Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Pessoal preciso novamente da vossa ajuda para a próxima revisão dos carros cá de casa.
Para um Ford Focus sw 1.6 tdci 109cv de 2009 com cerca de 40 000 km (sim são reaisapr:)) que óleo aconselham?
E para um Peugeot 205 xad 1.8 diesel de 1993 com cerca de 200 000 km?

Obrigado
Focus - Ford 913C 5w30
205 - ACEA B3/B4 10W-40
Draper sabes se o motor F9Q1 é um motor UHP(Ultra High Performance) ? Ou o motor F9Q1 só pode ser considerado UHP(Ultra High Performance) se tiver com cavalos escondidos :)

Desculpa a decepção mas o F9Q não é UHP...

Pessoal preciso novamente da vossa ajuda para a próxima revisão dos carros cá de casa.
Para um Ford Focus sw 1.6 tdci 109cv de 2009 com cerca de 40 000 km (sim são reaisapr:)) que óleo aconselham?
E para um Peugeot 205 xad 1.8 diesel de 1993 com cerca de 200 000 km?

Obrigado
Ainda sobre o 205...

Muito obrigado pelas vossas respostas. O óleo Ford de que falam é o FORD Formula F 5w-30 correto? Em relação ao 205, draper aonde posso encontrar esse óleo à venda? Pois pelo que tenho visto é um pouco difícil encontrar Mannol à venda por cá.

Boas draper,

Este óleo o Motul Specific S1 Fiat 5W30 será também uma boa opção para o meu motor apesar ser apenas um C2 não ter as propriedades anti-desgastantes de um C3 como o Liqui Moly Top Tec 4200 5W30?

motul_specific_s1_fiat_5w30_5_litros_motul103657.jpg

Muito obrigado pelas vossas respostas. O óleo Ford de que falam é o FORD Formula F 5w-30 correto? Em relação ao 205, draper aonde posso encontrar esse óleo à venda? Pois pelo que tenho visto é um pouco difícil encontrar Mannol à venda por cá.
Mannol online, cá em PT que eu saiba só um site.
É mais fácil de encontrar em loja física.
Boas draper,

Este óleo o Motul Specific S1 Fiat 5W30 será também uma boa opção para o meu motor apesar ser apenas um C2 não ter as propriedades anti-desgastantes de um C3 como o Liqui Moly Top Tec 4200 5W30?
... já se falou nisso, não já...:confused:
Esse Motul prima pelo efeito 'fuel economy', o LM 4200 prima pela protecção ao desgaste.

Podes usar óleo:
- API SM (ou superior) 0W-20;
- ACEA A5 5w-30

A Mazda recomenda Mazda Original Oil, que é produzido pela Total.

Obrigado!
Será que o Castrol Magnatec 5W30 A5 4Litros da TX é uma boa escolha?
O óleo é para trocar todos os anos e se o carro fizer 5000km por ano, será uma sorte...
É que o carro só leva 4 litros e parece-me mal mandar 1 litro pro galheiro!

Obrigado novamente!

Obrigado!
Será que o Castrol Magnatec 5W30 A5 4Litros da TX é uma boa escolha?
O óleo é para trocar todos os anos e se o carro fizer 5000km por ano, será uma sorte...
É que o carro só leva 4 litros e parece-me mal mandar 1 litro pro galheiro!

Obrigado novamente!
OCMA55W304.jpg

serve perfeitamente, pois cumpre todos os requisitos.

Outra opção: 4x1L Mazda Original Oil Ultra 5w30. [;)]
OMDU5W301.jpg

Mannol online, cá em PT que eu saiba só um site.
É mais fácil de encontrar em loja física.

... já se falou nisso, não já...:confused:
Esse Motul prima pelo efeito 'fuel economy', o LM 4200 prima pela protecção ao desgaste.

draper será possível enviares-me o nome da loja por PM? No caso de não conseguir encontrar o Mannol para o 205 qual seria a tua próxima escolha?
E já agora ainda em relação ao Focus será vantajoso escolher um óleo totalmente sintético tipo SHELL Helix Ultra Professional AF 5W-30 ou CASTROL Magnatec 5W-30 A5 ou até um Motul em vez do Ford Formula F 5W-30?

draper será possível enviares-me o nome da loja por PM? No caso de não conseguir encontrar o Mannol para o 205 qual seria a tua próxima escolha?
E já agora ainda em relação ao Focus será vantajoso escolher um óleo totalmente sintético tipo SHELL Helix Ultra Professional AF 5W-30 ou CASTROL Magnatec 5W-30 A5 ou até um Motul em vez do Ford Formula F 5W-30?

Vai a lubrificantes e escolhe a marca SCT GERMANY no seguinte site www.movonparts.com

Se queres preços muito melhores vai a www.oel-guenstig.de

Na loja alemã utiliza o google chrome e traduzes a pagina toda para PT com 2 clicks

Na loja tuga os preços são upa upa e ainda se paga 6,90eur de portes

Na loja alemã são 14,90eur de portes até 20litros/kgs mas mesmo que compres apenas 5 litros fica mais barato. Qto mais qtd comprares mais diluidos ficam os portes e além disso se comprares maior quantidade do mesmo produto o preço por litro vai ficando mais barato.

Entra num determinado oleo e facilmente percebes isso. Tem o preço para várias quantidades e quanto maior for mais barato (eur/litro) fica.

Deixo aí dois links de 10W40 e um de 5W40. O 5W40 fica ao mesmo preço do 10W40.

https://www.oel-guenstig.de/Motoroe...40/MANNOL-10W-40-Defender-Motoroel::1631.html

https://www.oel-guenstig.de/Motoroel-PKW-Transporter/10W-40/MANNOL-10W-40-Classic-Motoroel::53.html

https://www.oel-guenstig.de/Motoroel-PKW-Transporter/5W-40/MANNOL-5W-40-Extreme-Motoroel::1636.html

Exemplo: 20 litros (4 garrafoes 5lts) de 5W40=38,99eur + 14,90eur (portes)=53,89eur (cada garrafão 5lits=13,47eur (já com portes))

No manual refere PSA B71 2312 e B71 2290. Inaltesse as performances do B71 2312 a nível de economia de combustível.
Depois posso dizer o nº da página...
Segundo o meu manual é exactamente ao contrario, inaltesse as performences do B71 2290,ou entao sou eu que nao sei interpretar o que la esta. Atençao que eu entendo ZERO de óleos e por isso coloco aqui questões, mas a norma B71 2312 nao aparece la no manual. So a B71 2296 que é para gasolina e a 2290 para diesel.

Última edição:
Segundo o meu manual é exactamente ao contrario, inaltesse as performences do B71 2290,ou entao sou eu que nao sei interpretar o que la esta. Atençao que eu entendo ZERO de óleos e por isso coloco aqui questões, mas a norma B71 2312 nao aparece la no manual. So a B71 2296 que é para gasolina e a 2290 para diesel.
Então mete o Total Quartz Ineo ECS 5W30 que custa 28€/5L

Eu em Aveiro, loja física a vender esse óleo tens a ElectroVag.
Quanto ao óleo para o Ford: todos cumprem o requisito necessário. A Ford recomenda Castrol (O Ford é engarrafado pela BP/Castrol).
No livro da manutenção, página 23:
pg.jpg

Vai a lubrificantes e escolhe a marca SCT GERMANY no seguinte site www.movonparts.com

Se queres preços muito melhores vai a www.oel-guenstig.de

Na loja alemã utiliza o google chrome e traduzes a pagina toda para PT com 2 clicks

Na loja tuga os preços são upa upa e ainda se paga 6,90eur de portes

Na loja alemã são 14,90eur de portes até 20litros/kgs mas mesmo que compres apenas 5 litros fica mais barato. Qto mais qtd comprares mais diluidos ficam os portes e além disso se comprares maior quantidade do mesmo produto o preço por litro vai ficando mais barato.

Entra num determinado oleo e facilmente percebes isso. Tem o preço para várias quantidades e quanto maior for mais barato (eur/litro) fica.

Deixo aí dois links de 10W40 e um de 5W40. O 5W40 fica ao mesmo preço do 10W40.

https://www.oel-guenstig.de/Motoroe...40/MANNOL-10W-40-Defender-Motoroel::1631.html

https://www.oel-guenstig.de/Motoroel-PKW-Transporter/10W-40/MANNOL-10W-40-Classic-Motoroel::53.html

https://www.oel-guenstig.de/Motoroel-PKW-Transporter/5W-40/MANNOL-5W-40-Extreme-Motoroel::1636.html

Exemplo: 20 litros (4 garrafoes 5lts) de 5W40=38,99eur + 14,90eur (portes)=53,89eur (cada garrafão 5lits=13,47eur (já com portes))
sobre esse site alemão, andei a investigar e o 'feedback' é muito pouco positivo...
Vejam o facebook:
https://www.facebook.com/motor.oel.guenstig.de?fref=ts

Alguém já lá comprou algo? chegou a receber alguma coisa?...:confused:

sobre esse site alemão, andei a investigar e o 'feedback' é muito pouco positivo...
Vejam o facebook:
https://www.facebook.com/motor.oel.guenstig.de?fref=ts

Alguém já lá comprou algo? chegou a receber alguma coisa?...:confused:

Em relação a isso já não sei dizer nada.

Já reparei foi que através do ebay têm muita coisa (oleos) à venda mas os preços são mais caros do que no site.

Essa pagina do facebook nunca tinha visto.

Ficamos então à espera que alguém diga mais informações sobre isso.

Em relação a isso já não sei dizer nada.

Já reparei foi que através do ebay têm muita coisa (oleos) à venda mas os preços são mais caros do que no site.

Essa pagina do facebook nunca tinha visto.

Ficamos então à espera que alguém diga mais informações sobre isso.
Usei o google tradutor (não falo alemão) na página facebook e no espaço opinião é só pessoal a relatar que pagou e .... [s)]

Por isso pergunto se alguém por aqui já comprou lá...
É que ás vezes é tudo muito barato mas....:sh)

Usei o google tradutor (não falo alemão) na página facebook e no espaço opinião é só pessoal a relatar que pagou e .... [s)]

Por isso pergunto se alguém por aqui já comprou lá...
É que ás vezes é tudo muito barato mas....:sh)

queres ver que eles aprenderam com o "português" ?:sh) [:D]

No manual refere PSA B71 2312 e B71 2290. Inaltesse as performances do B71 2312 a nível de economia de combustível.
Depois posso dizer o nº da página...

São óleos diferentes!
O Helix Ultra 5w-40 é para motores UHP(Ultra High Performance) grupo Fiat (Ferrari, Maserati, Alfa Romeu).

Os outros são 'mid-saps' para motores que requerem a norma Fiat 955535-S2.

Só um preciosismo: ...Alfa RomeO. E acrescentar a Lancia que, por sua vez, também tem motores que requerem a norma que o Shell Helix Ultra 5w40 cumpre. [;)]

Bom fim de semana para todos.

Voltar
Superior