V6 vs 6 em linha?

DarkSorcerer

New member
Gostava que de estar a fazer esta pergunta porque pensava adquirir um, mas é só mesmo por curiosidade a este respeito.

Eu penso que já houve um tópico sobre isto algures (se calhar tou a ser newbie por não estar a encontrá-lo na pesquisa), mas eu gostava de saber quais as principais diferenças entre um V6 e um 6 em linha... Em termos de desempenho, performance, consumos, trabalhar, som, ...

Alguém me pode ajudar, com os devidos desenhos visto que não percebo nada disto?

Obrigado! :)

Se não me engano os V6 são mais caros de produzir e mais pesados! Acho eu!
Mas a grande vantagem do V6 é o facto de ser mais compacto e não tão comprido!

o 6 em linha é mais equilibrado, virtualmente sem vibrações, e costuma ser mais linear.
por outro lado, ocupa mais espaço, e apresenta um centro de gravidade mais alto, quando comparado com uma arquitectura em V.

Rendimento, performances, as diferenças deverão ser negigenciáveis.

É indiferente ter um V6 ou um 6 em linha em termos de performance e rendimento? então pode-se dizer que só se ganha em, digamos, comodidade e suavidade do uso do motor?

performance e rendimento nas 2 arquitecturas deverá ser semelhante.

o modo como essa performance e rendimento nos chega é que deverá ser diferente, mas são tantas as variáveis, já que não encontras um v6 ou um i6 no mesmo carro, com as mesmas relações de caixa, que é basicamente impossivel determinar essas diferenças.

Também há quem aponte a maior vantagem dos V6 em caso de embate, pois ao serem mais compactos, o motor não irá recuar tanto e aproximar-se perigosamente do habitáculo. [;)]

Desprezando todas as vertentes técnicas, os motores 6 em linha costumam (pelo que ouço, nunca experimentei nenhum) ser mais explosivos e com um som mais cativante.

Voltar
Superior