Ruie34
Well-known member
Não sabia.
Sempre a aprender. []
Estamos todos cá para isso. [
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Não sabia.
Sempre a aprender. []
Já há muitos anos se ouvem "queixas" das caixas de velocidades dos peugeot, renault e citroen que são muito "esquisitas" e que só "gostam" de óleo da caixa igual ao de origem.
Isso é mito ou é verdade?
Se é verdade, porque razão quase nenhuma loja nacional vende ELF ou TOTAL para caixa?
Lojas online de espanha estão minadas de ELF e TOTAL e a preços mais baixos.
Na tugalândia é só castrol, motul, fuchs, mobil, etc que são mais caros e o resultado é ficar pior do que estava (são as queixas frequentes)...
As da opel também são na versão M32, na qual meti Fuchs.
Recomendação de quem sabe.
Podes meter uma qualquer, desde que respeite a viscosidade e norma da marca.
Se não fosse assim não seriam, as que se vendem cá fora, homologadas pela marca.
é a mesma coisa com os óleos... ou estou a dizer asneira?
Estive agora a falar com o proprietário ele foi ver ao livro do carro e confirmam a quantidade descrita pelo erbium, 1,9 litros, mas indicam viscosidade 75W90...

com o fuchs sintofluid 75w80 nota-se a caixa, de facto mais macia. Mas fiquei ali com toque diferente (uma coisa quase imperceptivel... )quando passo de 4ª para 5ª, que antes da mudança do óleo não tinha. espero nao ser o sintoma ...porque sei que o rolamento que costuma ir à vida é precisamente o da 5ª e 6ª.Mas de resto, uma suavidade muito muito boaQual é o teu feedback com a utilização do fuchs nessa caixa ?
Olha que as M20 também tem os seus problemas .
Vê se falaram a mesma linguagem ou se ele viu no manual correcto, pois no manual não cita nada referente à manutenção do óleo da caixa (a Ford designa o óleo de fábrica de 'vitalício').
o manual do carro até está disponível 'online': http://www.ford.pt/ServicosFord/manuais-proprietario?selectedYear=2006&selectedModel=C-MAX+%282003%29
Para cultura geral: a Caixa MTX75 foi lançada em 1992 (teve versões adaptadas para transmissão 4x4).
Ao longo dos tempos evoluiu ( e muito!!). Inicialmente o óleo usado era um ATF com 2% de MF (Modificador de fricção), depois passou para o óleo 80w (1994), depois 75w-90, depois 75w-80 e finalmente 75w.
![]()
Partilho esse sentimento contigo![É a tal coisa: "quanto mais sei, mais sei que nada sei".
Ninguém é senhor do conhecimento, todos os dias se aprende algo novo (seja com crianças, com pessoas da nossa idade ou com pessoas mais velhas) e muitas vezes só se aprende errando.
Há que ter sempre a mente aberta para poder evoluir em todos os aspectos.
Por acaso tenho sentido uma certa tensão aqui no fórum e não há necessidade disso.
Vamos todos dar as mãos (virtualmente) uns aos outros e fazer um grande circulo de amizade, paz e amor.
Boas pessoal,
Uma noticia sobre a Wix que apareceu neste site foi vendida a Mann-Filter.
http://www.autoaftermarketnews.com/artigo.php?id=7239&artcat=13
com o fuchs sintofluid 75w80 nota-se a caixa, de facto mais macia. Mas fiquei ali com toque diferente (uma coisa quase imperceptivel... )quando passo de 4ª para 5ª, que antes da mudança do óleo não tinha. espero nao ser o sintoma ...porque sei que o rolamento que costuma ir à vida é precisamente o da 5ª e 6ª.Mas de resto, uma suavidade muito muito boa
[off topic]...