Vacina Prevenar 13 gratuita a partir de Junho

AdolfoSDias

Well-known member
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=31&did=186524

[h=1]Vacina Prevenar 13 gratuita a partir de Junho[/h][TABLE="width: 100%"]
[TR]
[TD="align: left"][/TD]
[TD="colspan: 2, align: center"][/TD]
[/TR]
[/TABLE]
A medida vai custar 2,5 milhões de euros ao Estado, só em 2015. A vacina também será gratuita para “os adultos com doenças crónicas e considerados de alto risco”. Noutros casos, vai ser comparticipada a 15%.

[TABLE="width: 150"]
[TR]
[TD="width: 28px, align: right"][/TD]
[TD="width: 22px, align: right"][/TD]
[TD="width: 20px, align: center"][/TD]
[TD="width: 36px, align: left"][/TD]
[TD="width: 22px, align: center"][/TD]
[TD="width: 22px, align: center"][/TD]
[/TR]
[/TABLE]

A vacina Prevenar 13, que previne doenças como a meningite e a pneumonia, vai ser gratuita para as crianças nascidas a partir de 1 de Junho deste ano, passando a integrar o Programa Nacional de Vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, que anunciou a medida esta quinta-feira, a inclusão da Prevenar 13 no Plano foi possível depois de “negociações com a indústria farmacêutica”.

A vacina será também gratuita para “os adultos com doenças crónicas e considerados de alto risco, nomeadamente os portadores do vírus VIH e de certas doenças pulmonares obstrutivas, além do cancro do pulmão”.

Para a restante população, nomeadamente os adultos e as crianças nascidas antes de 1 de Junho, o custo da Prevenar 13 vai ser comparticipado em 15%.

A medida vai custar ao Estado, só este ano, 2,5 milhões de euros, segundo a agência Lusa, que cita fonte do ministério.

O acordo entre a Direcção-Geral da Saúde (DGS), o Infarmed e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e a indústria farmacêutica é firmado esta quinta-feira.

A Prevenar 13 previne doenças provocadas pela bactéria pneumococo, como a pneumonia, meningite, otite e septicemia, entre outras.

Então e quem nasce a 31 de maio? Ou paga ou fica por imunizar. Azar de um raio.

Para mim, a partir do momento em que é reconhecida a necessidade/utilidade da vacina, deveria ser para todos.

Já não tenho a certeza, mas penso que eram 3 doses, a cerca de 90€ cada dose.
Continuam a ser 3 doses?
Agora falta ser a Rotarix também ser grátis!

Já não tenho a certeza, mas penso que eram 3 doses, a cerca de 90€ cada dose.
Continuam a ser 3 doses?
Agora falta ser a Rotarix também ser grátis!

Actualmente, a Prevenar 13 são 4 doses a 59 € cada. Para o mais velho, há cerca de 8 anos, paguei 4x80€.

Ainda tenho de dar duas doses ao mais novo depois de 1 de junho, e vou arrotar.

Para a Rotarix foram 2x71€
Para a Bexsero (meningite B) são mais 3x98€ (se o vacinasse logo aos 2 meses como algumas pessoas recomendam eram 4x98€)

Resumindo, para as 3 vacinas extra plano (prevenar, rotarix e bexsero) são 4*59+2*71+4*98 = 770€ por criança.

A mim, custa a pagar. Para os pobres é impensável. Mesmo com a oferta de prevenar 13, continuam a ser 534€.

Actualmente, a Prevenar 13 são 4 doses a 59 € cada. Para o mais velho, há cerca de 8 anos, paguei 4x80€.

Ainda tenho de dar duas doses ao mais novo depois de 1 de junho, e vou arrotar.

Para a Rotarix foram 2x71€
Para a Bexsero (meningite B) são mais 3x98€ (se o vacinasse logo aos 2 meses como algumas pessoas recomendam eram 4x98€)

Resumindo, para as 3 vacinas extra plano (prevenar, rotarix e bexsero) são 4*59+2*71+4*98 = 770€ por criança.

A mim, custa a pagar. Para os pobres é impensável. Mesmo com a oferta de prevenar 13, continuam a ser 534€.

Engraçado que em 2012/2013 eram 3 doses de Prevenar13. Rotarix eram na mesma as 2 doses.

Engraçado que em 2012/2013 eram 3 doses de Prevenar13. Rotarix eram na mesma as 2 doses.

Também dei três doses de Prevenar... Rondavam os 60 euros, ao que me lembro.

Não tomou a Rotarix, tomou a Rotatec.

Deu para ir alternando a despesa, excepto no primeiro mês, que levou as duas, salvo erro.

Se as vacinas do Plano Nacional de Vacinação são totalmente financiadas pelo estado não entendo porque é que os que nascem antes de 1 de Junho têm de pagar. No momento que está no plano nacional de vacinação devia ser de borla para tudo e todos. Pu"#$% este governo.

Esta da comparticipação por data de nascimento é deliciosa e original.

Eu bem digo que este ministério está entregue a adiantados mentais.

Também dei três doses de Prevenar... Rondavam os 60 euros, ao que me lembro.

Não tomou a Rotarix, tomou a Rotatec.

Deu para ir alternando a despesa, excepto no primeiro mês, que levou as duas, salvo erro.

Não são 3 doses de prevenar separadas por 2 meses cada na vacinação inicial mais uma dose de reforço pelo menos 6 meses depois da terceira?

No primeiro fillho dei aos 2, 4, 6 e 18 meses (ainda era a prevenar 7(?)).
actualmente tenho como plano (pediatra diferente): 3, 5, 7 e 13 meses.

http://www.ema.europa.eu/docs/pt_PT...y_for_the_public/human/001104/WC500057248.pdf

Last edited:
Esta da comparticipação por data de nascimento é deliciosa e original.

Eu bem digo que este ministério está entregue a adiantados mentais.

É de facto incrivel.

A minha bebé levou-as todas. Acho mto positivo que passem para o PNV. Ficam a faltar de facto a rotarix e a bexsero.

Last edited:
http://www.publico.pt/sociedade/not...ancas-nascidas-a-partir-de-1-de-junho-1694788

[h=1]Afinal, vacina Prevenar será gratuita para crianças nascidas desde 1 de Janeiro[/h]

Direcção-Geral da Saúde esclarece que a vacina passa a ser dada de graça nos centros de saúde às crianças nascidas a partir de 1 de Janeiro deste ano e não de 1 de Junho, como inicialmente foi anunciado.

Continua a ser estúpida (a meu ver) a colocação de uma data tampão. Desgraçado do pobre que nasceu a 31 de dezembro.

Não são 3 doses de prevenar separadas por 2 meses cada na vacinação inicial mais uma dose de reforço pelo menos 6 meses depois da terceira?

No primeiro fillho dei aos 2, 4, 6 e 18 meses (ainda era a prevenar 7(?)).
actualmente tenho como plano (pediatra diferente): 3, 5, 7 e 13 meses.

http://www.ema.europa.eu/docs/pt_PT...y_for_the_public/human/001104/WC500057248.pdf

Eu do que tenho a certeza é que o plano de vacinação na altura eram mesmo só 3 doses de Prevenar13. E 2 doses de Rotarix que é uma vacina bebível.
Esse resumo como foi actualizado 06-2013 pode ser que tenham alterado qualquer coisa.
Mas faz sentido a redução do nº de idas para vacinação, o que de certa maneira até tem sido feito.

Back