Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

Bolas, então como sei se é bom? existem normas para eu procurar nas embalagens?

Existem normas, sim. Lê o manual do teu carro e hás-de lá encontrar a viscosidade recomendada e as normas mínimas a que o óleo deve obedecer (API e ACEA), mas normalmente todos os bons e médios óleos à venda no nosso mercado respeitam essas normas ou até as suplantam, mas confirma isso na mesma (hás-de lá encontrar uns API SL/CF ou/e ACEA A3/B3 etc. além de normas específicas de construtores de motores como as VW 500-505, Mercedes 229, BMW xpto, Porsche, etc.)

Para o Pug, se optares pelo 5W40 tens o BP Visco 7000 Sport nos hipers. Se fores para o 10W40 tens o BP Visco 5000 no Statiomarché (raramente na Norauto) ou o Castrol TXT também na Pneuvita (deve ser + caro que no Stationmarché).

Se quiseres poupar algum no óleo e ir para 10W40 mais baratos, tens o BP Visco 3000 nos hipers, Mobil Super S e Castrol GTX Magnatec (eventualmente por ordem decrescente de qualidade, embora eu use destes 2 últimos sem nada de negativo a reportar, e não levam vida fácil às vezes).

Para o Uno, se fores para o mineral 15W40, tens o BP Visco 2000 nos hipers ou o Selenia VS Dual (dá para diesel e gasolina) ou ainda o Selenia VS Max Benzina.

Boas pessoal,

Eu tenho um Vw golf TDI de 115 Cv 4Motion, já com aproximadamente 150000 Km, no qual foi sempre assintido na marca. Eu sei através informações da marca que sempre desde novo usam um oleo com as Castrol referencias longlife 0W30, contudo e devido a esta viatura ser sujeita a todo o tipo de esforços, nomeadamente percursos curtos, citadinos ou até mesmos viagens longas, não seria melhor usar um oleo 5W40 com a aprovação da norma 505.01, é porque ele desde novo sempre me consumiu oleo??

O mesmo pergunto para um ibiza de 130 Cv que é utilizado nas mesmas condições, contudo a marca aqui sempre colocou um oleo 5W40 aprovado pela norma 505.01 e neste caso não se verifica consumo de oleo??

Fico os vossos comentários e principalmente do JEFF....

Um abraço a todos.

citação:Originalmente colocada por _nunex_

Boas pessoal,

Eu tenho um Vw golf TDI de 115 Cv 4Motion, já com aproximadamente 150000 Km, no qual foi sempre assintido na marca. Eu sei através informações da marca que sempre desde novo usam um oleo com as Castrol referencias longlife 0W30, contudo e devido a esta viatura ser sujeita a todo o tipo de esforços, nomeadamente percursos curtos, citadinos ou até mesmos viagens longas, não seria melhor usar um oleo 5W40 com a aprovação da norma 505.01, é porque ele desde novo sempre me consumiu oleo??

O mesmo pergunto para um ibiza de 130 Cv que é utilizado nas mesmas condições, contudo a marca aqui sempre colocou um oleo 5W40 aprovado pela norma 505.01 e neste caso não se verifica consumo de oleo??

Um abraço a todos.
Boas. Então esse concessionario gosta do 0W30 para o motor de 115 Cv...:D
Acho melhor passares para um 5W40 que cumpra a norma 505.01. É o indicado, agora com o 0W30 é normal que nesse motor consuma oleo e bastante.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por _nunex_

Boas pessoal,

Um abraço a todos.
Acho melhor passares para um 5W40 que cumpra a norma 505.01. É o indicado, agora com o 0W30 é normal que nesse motor consuma oleo e bastante.
Um abraço.

Ja desconfia que eu tinha razão. Contudo achas que o facto de se ter sempre usado o 0W30 esteja a danificar o motor a nivel de lubrificação ou outros factos no qual desconheço, ou simplesmente trás um maior consumo de oleo??

Um abraço

Jeff, pergunta rápida! O meu Corolla (2.0 D-4D) usa BP Visco 5000 (10W40), o que é recomendado pela Toyota e é trocado sempre no prazo das revisões normais feitas na marca(15 em 15 mil).

Já me informei bastante e todos me dizem que é o ideal para este motor, apesar da Toyota (em alguns stands) por vezes colocar o tão "afamado" 7000 Sport!

Quem tem razão? Os que colocam BP 5000 ou 7000?

Já agora:

Na ultima revisão, colocaram-me 6,5L de óleo no carro, achei estranho pois pareceu-me muito...Fui ver ao manual e dizia que era 5.9L com o filtro de óleo! E de facto na vareta, o nivel passava bem acima do máximo, tipo 0.5cm!

E realmente aquele "excesso", despareceu todo em quase 15 Mil kilómetros(estou quase mesmo a ir á revisão dos 60 mil) e estabilizou no máximo e dái não desceu mais!

Será que não me andam a estragar o carro todo?

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

Jeff, pergunta rápida! O meu Corolla (2.0 D-4D) usa BP Visco 5000 (10W40), o que é recomendado pela Toyota e é trocado sempre no prazo das revisões normais feitas na marca(15 em 15 mil).

Já me informei bastante e todos me dizem que é o ideal para este motor, apesar da Toyota (em alguns stands) por vezes colocar o tão "afamado" 7000 Sport!

Quem tem razão? Os que colocam BP 5000 ou 7000?

Já agora:

Na ultima revisão, colocaram-me 6,5L de óleo no carro, achei estranho pois pareceu-me muito...Fui ver ao manual e dizia que era 5.9L com o filtro de óleo! E de facto na vareta, o nivel passava bem acima do máximo, tipo 0.5cm!

E realmente aquele "excesso", despareceu todo em quase 15 Mil kilómetros(estou quase mesmo a ir á revisão dos 60 mil) e estabilizou no máximo e dái não desceu mais!

Será que não me andam a estragar o carro todo?
Boas. O que se deve usar é o 5000 10W40. O excesso bem não faz, até como já foi dito o catalizador e respectivo sistema de escape pode-se queixar, mas acho que se foi só isso o dano não deve ter sido nada de importante. Mas para a proxima que tirem um pouco com o aspirador de oleo.
Um abraço.

Para a próxima não se repete, pois vou eu levar o óleo (6L) e eles que se lixem!

Já agora Jeff, onde será o ideal na vareta para ter o nivel de óleo?

Já ouvi tantas teorias que fico baralhado...um pouco acima, em cima, um pouco abaixo, e que desde que esteja entre o máximo e o minimo está bom!

É porque, (como era de esperar pois está no fim da "rodagem" e tem apenas 7 mil kilometros ), o meu novo Civic Sport (1.6 VTEC II de 110 cavalos) gastou um bocado de óleo, quero atestar com "Kit de Atesto" que a Honda disponibiliza!

Só sei que é da Shel, ainda não reparei na referência...mas como está "apenas" uns 3/4 milímetros abaixo do máximo (e parece que estabilizou) não sei se vale a pena atestar...

Apenas tenho medo, pois é um motor assim para o "rotativo" e as vezes leva umas esticadelas, que essa diferença possa de alguma forma afectar o carro...

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

Para a próxima não se repete, pois vou eu levar o óleo (6L) e eles que se lixem!

Já agora Jeff, onde será o ideal na vareta para ter o nivel de óleo?

Já ouvi tantas teorias que fico baralhado...um pouco acima, em cima, um pouco abaixo, e que desde que esteja entre o máximo e o minimo está bom!

É porque, (como era de esperar pois está no fim da "rodagem" e tem apenas 7 mil kilometros ), o meu novo Civic Sport (1.6 VTEC II de 110 cavalos) gastou um bocado de óleo, quero atestar com "Kit de Atesto" que a Honda disponibiliza!

Só sei que é da Shel, ainda não reparei na referência...mas como está "apenas" uns 3/4 milímetros abaixo do máximo (e parece que estabilizou) não sei se vale a pena atestar...

Apenas tenho medo, pois é um motor assim para o "rotativo" e as vezes leva umas esticadelas, que essa diferença possa de alguma forma afectar o carro...
Deve ficar perto do maximo aquando da mudança do oleo, não ultrapassar o maximo. O ideal é 1 ou 2 milimetros abaixo no momento da mudança. Agora se está a 3 ou 4 milimetros e está entre o max e o min, está muito bem. Mas deve-se verificar sempre o nivel de tempos a tempos.

HELP!!!

Ia eu de peito feito para comprar os óleos quando de repente...

É assim, no caso do uno, eu quero que ela acerte as mudas á kilometragem certa, por isso como o carro está com 92 mil, mudo agora para um oleo barato e dps mudo outra vez ás 95 mil (o oleo que la esta tem mais de um ano). Mas quando cheguei á prateleira à procura de um 15w40 baratucho, só havia das marcas carrefour (um deles a 7 euros.. deve ser bom) e havia um Castrol GTX mas era 15w50 só por 15 euros os 4(ou5?) litros.

Posso por este óleo 15w50? pelo preço, sempre me assusta menos que os carrefour. Outra coisa, visto que vou mudar outra vez aos 95 mil, vale a pena trocar o filtro? aquele tem para aí 1500kms e mais de um ano.

(O Visco 7000 sport está na Feu Vert a 34 euros - 5 litros. Se Passar por badajoz na proxima semana nem penso duas vezes...)

[/quote]
Um abraço.
[/quote]

O TDI 115cv é injector bomba...

Esses motores usam 0W30 506.01 para 30.000 Km ou 5W40 505.01 para 15.000 Km...

nep

citação:Originalmente colocada por omar
...
Qual o inconveniente de passar a usar o 5w30 quando anteriomente foi sempre usado o 10w40?
...
Boas. Se já tiver mais de 80000 kms é melhor usar um 10W40 e esquecer o 5W30, pois este já é demasiado "fino" para mudar, mas pode-se sempre tentar. A vantagem do 5W30 é que protege o motor melhor e permite uma economia de combustivel.
...
Suponhamos que tem cerca de 160.000 kms: valerá a pena tentar usar o 5w30? Como é que se consegue perceber se esta é uma boa opção? Verficando se existe consumo de óleo? Estando atento aos consumos de combustível? ...

Já agora, se se mantiver o 10w40, achas que o XR+ 10w40 da Ford é uma opção a manter? Se sim, e com esta kilometragem, qual seria o intervalo de kms adequado à sua muda?
Ou, no caso da opção 10w40, recomendarias um outro óleo, tipo o Castrol TXT, o Cepsa Star ou o BP Visco 5000? Qual o 10w40 adequado (e para quantos kms?)?

Mais uma vez obrigado.:)
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por nep
Um abraço.
[/quote]

nep
[/quote]
O Tdi 115 Cv é injector bomba, logo podem usar no sistema longlige um 5W40 para até 50000 kms. O 0W30 não tem aplicação neste motor.
A norma 506.01 veio mais tarde para os 130 CV e acima para o sistema longlife, podendo-se usar a 505.01 em serviço normal.

Um abraço.

nep
[/quote]
O Tdi 115 Cv é injector bomba, logo podem usar no sistema longlige um 5W40 para até 50000 kms. O 0W30 não tem aplicação neste motor.
A norma 506.01 veio mais tarde para os 130 CV e acima para o sistema longlife, podendo-se usar a 505.01 em serviço normal.
[/quote]

Não contesto pq não tenho a certeza, mas deduzi que por ser PD a regra dos 130cv tb se aplicava.

Mas agora fiquei com uma dúvida: há algum 5W40 que faça até 50.000 neste motor? Qual?

nep

Um abraço.

nep
[/quote]

Não contesto pq não tenho a certeza, mas deduzi que por ser PD a regra dos 130cv tb se aplicava.

Mas agora fiquei com uma dúvida: há algum 5W40 que faça até 50.000 neste motor? Qual?

nep
[/quote]
Há, mas em condições especiais, para um condutor cuidadoso...:D
Eu já vi fazerem! Eu já no topico falei neles: Castrol Softec 505.01, Cepsa Tdi-Synth 505.01 e mais algum que não me lembro da referencia, mas repito que não é em qualquer motor que o faz. Com condução desportiva fica por 30000 kms. A regra dos 130 Cv não se pode aplicar aos de 115. Mas há quem aplique, mas mal. O oleo e a sua duração está relacionado com os contaminantes das queima do combustivel e do proprio metal. Não está relacionado com a potencia (salvo em competição) mas sim com a concepção do motor e pelo que é exigido pela marca.
Um abraço.

Um abraço.

nep

nep
[/quote]
Há, mas em condições especiais, para um condutor cuidadoso...:D
Eu já vi fazerem! Eu já no topico falei neles: Castrol Softec 505.01, Cepsa Tdi-Synth 505.01 e mais algum que não me lembro da referencia, mas repito que não é em qualquer motor que o faz. Com condução desportiva fica por 30000 kms. A regra dos 130 Cv não se pode aplicar aos de 115. Mas há quem aplique, mas mal. O oleo e a sua duração está relacionado com os contaminantes das queima do combustivel e do proprio metal. Não está relacionado com a potencia (salvo em competição) mas sim com a concepção do motor e pelo que é exigido pela marca.
Um abraço.
[/quote]
Quem sabe... sabe......;):)

CUMPS Jeff:)

Voltar
Superior