"Vale a pena encher os pneus com nitrogénio?"

PeLeve

Well-known member
Muito utilizado há uns anos, parece ter entrado em desuso, o nitrogénio constava que era um precioso estabilizador dos pneus dos nossos automóveis, mas, seria mesmo assim?

Tendo em conta que o ar que respiramos é composto por azoto, oxigénio e água, estes não são certamente os melhores componentes para os seus pneus, por terem neles um impacto negativo, que influencia as manobras, a eficiência do combustível e a própria duração dos mesmos, assim como a sua segurança. Sabendo isto, encher os pneus com nitrogénio tornou-se uma questão pertinente...

Entre as vantagens de encher os pneus com nitrogénio, destacam-se as seguintes:

• Aumento da eficiência a nível do combustível: as emissões de CO2 são reduzidas;
  • Aumento da vida útil dos pneus: a pressão dos pneus torna-se mais estável e ocorre menor oxidação dos mesmos;
  • Maior segurança: a pressão dos pneus torna-se mais fiável, sendo que a sua temperatura fica mais baixa e há uma melhoria na aderência e na manobrabilidade do veículo;
  • Aumento da vida útil dos bordos: ao ficar o azoto completamente seco, não há oxidação do bordo...

Fonte

E vocês, usam / usaram? O que pensam disto?

"Tendo em conta que o ar que respiramos é composto por azoto, oxigénio e água, estes não são certamente os melhores componentes para os seus pneus, por terem neles um impacto negativo, que influencia as manobras, a eficiência do combustível e a própria duração dos mesmos, assim como a sua segurança. Sabendo isto, encher os pneus com nitrogénio tornou-se uma questão pertinente..."

Basta ler esta frase para se perceber que o argumento é nulo.

"Tendo em conta que o ar que respiramos é composto por azoto, oxigénio e água, estes não são certamente os melhores componentes para os seus pneus, por terem neles um impacto negativo, que influencia as manobras, a eficiência do combustível e a própria duração dos mesmos, assim como a sua segurança. Sabendo isto, encher os pneus com nitrogénio tornou-se uma questão pertinente..."

Basta ler esta frase para se perceber que o argumento é nulo.

Pois, mas... o ar que respiramos "é composto" (um composto, leia-se). O nitrogénio para este fim presume-se ser um gás "puro", sem a "adição" dos 21% de oxigénio que existe na atmosfera terrestre. Se não houvesse diferença na utilização em pneus auto elas não eram profusamente registadas como tendo influência na estabilidade da pressão respectiva e também na temperatura! Digo eu...

41fed5278d399414c19ae60a59c7d3a7.jpg

Segredo para ficar rico:
Criar um produto, colocar fé ao consumidor nesse produto que alem de comprar ainda recomenda e divulga...
Depois é só ver os r€sultados

Tópico oportuno ...

Tenho notado que a minha boneca insuflável anda bastante apática, instável, vou passar a enchê-la com nitrogénio a ver se arrebita, estou farto de tanta molenguice. [:D][:D][:)][:)]

Edit: creio que os aviões estarão sujeitos a condições ( e variações ) de temperatura, pressão e atmosf+ericas em geral bastante diferentes das de um carro, pelo que o que se justificará num caso não deixa de ser uma treta no outro ...

Última edição:
Voltar
Superior