Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Jeff, os lubrificantes da Shell (aparentemente) têm uma nova formula com melhores aditivos. Se tiver noticias em relação à qualidade desta nova formula, avise aqui o pessoal!!

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

Jeff, os lubrificantes da Shell (aparentemente) têm uma nova formula com melhores aditivos. Se tiver noticias em relação à qualidade desta nova formula, avise aqui o pessoal!!
Os produtos são os mesmos, mas agora actualizaram as aprovações...
Como a maioria das companhias.

Boas...
Sr. Jeff
Gostava de pedir a sua opinião em relação ao seguinte:
Da ultima vez que mudei o óleo no meu mecânico ele colocou uma marca da qual nunca tinha ouvido falar, AMALIE ( www.amaliepetroquimica.com ) na viscosidade 5w30, isto para um corsa 1.7 dti de 2001.
Segundo o meu mecânico o óleo é de muito boa qualidade, mas eu tenho as minhas duvidas e gostava da sua opinião.

Obrigado e um Abraço

citação:Originalmente colocada por RF

Boas...
Sr. Jeff
Da ultima vez que mudei o óleo no meu mecânico ele colocou uma marca da qual nunca tinha ouvido falar, AMALIE ( www.amaliepetroquimica.com ) na viscosidade 5w30, isto para um corsa 1.7 dti de 2001.
Segundo o meu mecânico o óleo é de muito boa qualidade, mas eu tenho as minhas duvidas e gostava da sua opinião.

Obrigado e um Abraço
Boas. A viscosidade não está correcta, deveria ser um 5W40 e não um 5W30 e a diferença ainda é alguma. Quanto ao oleo em questão é um lubrificante com qualidade de origem norte-americana, muito embora não esteja aditivado como deveria ser do ponto de vista de equilibrio, mas não põe em causa nenhum orgão do veiculo. Serve perfeitamente os propositos publicitados e até com alguma qualidade. O preço costuma ser uma agradavel surpresa. Deve é mudar para o 5W40. um abraço.

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por ArrebentaBilhas

Olá Jeff !

Já agora, duas questões, que óleo deve usar o 1.6 HDi?
Eu acho que levou um Castrol Semi-Sintéctico (seria o GTD Magnatec? ou o Plus?),
mas não sei qual, só que era um dos especiais para motores a Diesel,
parece-me que o motor ficou um pouco menos performante? Será?

Obrigado e um Abraço!

Boas. Com o semi-sintectico fica com menos performance e desgasta prematuramente o motor. Deve usar um 5W40 de preferencia com a aprovação B3-B4, pois esses motores são bons enquanto se trata bem deles. Um abraço.

Jeef tu ha umas paginas atras aconselhaste-me o 5w30 para este mm motor, so que em vez de HDI é TDCI :).
A ford aconcelha 5w30 como prioridade e dps pode-se usar 10w40 e 5w40, pelo menos e o que vem no manual, esclarece-me la então se é melhor o 5w30 ou o 5w40.
Ha alguma diferença significativa entre estes 2?
Tb num post meu anterior perguntei-te, mas não deves ter reparado, se o facto de me terem posto mais 1,5L que o normal no carro se poderia trazer algum tipo de problema, sabes-me responder a isto?
Esse 1.5l a mais ja foi retirado, mas entretanto andei cerca de 4kKM nesse situação, faço bastante AE e a andar bem e de vez em qd levo uma mudanças ao red line, o que me dizes?

Obrigado pelas respostas Jeff.:)

citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

citação:Originalmente colocada por ArrebentaBilhas

Olá Jeff !

Já agora, duas questões, que óleo deve usar o 1.6 HDi?
Eu acho que levou um Castrol Semi-Sintéctico (seria o GTD Magnatec? ou o Plus?),
mas não sei qual, só que era um dos especiais para motores a Diesel,
parece-me que o motor ficou um pouco menos performante? Será?

Obrigado e um Abraço!

Boas. Com o semi-sintectico fica com menos performance e desgasta prematuramente o motor. Deve usar um 5W40 de preferencia com a aprovação B3-B4, pois esses motores são bons enquanto se trata bem deles. Um abraço.

Jeef tu ha umas paginas atras aconselhaste-me o 5w30 para este mm motor, so que em vez de HDI é TDCI :).
A ford aconcelha 5w30 como prioridade e dps pode-se usar 10w40 e 5w40, pelo menos e o que vem no manual, esclarece-me la então se é melhor o 5w30 ou o 5w40.
Ha alguma diferença significativa entre estes 2?
Tb num post meu anterior perguntei-te, mas não deves ter reparado, se o facto de me terem posto mais 1,5L que o normal no carro se poderia trazer algum tipo de problema, sabes-me responder a isto?
Esse 1.5l a mais ja foi retirado, mas entretanto andei cerca de 4kKM nesse situação, faço bastante AE e a andar bem e de vez em qd levo uma mudanças ao red line, o que me dizes?

Obrigado pelas respostas Jeff.:)
Boas. A diferença está no tratamento primario do motor, quando vem de fabrica. Isto porque as companhias querem manter uma certa garantia, a Ford optou por utilizar o 5W30 e a Psa opta pelo 5W40. Foi-me dito já há algum tempo que há diferenças entre os escalonamentos da caixa que no caso do grupo Psa leva a que o motor trabalhe em mais esforço, logo para precaver uma menor proteção usam um 40. Mas a nivel de consumo de combustivel é melhor o 5W30 bem como manter uma suavidade de rolamento. Tambem o 5W40 tem uma menor duração de funcionamento qualitativo, ou seja, dura um pouco menos por ter mais atrito comparativamente ao 5W30. A diferença na pratica é minima</u>, mas o 5W30 tem tendencia a ter um consumo maior. Usar oleo demais e 1,5 lts é muito, pode danificar com gravidade o catalizador, mas é um pormenor que só dá de si com alguns kms. Vai afectar a durabilidade do catalizador e sistema de escape. Fizeste bem em retirar.
Um abraço.

Muito obrigado pela resposta Obi Jeff kenobi!:D

Então, mas o uso de 5w30 pode levar a um maior consumo como tu dizes, mas o 5w40 é que causa maior atrito?
Agora baralhaste-me.
No caso de o 5w40 dar mm um consumo mais baixo, eu poderia usa-lo, visto a Ford tb indicar essa viscosidade, mas provavelmente já não vai aguentar os 20kKM, estou certo?
Já agora outra cena, o 1º oleo do meu carro foi o Motorcraft 5w30, dps aos 20kKM mudaram para o cepsa 10w40, como eu agora quero mudar o oleo aos 30kKM, estou indeciso se hei-de por ja o cepsa 5w30 e dps obrigatoriamente ter de o mudar na revisão dos 40kKM, o que seria um desperdicio, visto este oleo durar bem mais do que os 10kKM ou se mudo agora para o motorcraft e dps aos 40kkm ponho o cepsa. Eu sou um pouco leigo nisto, mas por aquilo que ouço dizer, não se deve andar sempre a mudar as viscosidades ou marcas de oleo no mm motor, o que me aconcelhas a fazer no meu caso?

Abraço

citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

Muito obrigado pela resposta Obi Jeff kenobi!:D

Então, mas o uso de 5w30 pode levar a um maior consumo como tu dizes, mas o 5w40 é que causa maior atrito?
Agora baralhaste-me.
No caso de o 5w40 dar mm um consumo mais baixo, eu poderia usa-lo, visto a Ford tb indicar essa viscosidade, mas provavelmente já não vai aguentar os 20kKM, estou certo?
Já agora outra cena, o 1º oleo do meu carro foi o Motorcraft 5w30, dps aos 20kKM mudaram para o cepsa 10w40, como eu agora quero mudar o oleo aos 30kKM, estou indeciso se hei-de por ja o cepsa 5w30 e dps obrigatoriamente ter de o mudar na revisão dos 40kKM, o que seria um desperdicio, visto este oleo durar bem mais do que os 10kKM ou se mudo agora para o motorcraft e dps aos 40kkm ponho o cepsa. Eu sou um pouco leigo nisto, mas por aquilo que ouço dizer, não se deve andar sempre a mudar as viscosidades ou marcas de oleo no mm motor, o que me aconcelhas a fazer no meu caso?

Abraço

:)
Calma...
O 5W40 é mais viscoso logo não permite um "escorregar" tão facil como o 5W30. O 5W30 como é mais fluido,"fino", chega mais facilmente à camara de combustão e gasta-se mais, ao desaparecer nos gases de escape. O que devia ser era usar o 5W30 sempre nas mudanças mas gasta-se bastante e é desperdiçar um bom oleo ainda a meio uso, mas para bem da carteira (se fosse minha), voltava a colocar o 10W40 Cepsa aos 30000 e aos quarenta mudava definitivamente para um 5W30, para intervalos de 20 mil mas sempre com os olhos no nivel da vareta.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por RF

Boas...
Sr. Jeff

Obrigado e um Abraço
Boas. A viscosidade não está correcta, deveria ser um 5W40 e não um 5W30 e a diferença ainda é alguma. Quanto ao oleo em questão é um lubrificante com qualidade de origem norte-americana, muito embora não esteja aditivado como deveria ser do ponto de vista de equilibrio, mas não põe em causa nenhum orgão do veiculo. Serve perfeitamente os propositos publicitados e até com alguma qualidade. O preço costuma ser uma agradavel surpresa. Deve é mudar para o 5W40. um abraço.

Muito obrigado Jeff, embora a viscusidade não seja a correcta já fico mais descansado em relação a qualidade que era o que me estava a preocupar verdadeiramente.
Questionei o meu mecanico também em relação a viscudsidade e ele disse que meteu aquela por ser a unica da marca Amalie que respeita a norma da Opel ( OPEL GM LL-B-025 ).
Não sendo dos melhores também não é dos piores e tb por pouco mais de 40 Eurois por 5L ...

Jeff, mais uma vez obrigado e um abraço[^][^]

Olá a todos
Tenho um HDJ80: motor 4.2 diesel de injecção directa (9.2 l cada mudança).
Só uso óleos sintéticos e mudo óleo e filtro ao mesmo tempo o que com a kilometragem habitual custuma acontecer uma vez por ano.
O óleo que tem no carter neste momento é o BP Visco 700 sport 5W40.
A minha duvida é que pelos 50 euros/ 4 litros arranjo:
Mobil 1 0W40
BP 7000 Sport 5W40
BP 7000 TD 0W40
Repsol elite competition 5W40

Todos 100% sintéticos e homologações semelhantes. Alguém conhece argumentos que me facilitem a escolha?

Cumprimentos
Joaquim

Acabei por ir para o 0W40, gostei mais dos valores de viscosidade a 100 gC, espero que não seja pior.
Obrigado de qualquer forma
Cumprimentos
Joaquim

Ainda só li um bocado deste tópico e é do maior interesse. Tenho uma questão aos experts na matéria. Fiz a revisão do Alfa e em vez de por o oleo selenia 20k q pedia no manual, optei por colocar Mobil 1 5w-30 ou 40 ja nao sei.. Terei feito bem? Sei q o oleo é melhor, mas como nao é indicado e é menos espesso penso q irá aumentar o consumo de oleo. Qtos km´s farei assim? Obrigado

Boas,
Mais uma pergunta para o "nosso" expert na matéria "Jeff":
Qual o oleo aconselhado para um 318tds com 100 mil klms? e já agora o preço dele sff.

Cump e obg

Caro jeff,

O Castrol softec ja anda no Honda VTI á 6.500kms, registando ate ao momento um consumo de oleo de 0.7L com uma condunção que puxo as vezes pelo carro.

Tendo em conta que passei de um 15w40 para este oleo é normal ele consumir mais que o normal certo?na proxima muda esse consumo ja se anula?

citação:Originalmente colocada por Marco

Caro jeff,

O Castrol softec ja anda no Honda VTI á 6.500kms, registando ate ao momento um consumo de oleo de 0.7L com uma condunção que puxo as vezes pelo carro.

Tendo em conta que passei de um 15w40 para este oleo é normal ele consumir mais que o normal certo?na proxima muda esse consumo ja se anula?
Boas. É normal consumir para já mais um pouco, pelo menos mais uma muda. Depois deve normalizar. Mas esse consumo está mais do que normal!:) Está a funcionar como um relogio. Nota: não acrescentes até ao nivel maximo, pelo menos deve ficar a 2 milimetros do maximo.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Rui_Ferreira

Boas,
Mais uma pergunta para o "nosso" expert na matéria "Jeff":
Qual o oleo aconselhado para um 318tds com 100 mil klms? e já agora o preço dele sff.

Cump e obg
Boas. Não sei o historial do que usou até agora. O indicado "normalmente" é um bom 5W40, mas é normal nesse motor um bom consumo de oleo. Se o consumo for mesmo exagerado é passar para um bom 10W40. Como ves em todo o topico vou falando das marcas aconselhadas mas cada um é que sabe. Quanto a preços há de tudo: desde 35€ a 100€ pelo mesmo produto. É uma questão de procurares. Um abraço.

Oh jeff (tás bom?), dá um salto ao Geral porque o Varycela precisa de ti.

Dos teus conselhos, queria eu dizer...:D

Pá... já agora, sabes se o Castrol GTX3 Magnatec (10W40 por exemplo) é um óleo novo ou se foram os gajos que adicionaram aditivos ao "velho" GTX3?

Voltar
Superior