vareta do oleo partida

AFCV

New member
Boas

Hoje de manha o meu pai ao verificar o nivel do oleo reparou que faltava a ponta da vareta do oleo, sendo ela em plastico.
De certeza que ficou la dentro. Existe perigo de estragar algo no motor? O que fazer nesta situação?

Agradeço desde já

Cumprimentos

Boas

Hoje de manha o meu pai ao verificar o nivel do oleo reparou que faltava a ponta da vareta do oleo, sendo ela em plastico.
De certeza que ficou la dentro. Existe perigo de estragar algo no motor? O que fazer nesta situação?

Agradeço desde já

Cumprimentos

Para a retirar, só "abrindo" o carter.

Quanto a existir problema... depende da configuração do carter, mas em regra o resto da vareta, ficará no fundo do motor/carter.

Já passei por isso! Malditas varetas plásticas que o óleo acaba por fritar!!!

No meu caso optou-se por desmontar a tampa inferior do cárter e lá estava a gaja a nadar no óleo. Foi mesmo por descargo de consciência pois tinha medo que pudesse ser aspirada e entupir a bomba de óleo causando o gripanço do motor.

Se for uma ponta metálica o risco será menor. Cabe a ti decidires, mas não custa ouvir a opinião de mais gente, mecanicos incluidos.

PS - a operação de tirar a tampa do cárter não é complicada. Pode ser chato é ter que comprar uma junta nova.

Já passei por isso! Malditas varetas plásticas que o óleo acaba por fritar!!!

No meu caso optou-se por desmontar a tampa inferior do cárter e lá estava a gaja a nadar no óleo. Foi mesmo por descargo de consciência pois tinha medo que pudesse ser aspirada e entupir a bomba de óleo causando o gripanço do motor.

Se for uma ponta metálica o risco será menor. Cabe a ti decidires, mas não custa ouvir a opinião de mais gente, mecanicos incluidos.

PS - a operação de tirar a tampa do cárter não é complicada. Pode ser chato é ter que comprar uma junta nova.

Muito obrigado!
Infelizmente a ponta é em plastico :/ vou entao esperar por mais opinioes! Muito obrigado!

Aposto que é um Pug! Normalmente o tubo que recolhe o óleo do carter tem uma rede fina que impede o lixo maior de ser puxado...

A sonda da bomba de óleo é protegida por isso muito dificilmente vai aspirar esse tipo de detrito.

Não é muito recomendável deixar andar lá muito tempo. Na próxima muda de óleo tiram o cárter, que é relativamente simples e está o problema resolvido [;)]

Voltar
Superior