro ligado e evitar enviar umas baterias para a reciclagem.

Ligado, mas utilizado com moderação tal como já vários users disseram.
Depende do tipo de percurso, do tipo de paragens. Se for uma fila intensa com pára-arranca constante, em que o parar é breve, vai desligado.

Sem dúvida que o sistema causará mais desgaste, ainda assim não sei a bateria irá durar mais ou menos por isso, desde que utilizado com bom senso.

E não se esqueçam, mesmo que não utilizem o start-stop, no dia em que forem trocar de bateria (vão acabar por ir se tiverem o carro algum tempo), ela vai custar à mesma uma pipa de massa pois tem de estar adaptada ao S&S.

Ainda assim, e com a massificação deste sistema, parece-me que no futuro a tendência será estas baterias descerem de preço. Apenas uma ideia...

Back