citação:
Originalmente colocada por OrDoS
Este ano já me aconteceu uma vez uma situação dessas com o meu Alfa Romeo 146 1.4 TS (não tem ABS).
Passei a zona de portagens de Braga Sul em direcção a Porto/Valença. Mais à frente à uma bifurcação e para a direita é para ir para Valença e para a esquerda segue-se para o Porto. Ora, nessa curva para entrar para a A3, direcção Porto, tem sinal de 40, mas costumo fazê-la a 50/60 em dias normais. Acontece que tinha chovido na noite anterior e o solo estava molhado. Entrei a 60 já a desacelerar, mas cometi o infeliz erro de pressionar no travão. Resultado: a traseira fugiu e ia com uma colega ao lado e um colega atrás, ambos do lado direito do carro o que pode ter influenciado também um pouco o desvio. Digamos que neste caso não tirei o pé do travão para desacelerar, mas travei a fundo, pois como estava a descer, e não estava nada à espera do deslize, travei a fundo e a frente foi a "acompanhar" (praí a 5cm) o rail da esquerda, até que fiquei virado com o carro para o que vinha atrás (que se apercebeu e travou). Ora, tive sorte, mas mal o carro parou, tinha ido abaixo, e enquanto o estava a ligar de cima vinha um camião cisterna a fazer a curva

Estava a fazer a manobra de colocar o carro outra vez na direcção certa depois do pião de 180º com um condutor atrás de mim e um camião cisterna a descer na curva. A sorte foi que ele não vinha depressa demais e fui a tempo de evitar uma tragédia. Acho que se não tivesse travado a fundo o carro ia contra os rails (fui o deslize todo a pensar "Não batas, não batas, não batas... [xx(] [xx(] )
Conclusão: Agora de toda a vez que faço uma curva mais apertada tenho tido sempre o cuidado de abrandar, pois fiquei com uma sensação estranha da traseira do carro estar sempre a fugir, coisa que não acontecia antes. E conduzir com chuva agora é máxima prudência [8)]
PS- Vinha a ouvir nesse preciso momento a música dos Lordi - Hard Rock Hallelujah! e que aleluia disse eu mal saí daquela situação... [^]