Vantagem das ópticas com projectores "olho de boi"

AFCA

New member
Viva,

Gostaria de lançar uma pergunta, qual é mesmo a verdadeira vantagem dos carro usarem ópticas com projectores, o chamado olho de boi ?

Muitos dos novos modelos que saíram este ano contam com ópticas deste género outros não...

Abraço,
AFCA

Na minha terra o nome "comum" é mais bonito... "opticas de bolha" lol

Opa , o k fazem é projectar e espalhar mto melhora luz k os outros.
Esses projectam a luz , os outros reflectem...

Cumps

Mas atençao k ja vi opticas "aftermarket" de "bolha" a projectar menos luz k umas de marca de refletores...

Ha as duas coisas... de bolha sem xenon e refelctoras cm xenon (normalmente mais quadradas).
As lampadas das de bolha sao D2S ou D4S e as outras sao D2R ;)
Em hologeneo costumam usar H7 ou H1.

Cumps

muito melhor? [:D] por isso é que a cada lomba se leva com altos flashes de cores diferentes, tanta é a distorção da luz por esses faróis...

Isso sao os puntos... e usam lampadas H1 e sao o patinho feio destas opticas [:D]

Ve as da valeo das audis e os dos bmws k ate cm halogeneo dao muita luz.

Eu ja adaptei xenon numas normais e a luz n é projectada cmo deve ser [8b]

pois, "adaptar" não é propriamente a melhor solução (a óptica não foi concebida para isso, pois não?) quanto aos flashes coloridos, acontece em praticamente todos, sejam xenon ou não. tens os puntos, e também as espace modelo anterior, que incomodavam bastante...

Sim , adaptar n é nada bom... mas eu sou teimoso e la aprendi a minha maneira LOL

Das espace nunca reparei... os puntos é que ate chateia....

Outro carro que tambem tem uns projectores porreiros é o Golf GTI... ja reparei nisso no do nosso admin ;)

Cumps

Isso sao os puntos... e usam lampadas H1 e sao o patinho feio destas opticas [:D]

Ve as da valeo das audis e os dos bmws k ate cm halogeneo dao muita luz.

Eu ja adaptei xenon numas normais e a luz n é projectada cmo deve ser [8b]

Então não? Para ja são lampadas H7 e depois ate dao uma luz porreira[;)]

Um amigo meu comprou agora uma mégane break das novas sem xénon mas a óptica emite uns tons azulados na tal "bolha", e tem boa iluminação em estradas mais escuras. [;)]

Será Philips Bluevision ? [:D] [:D]

O meu também tem projector, no "topo" da luz existe uma áurea roxa, influenciada pela cor do projector.

A luz não se dispersa tanto na estrada, especialmente em tempo de chuva e reduz o encadeamento de quem circula em sentido contrário.

Em relação ao xénon, existem dois tipos de lâmpadas, umas para ópticas com projector e outras para ópticas com reflector [;)]

D2S & D2R.

O efeito azul/roxo fica bonito na óptica ou no sitio projectado.
Com umas BlueVision ou VisionPlus devem ficar excelentes. [:cool:]

PS: eduardomaio não tinhas BlueVision ? Que tal o efeito ? :)

Abraço

Sao Farois de Lente ou Reflector...sim é uma Lente. Todos sao projectores...

Vantagens da Lente sao ter uma luz uniforme ate ao limite e menos manchada, desvantagem a luz termina de forma brusca para la do limite é escuro.

Nesse limite os tons variam mas so é visivel em carros a alguma distancia que apanham esse feixe.

Isso nada tem a ver com a lampada de Halogenio ou Xenon é so um sistema para direccionar a luz.

Assim como os de reflecçao espelhada e direccionada pelo fundo ou por refracçao direccionada no vidro.

Última edição:
Sim, tenho BlueVision, as minhas opticas de frente são um misto de xunning com reflexos azuis e roxos [:D]

De frente o roxo é pouco visivel com as luzes acesas, já com elas apagadas vê-se bem. De noite, vê-se a pequena áurea roxa mas a tonalidade do resto da iluminação é igual ou então tem diferenças imperceptiveis...

A ver se tiro uma foto de noite projectado contra branco para ver se consigo captar o efeito que faz.

Tomei a liberdade de ir desenterrar este topic ao fundo do forum para colocar uma questão ao pessoal mais entendido.

Porque razão nos últimos tempos as marcas generalistas abandonaram os "olhos de boi"/"bolha"?

Se há meia dúzia de anos um Clio tinha um farol assim:

Fotos-de-Farol-optica-esqdrt-renault-clio-iii-origem-xenon_443738713_1.jpg

Hoje é assim:
renault-clio-iv-dci-1348749193195_956x500.jpg

São cortes de custos?

Voltar
Superior