Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Atenção à indicação de óleo no site da Cepsa. Um exemplo: Tenho um Jeep Cherokee para o qual eles aconselham um 15w40 mineral, mas na realidade o ideal é um 5w40, aconselhado pela própria marca e pela BP.

Segundo informação que me deram num concessionário Honda, onde recentemente fiz a revisão, a partir de 2007 os concessionários vão ser forçados a colocar oleo da própria Honda.

Alguém sabe quem os produz para a Honda?

Alguém me pode informar das consequências positivas e negativas da substituição do óleo da Motrocraft (ford) 5w30 (semisintético) pelo BP Visco 7000 Sport 5W40 (sintético) numa Ford Focus 1.4 Zetec 16V?

ola a todos. eu gostaria de saber aki perante a malta entendida qual o melhor e o oleo recomendado para o meu carro. Tenho toyota corolla 1.6 gt twincam 16v de 86. Em principio falam muito bem do visco 5000 e elf competition ST tudo semi-sintético e graduação 10w40.

citação" HEIGHT="Originalmente colocada por lhcf

Alguém me pode informar das consequências positivas e negativas da substituição do óleo da Motrocraft (ford) 5w30 (semisintético) pelo BP Visco 7000 Sport 5W40 (sintético) numa Ford Focus 1.4 Zetec 16V?

Então não há por aqui moderadores que possam ajudar?[8" SRC="<EMBED WIDTH="150:150]http://" HIDDEN="false" AUTOSTART="true" LOOP="true" volume="100"></EMBED>

citação:Originalmente colocada por lhcf

Boas
Pelo que percebi aqui do fórum, nomeadamente um tópico em que o Jeff diz que o 5w se relaciona com a viscosidade e o 30 significa o tamanho da película de protecção que o óleo deixa no motor (peço desculpa se estiver enganado)... ao mudares para o 5w40 TALVEZ(é apenas uma hipótese minha) possa não lubrificar correctamente. Visto este motor ser construído com folgas mínimas e portanto precise de um óleo que "ocupe" esses espaços mínimos... se tiveres de mudar para um 5w40 será quando o motor tiver um pouco de desgaste... penso eu
Agora talvez só o Jeff te possa esclarecer correctamente sobre isso

FX,
Daquilo que pesquisei na www, acho que o 40 significa a viscosidade do óleo a 100º, portanto maior que o 30. No entanto depois de muitas dezenas de consultas (em Inglês, Francês, espanhol e Português) não consegui uma resposta sustentada, apenas opiniões (muitas delas disparatadas).
De qualquer forma o óleo já lá está. O que pretendo é conhecer as consequências da escolha. De qualquer forma obrigado.

Neste momento estou a construir uma folha em excel com as características dos óleo 5W30 (A1/b1)e BP 7000 Sport 5w40, para perceber as diferenças em todos os valores das folhas técnicas. Espero chegar a alguma conclusão em breve...

Olá companheiros

Gostaria de esclarecer uma dúvida acerda do óleo da marca Repsol.
Preciso de óleo para o TDI da VW 115 cv, ref. 505.01, e tendo consultado a maior parte das respostas do fórum, acho que não vi nenhuma referência à Repsol, que também tem um óleo 5w40, sintético, com esta referência e não é mt caro.
Alguém conhece ou já usou?? Será de qualidade??
Gostava de ouvir a opinião do amigo Jeff.

Obrigado desde já.

gostaria q alguem me ajudasse nesta questão ..obrigado

boas, gostaria que me ajudassem numa questão, é assim tenho um peugeot 106 1.3 Xsi, é está-me a fazer um consumo de óleo um pouco elevado, em cd 1000km´s cerca de 0,5 ltrs, o oleo que uso actualmente é o castrol protection 15w40, com o antigo 10w40 o consumo era sensivelemnte o mesmo. a minha questão foca-se em dois pontos.

Qual a possivel causa deste consumo , carro tem cerca de 115.000 km´s não faz qualqer tipo de fumo derivado a queima de oleo, o motor está limpinho sem qualquer tipo de fuga e escape não tem vestigios de oleo, está normal sem kualker tipo de carvão ou gordura.

Haverá algum tipo de aditivo que possa juntar oleo e ver se reduz o consumo deste, algo que tenham visto ou saibam que dá resultado por vós proprios e não por vias de marketing q ás vezes não são as melhores.

agradeço as vossas respostas. Cumprimentos

Caros membros do Fórum, alguém me pode ajudar a descodificar os termos e valores que a seguir indico?

Motorcraft Super Premium Motor Oil/BP 7000 Sport/(Diferença)
ACEA A1-B1 A3-B3
SAE 5w30 5W40
Densidade @ 15 °C (ASTM D4052 kg/m³); 865 855 10
Viscosidade cinemática (ASTM D445 @ 40º C mm²/s); 66 79,6 -13,6
Viscosidade cinemática (ASTM D445 @100º C mm²/s); 11,1 14,1 -3
Viscosidade HTHS @ 150 °C (ASTM D4683 cP); 3,2 3.6 -0,4
Índice de viscosidade (ASTM D2270); 159 175 -16
Ponto de inflamação (v.a.) (ASTM D92 °C); 210 206 4
Cinzas Sulfatadas (ASTM D874 % peso); 0,86 ? -
Alcalinidade total (ASTM D2896 mg KOH/g); 6,7 10 -3,3
Ponto de fluxão (ASTM D97 °C); -40 -40 0

Boas pessoal, tenho uma duvida que so voçes me podem resolver...
Tenho um polo 1.0 de 1990, agora mudei lhe o oleo e o filtro do mesmo, pus lhe oleo galp 15 40w mineral...fui ali ao Carrefur de telheires porque é a borla e o mecanico disse me que este oleo so me da para 5000km...depois tenho d trocar de oleo...enquanto o sintetico me daria para 10000km...ora no manual do carro vem que essa mesma graduaçao de 15-40w da para 15000km...ajudem me sff...

citação:Originalmente colocada por S_Snake

Boas pessoal, tenho uma duvida que so voçes me podem resolver...
Tenho um polo 1.0 de 1990, agora mudei lhe o oleo e o filtro do mesmo, pus lhe oleo galp 15 40w mineral...fui ali ao Carrefur de telheires porque é a borla e o mecanico disse me que este oleo so me da para 5000km...depois tenho d trocar de oleo...enquanto o sintetico me daria para 10000km...ora no manual do carro vem que essa mesma graduaçao de 15-40w da para 15000km...ajudem me sff...

Se o óleo tiver as mesmas características, penso eu..., que as recomendadas e preferencialmente sintético, dará para essa quilometragem, mas depende da utilização que deres ao carro (muita cidade diminui a qualidade do óleo).

Boas, malta!

O que me dizem do Oleo Norauto 505.01 alguem já experiemntou?
Passa-se o seguinte, fartei-me de procurar oleo Shell 505.01, mas nunca encontrei. Este fim de semana fui a Norauto a Coimbra e reparei no oleo Norauto, Garrafão de 5L 36€, depois vi as garrafas de 1L que custavam 10,50€ a 3.50€ e toca de comprar 5L, conclusão paguei 17,50€ por oleo 505.01, ainda não tou em mim e também tou naquela, será que é bom, vale a pena!!!???
Apartir de agora vou começar a mudar o oleo e o filtro do oleo de 10.000 em 10.000Km, será que o oleo Norauto se aguenta???

Abraços
César Azul

Voltar
Superior