Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Na Roady aqui da minha zona o que lá se arranja de Mannol é:

Ver anexo 132218Ver anexo 132219Ver anexo 132220

O aditivo de Teflon será melhor que o aditivo de Molibdénio?

pelo que andei a pesquisar recentemente , a nível de aditivos parece que os cerâmicos são melhores que os de teflon , estes últimos parece não resistir muito tempo e enfraquece com o calor , pelo menos foi a conclusão que cheguei .

Acho que esses aditivos são mesmo bons é para quem os vende!

Afinal o que é que o motor vai ganhar a mais com esses aditivos que não se consiga com um óleo de qualidade?

Digo isto porque o preço do aditivo mais um óleo "normal" já dá para comprar um óleo de alta qualidade e cuja qualidade está mais que comprovada no mercado.

Qual o oleo/valvolina que devo usar para os diferenciais traseiro e dianteiro do suzuki vitara 1,6i de 1992 e de quanto em quanto tempo/kilometros devo mudar?

Ver anexo 132218Ver anexo 132219Ver anexo 132220

Cumprs [;)]
Roady Arrifana ou OAz?

pelo que andei a pesquisar recentemente , a nível de aditivos parece que os cerâmicos são melhores que os de teflon , estes últimos parece não resistir muito tempo e enfraquece com o calor , pelo menos foi a conclusão que cheguei .
Um bom artigo sobre MOS2 e Teflon: http://www.machinerylubrication.com/Read/861/solid-film-lubricants

Quanto à sua comparação:
- Os 2 garantem redução de fricção similares;
- MOS2 é mais indicado para aplicações com alta temperatura/rotação.

Qual o oleo/valvolina que devo usar para os diferenciais traseiro e dianteiro do suzuki vitara 1,6i de 1992 e de quanto em quanto tempo/kilometros devo mudar?
usa um óleo 75w-90 ou 80w-90, e muda a cada 40.000km.

Draper, na semana passada perguntei-te um óleo para um Astra 1.4 de 90 cv de 1999. Respondeste o GM 10W-40.

Não pode levar antes o Astar 5W40? Sempre é melhor que o GM e custa o mesmo.

Agora esqueci-me que motor tem um Renault 5 a gasolina de um amigo. Mais logo ou amanha pergunto.

Draper, na semana passada perguntei-te um óleo para um Astra 1.4 de 90 cv de 1999. Respondeste o GM 10W-40.

Não pode levar antes o Astar 5W40? Sempre é melhor que o GM e custa o mesmo.

Agora esqueci-me que motor tem um Renault 5 a gasolina de um amigo. Mais logo ou amanha pergunto.
No Astra podes usar o Astar 5w40.

Para o Renault:
- se for o Super5: 10w40
5368054582_fb4a4c36dd.jpg

- se for o R5: 15w40
renault-5.jpg

Um familiar meu comprou um megane 1.5 dci 105 cv de 2008,com garantia de 1 ano incluida e com revisao feita. Quando foi ver a etiqueta do oleo,tinham colocado shell helix hx7 10w40. Entrou em contacto com o stand,e disseram que nao fazia mal nenhum pois obedecia a norma pedida RN710, norma pedida a partir de 2007. Havera algum problema em manter este oleo no motor. A nivel de viscosidade penso que nao sera por ai,pois a pesquisar em varios sites de pecas online e tanto recomendam 5w30,5w40 e 10w40 para o motor em questao,tambem ja estive a ver e a diferenca para alguns 5w40 e quase nula,por exemplo o elf sxr 5w40 a 40 graus tem 90,e este shell apesar de ser um 10w40 tem 92.1 a 40 graus tambem. ps peco desculpa nao colocar assentos nem muita pontuacao, mas o computador onde estou tem o teclado avariado Desde ja obrigado.

Última edição:
Um familiar meu comprou um megane 1.5 dci 105 cv de 2008,com garantia de 1 ano incluida e com revisao feita.

Quando foi ver a etiqueta do oleo,tinham colocado shell helix hx7 10w40.

Entrou em contacto com o stand,e disseram que nao fazia mal nenhum pois obedecia a norma pedida RN710, norma pedida a partir de 2007.

Havera algum problema em manter este oleo no motor.

A nivel de viscosidade penso que nao sera por ai,pois a pesquisar em varios sites de pecas online e tanto recomendam 5w30,5w40 e 10w40 para o motor em questao,tambem ja estive a ver e a diferenca para alguns 5w40 e quase nula,por exemplo o elf sxr 5w40 a 40 graus tem 90,e este shell apesar de ser um 10w40 tem 92.1 a 40 graus tambem.

ps peco desculpa nao colocar assentos nem muita pontuacao, mas o computador onde estou tem o teclado avariado[:D]

Desde ja obrigado.
É um dos óleos indicados para esse motor, pelo que não vejo problema de maior, salvo que com um 5w ou 0w a protecção ao desgaste a frio seria superior.
Roady Arrifana ou OAz?

Um bom artigo sobre MOS2 e Teflon: http://www.machinerylubrication.com/Read/861/solid-film-lubricants

Quanto à sua comparação:
- Os 2 garantem redução de fricção similares;
- MOS2 é mais indicado para aplicações com alta temperatura/rotação.

resumindo : o melhor e estár quietinho a optar por óleos de boa qualidade [;)]
Depende...
Mas de um modo geral um motor em bom estado com bom óleo, não será necessário.

É um dos óleos indicados para esse motor, pelo que não vejo problema de maior, salvo que com um 5w ou 0w a protecção ao desgaste a frio seria superior.
Depende...

por falar em bom óleo [:D]

actualizando o mannol 5w3 cheio de normas [:D] , já devo ter por volta de 400kms feitos com ele e estou a gostar , o motor em frio continua com bom trabalhar e pouco ruidoso , noto claramente que o motor vibra menos ou faz-se sentir menos , o andamento do carro acho que está igual mas noto bem mais suavidade do motor mesmo a alta rotação ( no sábado , fiz 13 kms seguidos em AE entre os 180 e 220kms /h , 180 a subir bem e 220 a descer bem sempre com o pedal colado no fundo ) , em termos de ful economy , poderia ser um pouco melhor ainda assim , estou para já satisfeito e começo até a achar este óleo mais interessante que o castrol sft 0w30 nas questões que relatei em cima , pelo menos neste óleo as diferenças foram evidentes e notórias [;)]

actualizando o mannol 5w3 cheio de normas [:D] , já devo ter por volta de 400kms feitos com ele e estou a gostar , o motor em frio continua com bom trabalhar e pouco ruidoso , noto claramente que o motor vibra menos ou faz-se sentir menos , o andamento do carro acho que está igual mas noto bem mais suavidade do motor mesmo a alta rotação ( no sábado , fiz 13 kms seguidos em AE entre os 180 e 220kms /h , 180 a subir bem e 220 a descer bem sempre com o pedal colado no fundo ) , em termos de ful economy , poderia ser um pouco melhor ainda assim , estou para já satisfeito e começo até a achar este óleo mais interessante que o castrol sft 0w30 nas questões que relatei em cima , pelo menos neste óleo as diferenças foram evidentes e notórias [;)]
Like!!

Depende...

concordo contigo , mas este aditivo archiol que aqui mostrei o link , pelo menos em publicidade é bom e promete milagres [;)]

Bom feedback Célio.
A mim o que mais me irrita no trabalhar do astra é o barulho a frio.
Sempre meteste só os 5l?
Eu desta vez meti só 5.2l e já passou do máximo. [s)]tem de saltar fora em breve.

Voltar
Superior