Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Quase todas as marcas têm um 0W30. Se obedece as normas necessarias é adequado (A1/B1-02/B5-02/A5), agora eu escolhia uma marca com mais conhecimento no assunto, mas cada um é que sabe.Não deves misturar nos acertos, embora não faça mal nenhum, apenas uma questão de equilibrio de formulação. Um abraço.citação:Originalmente colocada por Jô
Jeff,
tal como imaginava um 0W-30 long life da galp! Será que é tb adequado para o 2.0 ou será só por questões de economia?
Poderei misturar nos "acertos" com Castrol 0-30 long life ou deverei realizar com o mm oleo?
Obrigado Jeff, mas ainda tenho algumas dúvidas. Neste momento já pus de parte os 5W40, só me resta escolher entre 10W40 e 15W40 e o problema está em escolher entre um sintectico ou o CEPSA qual o melhor? Pesquisei um pouco e encontrei o CASTROL GTX 3 Magnatec 10W-40 entre esse e os CEPSA qual escolher? já agora, dos CEPSA qual o melhor o PLATINUM, ou o STAR? E que kilometragem podem eles fazer? Com o SHELL faço 15000.citação:Originalmente colocada por jeff
Ola. Um 10W60 deve ser apenas e somente para um carro de pista, pois não é de maneira nenhuma um oleo para o dia a dia. Deve-se utilizar nesse motor um bom 10W40, não um 5W40 pois já está com demasiado kms para mudar. O 10W60 faz o motor alargar folgas... mas não me vou extender mais acerca disso.citação:Originalmente colocada por Djatnet
Boas gostava de saber se possivel que tipo de óleo poderei pôr no meu carro. É um Opel Astra G (99) 1.6 16v com o motor X16XE, com 150000km, o meu modo de condução é desportivo. Até hoje as revisões têm sido feitas sempre numa oficina, mas agora quero ser eu a fazer. Ultimamente o óleo usado tem sido o SHELL HELIX ULTRA RACING 10W60, mas como tenho ouvido falar maravilhas dos CEPSA, gostaria de saber qual o melhor!!! O SHELL, o CEPSA PLATINUM ou STAR 15W40 (recomendado no site da CEPSA), ou o BP VISCO SPORT 7000? Já agora gostaria também de saber o porquê de a CEPSA recomendar um 15W40 mineral, e não um sintetico 5W40 (usado na OPEL) ou até mesmo um 10W40!!
Obrigado...
A cepsa recomenda um 15W40 GTI-TDI pois é um mineral que mais parece um sintectico. Para mim é o melhor mineral do mercado em conjunto com o Castrol Protection. Este lubrificante resolve 90% dos problemas de lubrificação que aparecem. Com intervalos alargados de mudança devido as caracteristicas long drain é a melhor solução para motores já com alguns kms ou com necessidades de controlo de consumos. Mais, serve perfeitamente para conduções agressivas e mesmo desportivas.
Um abraço.
Boas. O oleo correcto deverá ser o 5W30, mas há alguma dificuldade em se encontrar esse oleo. Uma hipotese é o Eco synthetic 5W30 da Cepsa. Não te enganes que há outra referencia mas tem mesmo de ser esta. Não uses um 5W40, pois não protege a lubrificação das camisas e dá problemas de fluidez nesse motor segundo a Mazda e já foi comprovado esse mal. Perde-se a garantia do motor. A alternativa é um 10W40 de qualidade que ainda assim é um mal menor.citação:Originalmente colocada por JCR
Ainda ontem estive num StationMarché e tinham à venda alguns óleos Castrol gama alta e o BP Visco 5000.
Não consigo é encontrar óleo 5w-30 à venda, tenho um Mazda 3 CS 1.6 diesel de 110 cavalos que usa este óleo, será que posso usar o BP 7000 0w-40 Turbo Diesel, ou será mais recomendado o BP 7000 Sport 5w-40?
Curiosamente, este mesmo motor é usado em alguns modelos de várias marcas, pela Ford, pela Peugeot, pela Citroen e na série 50 da Volvo, em várias das marcas recomendam diferentes óleos para o mesmo motor, que grande salsada.
Só sei que no manual do meu carro diz que para climas com temperaturas de -45ºC até 25ºC se deve usar o 5w-30 A1/B1, em países com temperaturas superiores de -20º a 45º deve usar 10w-40 A3/B3 porque a baixa viscosidade do 5w-30 poderá não assegurar uma correcta protecção nos climas quentes, dizem para escolher o óleo em função do clima onde vivemos, será que um bom sintético 0w-40 ou 5-40 não será mais adequado que um 10w-40?
Curiosamente estas indicações são apenas para o motor diesel, porque, nos motores a gasolina já aparece recomendado 5w-30 A1/B1 para -45º a 40ºC e o 10W-40 A3/B3 para -25º a 50ºC.
Como ainda ando com o óleo de origem 5w-30 (o carro tem apenas 4500 Km) e estou para ir dar umas voltas longas pela quente Espanha estava a pensar alterar o óleo do meu carro, o mais fácil de encontrar é a gama BP, não sei é qual usar!
Agradecido por alguma ajuda,
João
A proveniencia não sei, mas provavelmente deve ser Cepsa pois nas outras marcas não há, que eu saiba. Isso é o preço de tabela directo![8] Tens de encontrar em embalagem de 4 Lts, que deve rondar os 55€. Na origem a quanto fica?. Em Espanha é mais barato, se fores por lá compra.citação:Originalmente colocada por JCR
Agradecido pelas respostas,
Passei há pouco pela Mazda e o óleo que eles usam é o Mazda Dexelia Ultra 5w-30, uma vez que a Mazda não produz óleos alguém conhece a proveniência do mesmo?
Para o Jeff, passei numa das duas estações de serviço Cepsa (Coimbra) e tinham o Cepsa Eco 15w-30 apenas em embalagens de 1 litro, custava quase 19 euros o litro, bastante mais caro que o de origem.
Boas. Nem me lembrei de escrever que era o grupo total/Elf/Cepsa pois é a Cepsa Espanhola que embala todo o produto para Portugal.citação:Originalmente colocada por Pcustodio
A ELF e Total também têm 5w30. Mas sendo do grupo da Cepsa, não será surpresa. E ainda há o Castrol GTX Magnatec.
Sobre esse motor do mazda, neste caso não é o mesmo 1.6 HDI da PSA?
Agora lembrei-me das recomendações para o 1.6 TDCI da Ford que também é 5w30.
Porque é que para o mesmo motor usa-se óleos diferentes? O que muda?
citação:Originalmente colocada por CL
Jeff e quem mais queira, chamados à recepção sff: http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=51386
![]()
Não devem utilizar esse oleo porque lhes fica caro e assim racionalizam stocks. Deram a desculpa do clima... É normal, tal como a Honda que tambem usa o TXT quando deveria ser o 0W30... O Castrol TXT faz num motor para isso preparado (caso dos mercedes gasolina) os 20000 kms sem problemas, agora nesse motor deves optar por fazer apenas os 10000 kms, nem mais um. Com o 5W30 é de 20000 kms. O preço até não é nada mau.citação:Originalmente colocada por JCR
Caro Jeff,
O Dexelia Ultra 5w-30 na origem custou-me 14 euros uma embalagem de litro, comprei-a hoje ao fim da tarde para poder acrescentar futuramente, caso seja necessário. Curiosamente, a informação que me deram no concessionário é que apenas usam o 5w-30 nos Mazda RX8 e em dois clientes de Mazda6 que assim o exigem, em todos os restantes Mazda 3 e 6 utilizam Castrol TXT 10w-40 (12 euros o litro) e para mudanças de 20.000 em 20.000Km, disseram que o Castrol TXT está mais adaptado ao nosso clima, parece-me um exagero óleo semi-sintético para intervalos tão alargados. Acabei por lá encontrar um mecânico conhecido que me disse que se aconselhou caso venha a usar o TXT no futuro para efectuar as mudanças de óleo aos 10.000Km. Continuo a achar estranho tamanhas divergências nas recomendações dos óleos a usar no mesmo motor pelas várias marcas de automóveis que o utilizam.
Boas. Se for para usar em "Ideal for diesels that run high oil temperature, such as those operated in hot weather or those in light truck applications where heavy loads are carried or towed. Best choice in medium and heavy-duty diesel truck engines when maximum durability is required." Se não tens um truck, não deves utilizar estes oleos, mas pelas caracteristicas tecnicas ao nivel dos pesados parece-me um bom produto. Mas sem testar se o que dizem é...citação:Originalmente colocada por tiago83
jeff red line oil k opinião tens?? 15 40 w sintético k dizes disto? um abraço