Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por AJS

Viva oleos fans! E Obrigado Jeff pelo conselho!

Ja agora qual a tua opiniao acerca dos oleos Selenia em particular do Turbo Diesel?

E tambem de uma marca denominada "Q8 oils" sao bons oleos, é que a minha ultima muda levou este oleo em 5W 40, que acha?
Os oleos Selenia aplicados aos motores italianos são a sua melhor aplicação. Noutros motores já não é assim. O oleo Q8 têm as suas qualidades e defeitos, mas para mim não, obrigado...
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por jeff

Ja agora qual a tua opiniao acerca dos oleos Selenia em particular do Turbo Diesel?

E tambem de uma marca denominada "Q8 oils" sao bons oleos, é que a minha ultima muda levou este oleo em 5W 40, que acha?
Os oleos Selenia aplicados aos motores italianos são a sua melhor aplicação. Noutros motores já não é assim. O oleo Q8 têm as suas qualidades e defeitos, mas para mim não, obrigado...
Um abraço.

Entao Jeff daqui tiro que o Melhor oleo para o Jtd é o Selenia TD?
Nao ha alternativas melhores pergunto?

citação:Originalmente colocada por jeff

Um abraço.

Entao Jeff daqui tiro que o Melhor oleo para o Jtd é o Selenia TD?
Nao ha alternativas melhores pergunto?
É mesmo um dos melhores, bem como aqueles que eu recomendo "normalmente" que são uma alternativa comparavel. Devem é manter a graduação.
Um abraço.

Viva,

Eu sei que em muitos concessionários usam para o JTD com 115cv o Selénia WR diesel 5W-40, porque na verdade é este que vem de origem com o motor.

Já os JTD unijet com 105 cv usam o Selénia TD.

1.
Jeff, quais as possiveis consequencias em passar a usar um 5W-40 no motor Jtd105 unijet, tendo em conta que tem actualmente 78k km?

2.
Levei o óleo para a última revisão, e portanto usaram o Mobil Super S 10W-40. Não estou nada satisfeito com o óleo principalmente em arranques a frio, onde notava mais protecção quando usava Selénia 20k. Portanto é um óleo que parece não ter aplicação em JTDs, mesmo cumprindo com todas as normas necessárias. Confirma este cenário?

3.
Para finalizar, tendo em conta que uma embalagem de 5litros de Selénia TD custa em média entre 35€/40€. Acha que olhando á relação qualidade/preço existe alguma alternativa melhor? E comparando com o tal Norauto Ultra Diesel 5W-40 que eu costumo referir? É que olhando para as fichas técnicas do Selénia TD não encontro nada de especial.

Obrigado.

Abraço.

citação:Originalmente colocada por vitor_rocha

Viva,

Eu sei que em muitos concessionários usam para o JTD com 115cv o Selénia WR diesel 5W-40, porque na verdade é este que vem de origem com o motor.

Já os JTD unijet com 105 cv usam o Selénia TD.

1.
Jeff, quais as possiveis consequencias em passar a usar um 5W-40 no motor Jtd105 unijet, tendo em conta que tem actualmente 78k km?

2.
Levei o óleo para a última revisão, e portanto usaram o Mobil Super S 10W-40. Não estou nada satisfeito com o óleo principalmente em arranques a frio, onde notava mais protecção quando usava Selénia 20k. Portanto é um óleo que parece não ter aplicação em JTDs, mesmo cumprindo com todas as normas necessárias. Confirma este cenário?

3.
Para finalizar, tendo em conta que uma embalagem de 5litros de Selénia TD custa em média entre 35€/40€. Acha que olhando á relação qualidade/preço existe alguma alternativa melhor? E comparando com o tal Norauto Ultra Diesel 5W-40 que eu costumo referir? É que olhando para as fichas técnicas do Selénia TD não encontro nada de especial.

Obrigado.

Abraço.

1- Inconveniente nenhum e até é salutar. Temos na empresa Fiat Doblos 1.9 JTD e todos usam o Cepsa Mega Synth desde o inicio (após a 1ª muda). Nada de problemas a apontar e nenhuma come oleo. As nossas já contam com mais 140000 kms... Agora como esse motor rodou muito com o Selenia TD 10W40, pode existir um consumo pequeno de oleo.

2- Confirmo esse cenario e essa é uma das razões pelo qual eu não "aconselho" esse oleo (da Mobil apenas o 5W50 é que interessa). Existem melhores alternativas como eu faço referencia em todo o topico.

3- O Selenia Td é o oleo por excelencia Fiat para os JTD, pois foi desenvolvido e actualizado para ser umas das melhores opções. Quanto aos oleos Norauto volto a não comentar.:) Opções são aqueles que eu normalmente refiro dentro dessa graduação: Cepsa, Castrol, Bp V. 5000.

Um abraço.

4.
Em termos da relação qualidade/preço encontra algum óleo mais adaptado do que o Selénia TD para o meu Jtd? (5litros, 35/40€).

5.
Em alguns concessionários Fiat usam Selénia 20k para os motores diesel. Tendo em conta que o produto especifico é o Selénia TD encontra alguma explicação para este facto?

6.
Porque razão continua a Selénia a embalar os produtos em embalagens de metal, quando a maioria dos fabricantes utiliza o plastico?
Existem diferenças relevantes nestes dois processos?

Abraço

citação:Originalmente colocada por vitor_rocha

4.
Em termos da relação qualidade/preço encontra algum óleo mais adaptado do que o Selénia TD para o meu Jtd? (5litros, 35/40€).

5.
Em alguns concessionários Fiat usam Selénia 20k para os motores diesel. Tendo em conta que o produto especifico é o Selénia TD encontra alguma explicação para este facto?

6.
Porque razão continua a Selénia a embalar os produtos em embalagens de metal, quando a maioria dos fabricantes utiliza o plastico?
Existem diferenças relevantes nestes dois processos?

Abraço
Daqui a bocado vamos no 100.:D
4- Não há nenhum mais adaptado, há equivalente qualitativos: Cepsa Star 10W40, Castrol Txt 10W40 e Bp Visco 5000. Para esse preço não deve haver competição, só talvez o Cepsa...

5- A unica razão é a burrice [8][8][8][8] e o que querem é que lá voltemos para mais trabalhos. Por vezes para poupar uns euros... Mas não é nada salutar. Exige sempre o indicado.

6- A selenia tem a sua imagem de marca. É puro marketing.

Um abraço.

Jeff: Uma pergunta simples , esse Mobil 5w50 é melhor k o BP Visco 7000Sport 5w40?N é melhor para altas temperaturas?
Ja tenho mais de 5mil kms cm um incremento jeitoso de potencia e ainda n gastou uma gota de oleo... ;)

Cumps

Boa noite,

Jeff, que grande trabalheira que esta malta dá!! E para não ficar atrás, aqui ficam mais duas questões:

1 - pq é que há óleos que na frente da embalagem dizem "para Diesel/Turbo DIesel" por exemplo e nas especificações aparece API SL/CF? Se são para Diesel, deveriam dizer apenas API CF, certo?

2 - Acerca dos óleos da Delphi (http://www.delphiauto.co.uk/), por exemplo o semi sintético 10W40, que muitas oficinas multi marca utilizam? São bons ou nem por isso?!

Obrigado.

citação:Originalmente colocada por Artur Costa

Jeff: Uma pergunta simples , esse Mobil 5w50 é melhor k o BP Visco 7000Sport 5w40?N é melhor para altas temperaturas?
Ja tenho mais de 5mil kms cm um incremento jeitoso de potencia e ainda n gastou uma gota de oleo... ;)

Cumps
Melhor não é, mas pior tambem não. Depende do motor. Nos Tdi é melhor o 7000. Fico feliz por ver que a maquina anda com saude. Um abraço.

citação:Originalmente colocada por nep

Boa noite,

Jeff, que grande trabalheira que esta malta dá!! E para não ficar atrás, aqui ficam mais duas questões:

1 - pq é que há óleos que na frente da embalagem dizem "para Diesel/Turbo DIesel" por exemplo e nas especificações aparece API SL/CF? Se são para Diesel, deveriam dizer apenas API CF, certo?

2 - Acerca dos óleos da Delphi (http://www.delphiauto.co.uk/), por exemplo o semi sintético 10W40, que muitas oficinas multi marca utilizam? São bons ou nem por isso?!

Obrigado.
Isso é o preço do marketing. É o caso (por exemplo, mas há mais...) da Mobil com o Super M 15W40 para gasolina e o Super M diesel, pois o oleo é exactamente o mesmo, no gasolina tem SL/CF e no diesel ao contrario CF/SL. Assim já ficas com uma ideia. Alguns oleos apesar de terem aprovação para gasolina e diesel, não devem ser aplicados nos gasolinas, pois não estão de acordo com as necessidades dos motores mais modernos.
Esse oleo Delphi... para mim não é um semi-sintectico, mas um mineral. Não passou nos nossos testes de estrada. Não o recomendo! Agora anda no mercado porque pelo que dizem é muitooooooo barato. Mas cada um é que sabe.
Um abraço.

Pois, tb era essa a minha ideia!! Quem diz o "Super M", diz o "Super S" e noutras marcas tb... O "GTD Magnatec" da Castrol por exemplo, etc, etc. Trocam apenas o SL/CF por CF/SL, et voilá! Ah e trocam o preço também! Deve sair caro trocar as letras de posição!

Relativamente aos Delphi, como não conhecia e tenho-me apercebido que há por aí muitas oficinas multi marca a utilizá-los, daí a minha curiosidade. Tendo em conta que é uma marca conceituada no mercado da reparação automóvel, pensei que os óleos acompanhassem essa qualidade... Nem os sintéticos são bons? Vocês já testaram os óleos deles? Aquilo é refinado/embalado por quem? Um abraço.

citação:Originalmente colocada por nep

Pois, tb era essa a minha ideia!! Quem diz o "Super M", diz o "Super S" e noutras marcas tb... O "GTD Magnatec" da Castrol por exemplo, etc, etc. Trocam apenas o SL/CF por CF/SL, et voilá! Ah e trocam o preço também! Deve sair caro trocar as letras de posição!

Relativamente aos Delphi, como não conhecia e tenho-me apercebido que há por aí muitas oficinas multi marca a utilizá-los, daí a minha curiosidade. Tendo em conta que é uma marca conceituada no mercado da reparação automóvel, pensei que os óleos acompanhassem essa qualidade... Nem os sintéticos são bons? Vocês já testaram os óleos deles? Aquilo é refinado/embalado por quem? Um abraço.
Mas calma que não são todas as marcas. A Castrol não o faz. Esse GTD magnatec é oleo de grandes superficies... É raro encontrar Delphi mineral... ou melhor, é o que mais se vê disfarçado... Quanto ao Delphi não vou comentar mais. Um abraço.

Caro Jeff, é só mesmo mais uma :)

Tenho um GolfIII 1.9Td de 1996 com 220.000Km

Tenho usado sp o Helix Plus (10W40 se a memória n me falha) sintetico acho...

Disseram-me recentemente q deveria pensar em mudar pois o carro já tem uns aninhos. Que achas?

Ao que vi no tópico este n é dos melhores oleos, q me aconselhas? e já agr a frequencia das mudas...

+ uma vez, Obrigado

citação:Originalmente colocada por Nunoo

Caro Jeff, é só mesmo mais uma :)

Tenho um GolfIII 1.9Td de 1996 com 220.000Km

Tenho usado sp o Helix Plus (10W40 se a memória n me falha) sintetico acho...

Disseram-me recentemente q deveria pensar em mudar pois o carro já tem uns aninhos. Que achas?

Ao que vi no tópico este n é dos melhores oleos, q me aconselhas? e já agr a frequencia das mudas...

+ uma vez, Obrigado
Boas. Se o motor ainda não come oleo em demasia deves continuar a usar o mesmo, mas o mais normal é já estar a gastar um bom bocado de oleo pelos kms percorridos... A solução é usar um bom 15W40. As mudas actualmente devem ser de 10 em 10 mil. Com o 15W40 depende da marca e do tipo de oleo, mas pode ir de 5 em5 ou na mesma de 10 em 10.
Um abraço.

Os meus parabens ao jeff, que alem de ser um super entendido, está sempre sisponível...

Agora uma duvida?

Qual o óleo mais indicado para um Ibiza 1.9D de 94 com 160000km? Usou sp mineral..

Abraço e obrigado.

citação:Originalmente colocada por HG2004

Os meus parabens ao jeff, que alem de ser um super entendido, está sempre sisponível...

Agora uma duvida?

Qual o óleo mais indicado para um Ibiza 1.9D de 94 com 160000km? Usou sp mineral..

Abraço e obrigado.
Deves manter o mineral. Escolhe é sempre um boa "pinga". Um abraço.

Várias vezes por essa Net fora encontro referencia a análises ao óleo do nosso carro para determinar-mos se é ou não a altura de mudar o óleo e também sabermos o que se está a passar com o nosso motor.
Tentei várias vezes arranjar um laboratório que me fizesse isso em Portugal. Ainda não o consegui.
As análises que estou a falar seriam deste tipo:
2005616154439_oil.gif

Alguém sabe onde o fazer?

Cheers
J

Voltar
Superior