Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Perdi a cabeça e trouxe um Shell Helix Ultra 5W40 por 25€ [kiss]

NCR, segundo a BP, o melhor é um BP Visco 7000 0W-40 e 9.3litros de óleo :eek:
Já a Castrol, Castrol's best oil for your vehicle Castrol EDGE TURBO DIESEL 5W-40 e diz 9.3l na mesma.
Por último, a Shell diz que o melhor é o Premium HELIX PLUS 10W-40.

Agora pergunto, porquê a diferentes viscosidades em diferentes marcas para o mesmo motor? :sh)

Bom preço sem duvida esse é o oléo que o meu vai levar nos 60.000Km depois gasta o Visco 7000 e depois logo se vê temos é que estar de olho nas promoções e mesmo que não faça muita falta é de aproveitar...

Boas, como a Volvo V40 T4 03/98 que comprei não tráz manual para ter certezas, peço ajuda a quem souber qual é o óleo indicado para este motor a gasolina 1855cc 200cv?! Cpts

troca de óleo

troca de óleo

Boas,
aproveito este tópico para colocar mais uma questão, na oficina onde costumo fazer as revisões costumam colocar Cepsa sintético 5W40, desta vez não sei por que carga d´água, colocaram Helix Plus 10W40, serão estes óleos equivalentes? se não quais serão as consequências destes? a marca recomenda 5W40 VW505 01.
Cumps.

Boas,
aproveito este tópico para colocar mais uma questão, na oficina onde costumo fazer as revisões costumam colocar Cepsa sintético 5W40, desta vez não sei por que carga d´água, colocaram Helix Plus 10W40, serão estes óleos equivalentes? se não quais serão as consequências destes? a marca recomenda 5W40 VW505 01.
Cumps.

De equivalente não tem nada.

Vou tentar expicar de forma "grosseira"

O 5W40 é 100% sintético enquanto que o 10W40 não terá mais do que 40% de "qualidade" sintética.

O 5w40 entre outrs coisas, será um óleo que protegerá melhor o motor em frio como também terá uma maior "resistência" à deteriorização por ser totalmente sintético.

[;)]

Boas,
Cumps.

Não sei qual é o carro mas isso pode ser mau...

De equivalente não tem nada.

Vou tentar expicar de forma "grosseira"

O 5W40 é 100% sintético enquanto que o 10W40 não terá mais do que 40% de "qualidade" sintética.

O 5w40 entre outrs coisas, será um óleo que protegerá melhor o motor em frio como também terá uma maior "resistência" à deteriorização por ser totalmente sintético.

[;)]

Em relação a esta situação, a oficina cometeu algum erro.

Em relação ao helix plus 10w40 cumpre ou excede a norma vw 505.00, portanto, probavelmente não teria em stock 5w40, e colocaram esse, de qualquer forma não te acontecerá nada até porque:

Helix Plus 10w40- viscosidade a 40.º - 92.1.

Helix Diesel Plus VA 5W-40- viscosidade a 40.º - 89.7

Para cumprir a norma vw 505.01, deveriam colocar Shell Helix Diesel Plus VA 5W-40 que é um novo óleo de base sintética especialmente desenvolvido para as novas bombas injectoras que equipam os motores Diesel da VW.

Em relação a esta situação, a oficina cometeu algum erro.

Em relação ao helix plus 10w40 cumpre ou excede a norma vw 505.00, portanto, probavelmente não teria em stock 5w40, e colocaram esse, de qualquer forma não te acontecerá nada até porque:

Helix Plus 10w40- viscosidade a 40.º - 92.1.

Helix Diesel Plus VA 5W-40- viscosidade a 40.º - 89.7

Para cumprir a norma vw 505.01, deveriam colocar Shell Helix Diesel Plus VA 5W-40 que é um novo óleo de base sintética especialmente desenvolvido para as novas bombas injectoras que equipam os motores Diesel da VW.
Ok, estou esclarecido, acho que assim não vale a pena ir chatear os tipos para colocarem o óleo recomendado, o tempo também não é muito, mas na próxima levam com uma "buzinadela".
Cumps.

Já agora, qual é a diferença entre sintético e mineral?

Todo o lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos. A sua função no motor é lubrificar o contacto entre as superfícies metálicas e refrigerar, independentemente de ser mineral ou sintético. A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos. Os minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos. Já os sintéticos são obtidos por reação química, havendo assim maior controle no seu fabrico, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeia molecular, com diferenças características físico-químicas e por isso são produtos mais puros.

Os óleos semi-sintéticos ou de base sintética, empregam mistura em proporções variáveis de bases minerais e sintéticas, procurando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a optimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo muito elevado.

Todo o lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos. A sua função no motor é lubrificar o contacto entre as superfícies metálicas e refrigerar, independentemente de ser mineral ou sintético. A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos. Os minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos. Já os sintéticos são obtidos por reação química, havendo assim maior controle no seu fabrico, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeia molecular, com diferenças características físico-químicas e por isso são produtos mais puros.

Os óleos semi-sintéticos ou de base sintética, empregam mistura em proporções variáveis de bases minerais e sintéticas, procurando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a optimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo muito elevado.
5***** esta explicação, [:cool:] [:cool:]

nao entendo nada disto dos oleos 15w 40 é o que?

nao entendo nada disto dos oleos 15w 40 é o que?

desculpem existe
algum link ou alguem aqui
que me esclareça isto dos numeros
obrigado
;)

Última edição:
Voltar
Superior