Vantagens de Trabalhar num Banco

JCSPOWER

New member
Boas

Estava ontem um colega meu de trabalho a dizer que um dos melhores
sitios para se trabalhar são os bancos, não em balcoes, mas nos
serviços internos, que são vastos.

Eu sei que têm algumas regalias interessantes,
especialmente a nivel de crédito, mas alguém me sabe indicar que
outro tipo de regalias têm e qual é o nível salarial médio para funções
internas relacionadas com os sistemas de suporte ao banco (pex: Gestão de Projectos) ?

É que conheço algumas pessoas que trabalham em bancos e que se queixam,
mas depois ouço outros a dizer que são dos melhores sitios para se trabalhar...

Serão certamente sitios com uma estrutura hierarquica bastante complexa
e de dimensao consideravel, daí colocar em causa se ao trabalhar num
sitio desses não se vai ser apenas 'mais um' no meio das centenas de
empregados que lá existem. Sendo tanta gente, tenho a tendencia a
pensar que a evolução de carreira não deverá ser muito fácil visto serem
muitos a querer ocupares melhores lugares quando existem vagas ...

Gostava das vossas opinioes para poder contra-argumentar :-)

Horarios razoaveis
Creditos com taxas bastante mais baixas
Seguros com premios mais baixo ( normalmente cada banco tem a sua seguradora)
Serviço de saude bastante bom e comparticipado

O resto das regalias já vai depender do cargo que ocupas.... mas essas sao base.

Conheço quem trabalhava num banco que todos os anos tinha direito a pedir um empréstimo de X€, pedi, metia a render noutro banco e sem qq risco pagava o empréstimo e ainda dava lucro.

Estive dois anos num banco (serviços internos) e quiz sair.

As vantagens são básicamente as já referidas, crédito com uma pequena taxa de juro, sistema de saúde, horários aceitáveis.

As desvantagens já as referiste todas com bastante precisão. Foram exactamente essas que me fizeram querer sair!

Boas

Estava ontem um colega meu de trabalho a dizer que um dos melhores
sitios para se trabalhar são os bancos, não em balcoes, mas nos
serviços internos, que são vastos.

Eu sei que têm algumas regalias interessantes,
especialmente a nivel de crédito, mas alguém me sabe indicar que
outro tipo de regalias têm e qual é o nível salarial médio para funções
internas relacionadas com os sistemas de suporte ao banco (pex: Gestão de Projectos) ?

É que conheço algumas pessoas que trabalham em bancos e que se queixam,
mas depois ouço outros a dizer que são dos melhores sitios para se trabalhar...

Serão certamente sitios com uma estrutura hierarquica bastante complexa
e de dimensao consideravel, daí colocar em causa se ao trabalhar num
sitio desses não se vai ser apenas 'mais um' no meio das centenas de
empregados que lá existem. Sendo tanta gente, tenho a tendencia a
pensar que a evolução de carreira não deverá ser muito fácil visto serem
muitos a querer ocupares melhores lugares quando existem vagas ...

Gostava das vossas opinioes para poder contra-argumentar :-)

Qual o mal de trabalhar ao balcão? Para teres uma ideia, tenho colegas meus de curso que trabalhavam nos serviços internos e passado um tempo vieram se embora (por opção) porque diziam que estavam a ser subaproveitados e que não aprendiam nada de novo (muito monotono) e ganhavam menos que os que tavam ao balcão.

Parecendo que não mas o contacto com os clientes é bastante importante para uma progressão na carreira dentro dessa área.

Qual o mal de trabalhar ao balcão? Para teres uma ideia, tenho colegas meus de curso que trabalhavam nos serviços internos e passado um tempo vieram se embora (por opção) porque diziam que estavam a ser subaproveitados e que não aprendiam nada de novo (muito monotono) e ganhavam menos que os que tavam ao balcão.

Parecendo que não mas o contacto com os clientes é bastante importante para uma progressão na carreira dentro dessa área.

A área comercial é a que dá mais oportunidades. Se a pessoa gostar do contacto com as pessoas, e for interessada o suficiente para estar a par das especificidades dos produtos e serviços do Banco, consegue em princípio ter algum sucesso.
Acho que a maior parte dos Bancos tem sistemas de incentivos, com prémios em dinheiro quando se atingem determinados objectivos, e alguns ainda pagam um prémio extraordinário no final do ano. Um trabalhador num Banco destes consegue sem um esforço sobre-humano tirar mais 4 ou 5 salários por ano, além dos 14 da praxe.
E depois há os benefícios já apontados que, parecendo que não, significam na prática um acréscimo salarial importante. O SAMS deve ser o melhor sistema privado de saúde do país. Quem é jovem e saudável não dá conta, mas quando se chega a uma certa idade, ou por exemplo as mulheres quando têm filhos, poupam muito dinheiro.
No crédito a vantagem também é boa. Não sei se sabem, mas os bancários pagam pelo crédito à habitação uma taxa com spread negativo (euribor menos x)!

O revés da medalha é sobretudo os horários esquisitos (quantas vezes não passamos ao pé de um balcão às 8 da noite e ainda lá está gente), o stress da pressão comercial, e a responsabilidade de andar a mexer com o dinheiro dos outros.

A área comercial é a que dá mais oportunidades. Se a pessoa gostar do contacto com as pessoas, e for interessada o suficiente para estar a par das especificidades dos produtos e serviços do Banco, consegue em princípio ter algum sucesso.
Acho que a maior parte dos Bancos tem sistemas de incentivos, com prémios em dinheiro quando se atingem determinados objectivos, e alguns ainda pagam um prémio extraordinário no final do ano. Um trabalhador num Banco destes consegue sem um esforço sobre-humano tirar mais 4 ou 5 salários por ano, além dos 14 da praxe.
E depois há os benefícios já apontados que, parecendo que não, significam na prática um acréscimo salarial importante. O SAMS deve ser o melhor sistema privado de saúde do país. Quem é jovem e saudável não dá conta, mas quando se chega a uma certa idade, ou por exemplo as mulheres quando têm filhos, poupam muito dinheiro.
No crédito a vantagem também é boa. Não sei se sabem, mas os bancários pagam pelo crédito à habitação uma taxa com spread negativo (euribor menos x)!

O revés da medalha é sobretudo os horários esquisitos (quantas vezes não passamos ao pé de um balcão às 8 da noite e ainda lá está gente), o stress da pressão comercial, e a responsabilidade de andar a mexer com o dinheiro dos outros.

isso é verdade.Então se fores gestor de carteiras de clientes, os premios podem rondar os 20 ordenados (conforme as carteiras que angariares).
Muita gente pensa que trabalhar numa sucursal é desprestigiante, mas isso é apenas um mito (então se for recem licenciado, para aprender é do melho que há).
Quanto aos horarios, é como todos os empregos:nem sempre se sai a horas

isso é verdade.Então se fores gestor de carteiras de clientes, os premios podem rondar os 20 ordenados (conforme as carteiras que angariares).

Bolas, conheço 2 bons gestores 360 no BES e nenhum tira essa alarvidade (nem lá perto) de ordenados bónus nas distribuições de lucros!!

Não há aí nenhum exagero?

Ou será que é só nos balcões por Lisboa?

Bolas, conheço 2 bons gestores 360 no BES e nenhum tira essa alarvidade (nem lá perto) de ordenados bónus nas distribuições de lucros!!

Garantidamente na CGD não funciona assim. Todas as pessoas que trabalham nos balcões ambicionam trabalhar nos serviços centrais. O nível salarial dos balcões é substancialmente inferior ao dos serviços centrais. As comissões e prémios não são nada de substancial.

Não conheço o funcionamento dos outros bancos, mas não acredito que se afastem muito disto.

Garantidamente na CGD não funciona assim. Todas as pessoas que trabalham nos balcões ambicionam trabalhar nos serviços centrais. O nível salarial dos balcões é substancialmente inferior ao dos serviços centrais. As comissões e prémios não são nada de substancial.

Não conheço o funcionamento dos outros bancos, mas não acredito que se afastem muito disto.

Os serviços centrais da CGD para além de estarem muito bem situados têm excelentes condições. apr:)

Para mim a melhor coisa de se trabalhar num banco ou para a banca ... são os SAMS ... fazem-me muito jeito ... é um serviço 6* ! ainda por cima é valido para mim e para os meus familiares directos .

O meu irmão trabalha num banco e não gosta.
O ordenado não é nada de especial (esses 20 meses pagos num ano deve ser brincadeira...) e realmente o que completa o ordenado é o sistema de saude e os créditos baixos. E hoje em dia para se subir é realmente necessário ser muito bom a nível comercial, pois o que os bancos querem é vender e de tudo: desde de seguros a computadores, desde de cartões de crédito a serviços de jantar e é precisamente devido a isto que ele não gosta de trabalhar no banco, ele é um "vendedor" muito fraco.

Outra vantagem de se trabalhar num banco é ter-se um emprego prestigiante em qualquer ponto do país.

Os bancários são bem vistos pelas populações, e pode-se trabalhar em qualquer lado e não necessariamente em Lisboa ou no Porto.

Os horários não são equisitos, comparados com muitas outras profissões.
Para além do mais, é proíbido um funcionário (que não gestor) estar no banco depois da hora de saída.
Se aparece uma inspecção, paga o empregador e o funcionário.
Já ouvi histórias de quem se econdesse debaixo de mesas ou atrás de armários...
Claro que a maioria dos directores quer lá saber...

Tu tas a falar de gestores de balcão. Eu tava a falar de gestores de carteiras de investimentos. Não faz parte directamente da area comercial, mas também não é 100% area financeira. Anda ali no meio dos 2. E os 20 ordenas é em casos muito muito raros ( mas acontecem).

Quanto a ordenanos nos balcões, a mim ofereceram me 800 liquidos por um estágio profissional (o que é bstante bom). Mas não devem fugir muito dos 1500 no máximo para gerentes.
Eu diria que é uma boa area para se começar e fazer curriculum, mas a longo prazo tende se a estagnar.

Tu tas a falar de gestores de balcão. Eu tava a falar de gestores de carteiras de investimentos. Não faz parte directamente da area comercial, mas também não é 100% area financeira. Anda ali no meio dos 2. E os 20 ordenas é em casos muito muito raros ( mas acontecem).

Quanto a ordenanos nos balcões, a mim ofereceram me 800 liquidos por um estágio profissional (o que é bstante bom). Mas não devem fugir muito dos 1500 no máximo para gerentes.
Eu diria que é uma boa area para se começar e fazer curriculum, mas a longo prazo tende se a estagnar.

1500 é o ordenado de um gestor já com uma boa carreira num balcão. um gerente ganha mais de 2000.

apesar de tudo (pressão de objectivos, horários, gastos com imagem, etc), trabalhar na banca ainda acaba por compensar. por exemplo:

-um casal que tenha 2 filhos e que um dos pais trabalhe num banco, tem acesso a um seguro de saúde do mais completo que há (dependendo do banco) mas que se fosse a ser adquirido "cá fora", custaria, pelos 4, bem mais de 200 euros;
-tem acesso aos SAMS;
-é uma profissão, como já foi dito, que ainda dá algum prestígio (pelo menos na província...);
-o que o empregado bancário poupa se tiver crédito habitação é também significativo: para 150.000eur a 30 anos, a poupança é superior a 150-200 euros por mês;
-se tiver um bom desempenho, "facilmente" consegue um bónus de 1,5 a 3 ordenados por ano;
-pode de facto aceder a crédito pessoal com taxas excelentes e que permite fazer aplicações financeiras e ainda ganhar dinheiro

Muita gente pensa que trabalhar numa sucursal é desprestigiante, mas isso é apenas um mito (então se for recem licenciado, para aprender é do melho que há).
Quanto aos horarios, é como todos os empregos:nem sempre se sai a horas

Eh lá! Que banco é esse? [:)]
A não ser que estejamos a falar do salário mínimo...e mesmo assim...[:D]

Back