Valem a pena as lâmpadas económicas ?

ImHoTep

New member
No fim de semana lembrei-me de fazer umas contas simples, para ver se compensava trocar as lâmpadas normais por económicas ( a maior parte em minha casa já são).

Comparei um lâmpada normal de 80 com uma de 18w (equivalente a 100w) durante 4 horas por dia, ou seja, 120horas/mes, sendo que o seu consumo seria de 2.16kw/h a de baixo consumo e a normal 9.6kw/h, com um preço de 0,1143€ por kw/h, temos que no final de um mes a lâmpada de baixo consumo gastou 0.25€ e a normal gastou 1.10€.

Ao fim de um ano a lâmpada de baixo consumo apresenta um custo de 2.96€ e a normal 13.17€, uma diferença de mais de 10€, o que supera o custo da lâmpada sendo que a económicas duram mais, acho que é uma boa solução para poupar mais uns trocos.

No fim de semana lembrei-me de fazer umas contas simples, para ver se compensava trocar as lâmpadas normais por económicas ( a maior parte em minha casa já são).

Comparei um lâmpada normal de 80 com uma de 18w (equivalente a 100w) durante 4 horas por dia, ou seja, 120horas/mes, sendo que o seu consumo seria de 2.16kw/h a de baixo consumo e a normal 9.6kw/h, com um preço de 0,1143€ por kw/h, temos que no final de um mes a lâmpada de baixo consumo gastou 0.25€ e a normal gastou 1.10€.

Ao fim de um ano a lâmpada de baixo consumo apresenta um custo de 2.96€ e a normal 13.17€, uma diferença de mais de 10€, o que supera o custo da lâmpada sendo que a económicas duram mais, acho que é uma boa solução para poupar mais uns trocos.
Tens algumas assumpções erradas tais como
- Devias comparar lampadas de mesma potência
- Devias ter em conta a duração de vida do "investimento"

Há que ter em conta que as lâmpadas económicas tem uma luz muito feia. As incandescentes são melhores, mas nada mais agradável do que um bom halogéneo, que por si também é mais caro.

sendo que a económicas duram mais, .

Ainda está par nascer quem consiga comprava a veracidade desta frase.

Talvez só seja eu ter más experiências com lâmpadas que duram menos de 1 ano... Devo ser só eu a ter azar.[;)]
- 1 osram que foi à vida em 6meses.
- Várias do AKI ( vermelhas) que se durarem 2 meses faço uma festa- > uma vergonha o AKI vender material tão mau.

Se fosse mesmo verdade que duram mais, era de facto económico.

As económicas duram mais, se não estiverem constantemente e acender e apagar.

Só utilizo lampadas dessas, onda a sua utilização seja o mais continua possível.

As económicas gastam menos e têm um tempo de vida bastante mais longo (entre 6x a 10x vezes mais).

EX:

20W - 10 000 horas de vida útil(1 normal de 100W dura 1000horas) - 3,50€
51706_PE151815_S3.jpg

a resposta á pergunta é: depende

depende se a lâmpada é para estar ligada muito tempo ou se é liga\desliga.

no primeiro caso compensam as lâmpadas "económicas".
no segundo as incandescentes.

Talvez só seja eu ter más experiências com lâmpadas que duram menos de 1 ano... Devo ser só eu a ter azar.[;)]
- Várias do AKI ( vermelhas) que se durarem 2 meses faço uma festa- > uma vergonha o AKI vender material tão mau.

tenho lampadas economizadoras compradas no intermarche e fora 3 lampadas 5 euros...estão á 6 meses e até agora impecaveis

a resposta á pergunta é: depende

depende se a lâmpada é para estar ligada muito tempo ou se é liga\desliga.

no primeiro caso compensam as lâmpadas "económicas".
no segundo as incandescentes.
A resistência das lâmpadas económicas ao liga/desliga subiu exponencialmente, conheço condomínios que as utilizam e não estão sempre a fundir.

3 lamps 6000h por 3,99€
51707_PE151816_S3.jpg

Foste logo pegar num mau exemplo. Estas são equivalentes Às do AKI. Até porque vêm do mesmo local. Bedum made in china.
Errado, estou a falar destas(IKEA) porque têm provas dadas(quer em minha casa, quer noutros locais), podem ser made in china, mas são boas e baratas [;)]

A resistência das lâmpadas económicas ao liga/desliga subiu exponencialmente, conheço condomínios que as utilizam e não estão sempre a fundir.

Mas estas lâmpadas só alcançam a luminosidade plena ao fim de uns 2 minutos, mais ou menos. Quando ligam parece uma capela mortuária. E em quaisquer escadas/patamares de um prédio as luzes ao fim dos tais 2 minutos estão apagadas.

(...)
esse condominio deve ter uma conta de luz, vai lá vai...
o pico de comsumo é nos primeiros minutos. duvuido que nesse condominio as lampadas fiquem ligadas mais que 3min...

uma lampada económica só se torna verdadeiramente económica qd está ligada bastante tempo...

[;)]

Para mim as melhores e que agora compro sempre são as philips.
Dantes optava pelas mais baratas, mas como se fundiam mto depressa, comecei a experimentar as philips.
Até no carro duram e duram e duram e duram....

Mas estas lâmpadas só alcançam a luminosidade plena ao fim de uns 2 minutos, mais ou menos. Quando ligam parece uma capela mortuária. E em quaisquer escadas/patamares de um prédio as luzes ao fim dos tais 2 minutos estão apagadas.
Mesmo depois dos 2 min, o que está escrito nas embalagens não se verifica.
Onde antes tínhamos uma lâmpada de 40w (era o mais frequente), se metermos uma económica que diga que é equivalente a 60w, ainda ficamos com pouca luz.

Em minha casa tenho quase só lâmpadas económicas, mas só compro de 21w. Aliás, ainda continuo à espera de uma solução para a sala e aproveito para ver se alguém me dá uma sugestão:

Tenho um candeeiro de tecto que só leva uma lâmpada e está lá uma de 21w, mas é pouco [s)]

A sala é relativamente grande e devia dar para 2 candeeiros, mas não dá. Acontece que para comermos na sala a luz é pouca, mesmo que ligue também um candeeiro de pé.
Pensei numa lâmpada da Osram circular, fluorescente. Mas acho que não dá, porque não cabe dentro do candeeiro [s)]. Será que a única solução é trocar o candeeiro?? É que mesmo assim, podia comprar um que desse para 3 ou 4 lâmpadas, mas não gosto de ver as económicas, não ficam bonitas [s)]

Em relação à durabilidade, acho que há para aí muita publicidade enganosa. Em casa dos meus pais à dias substituí 1 lâmpada de 40w que ninguém se lembra de antes a ter substituído. Estava lá à mais de 20 anos e funcionava quase todos os dias apr:) Estava partida e tive que tirar a parte metálica com um alicate. Ainda vou gostar de ver as económicas a durar assim [:cool:]

No meu quarto tenho 3 focos com lâmpadas destas,e estão montadas há quase 12 anos, num constante acende/apaga, nunca se fundiu nenhuma.

Curiosamente tenho umas do género montadas na casa de banho e uma já foi à vida em meia dúzia de meses...

... já não se fazem lâmpadas como antigamente!

Eu uso uma na sala, sitio onde a luz está mais tempo acesa e estou bastante contente.

Antes de ontem, a lampada apagou-se. Virei-me para a minha mulher:
-Olha, fundiu-se! Depois de 6 anos resolveu dar o berro!

Mesmo assim resolvi dar um toque na lampada e... voilá!

Estava mal enroscada...

Ou seja, depois de 6 anos de utilização frequente, continua a fazer o seu serviço.

O inconveniente destas lampadas é que tem que se esperar 1 ou 2 minutos até ter a luminosidade completa por isso não convém serem utilizadas em sitio como WCs ou escadas de prédios em que se acende a luz por pouco tempo.

No meu quarto tenho 3 focos com lâmpadas destas,e estão montadas há quase 12 anos, num constante acende/apaga, nunca se fundiu nenhuma.

Curiosamente tenho umas do género montadas na casa de banho e uma já foi à vida em meia dúzia de meses...

... já não se fazem lâmpadas como antigamente!
Passas a noite a acender a luz :confused: [:D][:D][:D]
Desculpa, não resisti [:D]

No meu quarto tenho também 3 económicas, mas são das mais pequenas e dos chineses. Têm 3 anos e ainda não falharam.

Também concordo que para locais onde se acendem por pouco tempo não são grande solução, por darem pouca luz no início.

O que acho é que a maioria dos candeeiros continuam a ser feitos para lâmpadas normais.

Já agora: à dias vi no modelo umas lâmpadas brancas tipo vela, mais semelhantes às antigas. Não consegui perceber se são igualmente económicas. Quando vi o preço fugi :sh)

Eu só gosto usar as da Osram, mas os da Philips tb são bons!

Eu tenho várias espalhadas pela casa, as de 21W, quartos, WC, até no fogão tenho um spot económico estas, excepto a do fogão, logo no início dão luz forte! [kiss]

Claro q há uns q demoooooooram atingir o pico de luminosidade, mas eu n tenho nenhuma destas! (excepto a do fogão por ser spot).
Osram e Philips rulez, as das lojas chinesas então [:vm)][:vm)][:vm)]só duram 1 mês e uma luz azulada horrivel

Back