Vários Problemas

Petrenko

New member
Boa tarde.

Tenho um Ford Mondeo Ghia 1.8TD de 95, o carro tem vários problemas e preciso de o levar a inspecção, vou tentar ir mesmo assim, mas antes queria umas ajudas.

O carro parado e frio não posso sequer pensar em virar, pois começa logo a chiar e a tremer o volante, já parado e quente posso virar, mas não posso abusar, isto em estacionamentos é horrível. Em andamento não chia e o volante não treme.
O carro tem óleo da direcção no máximo, portanto do que poderá ser?

Depois, as luzes do lado esquerdo do carro meio que morrem do nada, de um momento para o outro, o lado esquerdo (visto sentado no banco do condutor) perde todas as luzes dianteiras, menos as luzes de presença e piscas. o que poderá ser?

Já agora conhecem perto da zona de Torres Vedras e Alenquer bons mecânicos e que façam preços decentes, eu peças tenho onde arranjar.

E centros de inspecções mais calminhos e queridos com pessoas falidas, que não podem arranjar o carrinho será que conhecem?

Boa tarde.

Tenho um Ford Mondeo Ghia 1.8TD de 95, o carro tem vários problemas e preciso de o levar a inspecção, vou tentar ir mesmo assim, mas antes queria umas ajudas.

O carro parado e frio não posso sequer pensar em virar, pois começa logo a chiar e a tremer o volante, já parado e quente posso virar, mas não posso abusar, isto em estacionamentos é horrível. Em andamento não chia e o volante não treme.

Depois, as luzes do lado esquerdo do carro meio que morrem do nada, de um momento para o outro, o lado esquerdo (visto sentado no banco do condutor) perde todas as luzes dianteiras, menos as luzes de presença e piscas. o que poderá ser?

Já agora conhecem perto da zona de Torres Vedras e Alenquer bons mecânicos e que façam preços decentes, eu peças tenho onde arranjar.

E centros de inspecções mais calminhos e queridos com pessoas falidas, que não podem arranjar o carrinho será que conhecem?

Aqui está o espelho dum país, alguém que não tem dinheiro para reparar um carro, mas que por outro lado precisa do carro...
Não vou estar aqui com lições de moral, longe de mim e é contra a minha forma de estár até porque não conheço a pessoa, a verdade é que há formas de passar o carro na inspeção sem que este esteja em condições de passar, não as vou nomear aqui porque é de conhecimento de todos.
O que eu faria neste caso não era reparar o carro, tem todo o ar de precisar de uma reparação cara >500€, é trocar por outro carro barato com inspeção em dia, gastar esses 500€ na compra de outro carro em condições de circular, porque para além de estar a colocar perigo a si está a por em prerigo os outros.

Sim, é o espelho do país, uma mulher que trabalha 8h por dia todas as semanas a mudar de turnos, com 2 filhos para criar, recebe 550euros. Depois é taxada 150 para impostos e é taxada em 250euros todos os meses pelo tribunal por falcatruas que outros fizeram. Uma mulher em que nem o carro pode ter no seu nome pois é logo penhurado, carro que foi dado, já meio estragado. Portanto fica com 150para o mês todo para comer, ou entao saltasse os alimentos diarios para arranjar o carro. A sorte é que tem pais que a ajudam, e um filho que vai fazendo uns biscates e ajuda a por comida na mesa. Para quem nao queria dar lições de moral... Ja agora nunca disse que queria passar na inspecção ilegalmente pois fora de mim tal coisa, pois. Prefiro andar a pé a ser desonesto. Já agora se não irá responder as minhas questões, não necessita mais de responder. Obrigado

Apesar de tudo, acho que o que o user disse tem alguma lógica. Podias dar esse carro à troca por outro semelhante, com Inspecçao em dia, até podia ficar ela por ela.

Apesar de tudo, acho que o que o user disse tem alguma lógica. Podias dar esse carro à troca por outro semelhante, com Inspecçao em dia, até podia ficar ela por ela.

o problema é que para dar em troca, o carro que escolherei tem de valer pelo menos 1500 euros, por menos é raro trocar, e o meu como está neste momento, vale muito pouco

Esse carro é diesel, acredito que haja por aí quem te faça troca directa por um a gasolina em melhor estado.

Já vi clios II por mil e pouco euros à venda e em bom estado...

Boa tarde.

É provável que seja correia de direção com folga o seca!

Sim mas depois é a gasolina e a gasolina tá a preço d'ouro.
Mas se ainda fosse um que bebesse pouco, este está a beber 5lt/100km com calma

Colega Petrenko,

Partindo do princípio que as coisas são tal como contas... começo por te dizer que se vocês precisam mesmo do carro, e se o(s) problema(s) que ele tem não colocarem em risco a segurança de outras pessoas a circular na via, eu pessoalmente iria " à volta " no assunto da IPO.
(Não digo isto com grande satisfação, mas o país está como está.)

Depois tens outras opções:

- tenta através de conhecidos / amigos, ver quem te apresenta um mecânico de confiança, para ver se essas avarias dão para reparar sem grande gasto de $ ;
- tenta ver o que procuras no SV e outros, mas já sabes que se arranjares algo MUITO barato, muito provavelmente também te dará mais despesas.

Boa sorte com isso.

Centros de inspecções calminhos e com pena de pessoas falidas ainda não há, se os houvesse seria passar na inspecao ilegalmente como referiu à posteriori não querer fazer. Assim e Atendendo à resposta que o user me deu, que claramente não percebeu metade do que eu disse e considerando o resto do relato sobre a situação económica e social, a qual lamento profundamente, só me resta dar como último conselho que se dirija à segurança social da sua residência a fim de solicitar apoio social para si e para os seus filhos, apesar de estarmos mal ainda existem algumas respostas para casos como estes, existem muitas associações que depois de rwceber as pessoas referenciadas pela ss ajudam desde a alimentação ate ao pagar da renda entre outros, não se justifica passar fome para reparar um carro nos dias de hoje. (Não estou a dizer que isso ia acontecer, apenas que pode existir uma solução para o caso)

Ora bem, indo aos problemas do carro, sinceramente não me parece que haja aí nenhuma fortuna para o arranjar.

A nível eléctrico, provavelmente deve ter alguns pontos de massa meios desapertados. A partida será perder algum tempo a dar uma volta pelos pontos de massa (ves o cabo apertado diretamente ao chassis, deitas um pouco de wd40 e reapertas tudo. Deverás ficar com esse problema resolvido.

Relativamente a direcção, o problema deverá estar na bomba da direcção assistida. Como já falaram acima, pode ser apenas a correia ressequida a precisar de trocar. Em ultimo caso terás de trocar a bomba da direcção assistida. Tenta procurar em sucatas, esse foi um carro que se vendeu bem, e podes conseguir trocar sem gastar um balurdio.

Tirando a bomba da direcção, e se fores tu a resolver as coisas no carro, poderás conseguir sem gastar dinheiro quase nenhum. E sinceramente, se o carro te está a gastar 5l, pelo menos o motor deve estar bom. A bomba da direcção assistida, nova, deverá custar cerca de 130, 140€. Em sucata deverá ser bem mais barata. A correia, prai 10 ou 15 €

E já agora, não desanimes. ;) A vida as vezes dá umas voltas complicadas, mas há que tentar manter a cabeça erguida.

Última edição:
Colega Petrenko,

Partindo do princípio que as coisas são tal como contas... começo por te dizer que se vocês precisam mesmo do carro, e se o(s) problema(s) que ele tem não colocarem em risco a segurança de outras pessoas a circular na via, eu pessoalmente iria " à volta " no assunto da IPO.
(Não digo isto com grande satisfação, mas o país está como está.)

Depois tens outras opções:

- tenta através de conhecidos / amigos, ver quem te apresenta um mecânico de confiança, para ver se essas avarias dão para reparar sem grande gasto de $ ;
- tenta ver o que procuras no SV e outros, mas já sabes que se arranjares algo MUITO barato, muito provavelmente também te dará mais despesas.

Boa sorte com isso.

Sim tenho alguns conhecidos na área das peças e mecanização e até electromecânica mas eles têm vida, e não estão sempre disponíveis, mas possivelmente ainda consigo arranjar algo.

O que me aconselharam foi, partindo do principio que o carro está +/- era ir a inspecção e depois se não passasse nesse mês da carta vermelha ir arranjo aos poucos e com calma.

De resto avarias o carro não tem, ou melhor não tinha, pois hoje era suposto ele ir a inspecção e de manhã lembrou-se de começar a piscar muito rápido do pisca-pisca lado direito, e a mudança saltou e fiquei com a embraiagem muito leve... Foi estranho, mas espero que não seja nada de grave

Ora bem, indo aos problemas do carro, sinceramente não me parece que haja aí nenhuma fortuna para o arranjar.

A nível eléctrico, provavelmente deve ter alguns pontos de massa meios desapertados. A partida será perder algum tempo a dar uma volta pelos pontos de massa (ves o cabo apertado diretamente ao chassis, deitas um pouco de wd40 e reapertas tudo. Deverás ficar com esse problema resolvido.

Relativamente a direcção, o problema deverá estar na bomba da direcção assistida. Como já falaram acima, pode ser apenas a correia ressequida a precisar de trocar. Em ultimo caso terás de trocar a bomba da direcção assistida. Tenta procurar em sucatas, esse foi um carro que se vendeu bem, e podes conseguir trocar sem gastar um balurdio.

Tirando a bomba da direcção, e se fores tu a resolver as coisas no carro, poderás conseguir sem gastar dinheiro quase nenhum. E sinceramente, se o carro te está a gastar 5l, pelo menos o motor deve estar bom. A bomba da direcção assistida, nova, deverá custar cerca de 130, 140€. Em sucata deverá ser bem mais barata. A correia, prai 10 ou 15 €

E já agora, não desanimes. ;) A vida as vezes dá umas voltas complicadas, mas há que tentar manter a cabeça erguida.

A nível das luzes, 1 amigo meu electromecânico, já viu e parece ter ficado bom, pois já passei por buracos e ainda não desligaram, o que é óptimo.
Esse meu amigo, também disse o mesmo, possivelmente a bomba, o problema é que sucatas aqui perto não tem Mondeo's, vou tentar encontrar numa sucateira assim mais longe.

Em termos da vida... Desanimar nunca, sempre cabeça erguida...

Olha uma bomba da direcção assistida para esse carro no Olx costuma andar entre os 20 e os 60 euros.

Tens de ter em atenção o diâmetro da polie porque os Mondeos sairam com varios diametros, e ao numero de "estrias" ou "pistas" da correia (e polie) .

De qualquer modo a tua bomba terá uma referência lá escrita, tenta encontrar. Com essa referencia podes encontrar bombas de outros carros da Ford que são compativeis.

Eu tenho um mondeo de 99 a gasolina e a minha bomba é a mesma do Cougar por exemplo. Mas não é igual à do teu.

boa tarde pessoal, estou com dois problemas no meu focus de 2005. o primeiro e o limpa-para-brisas de traz que em funcionamento trabalha para trabalha para e nao faz as voltas completas. o outro que apareceu agora recentemente é a luz de stop do lado do condutor, funciona mas com os medios ligados deixa de funcionar. obrigado

O que me aconselharam foi, partindo do principio que o carro está +/- era ir a inspecção e depois se não passasse nesse mês da carta vermelha ir arranjo aos poucos e com calma.
Atenção que se chumbar na inspecção acho que o carro só pode circular com condutor e para oficina para reparação.

boa tarde pessoal, estou com dois problemas no meu focus de 2005. o primeiro e o limpa-para-brisas de traz que em funcionamento trabalha para trabalha para e nao faz as voltas completas. o outro que apareceu agora recentemente é a luz de stop do lado do condutor, funciona mas com os medios ligados deixa de funcionar. obrigado

Cria um post, assim é mais facil ajudar

Não, recebes uma carta vermelha, podes andar com o carro até ao máximo de 1 mês sem penduras...

Controlauto - Inspecções Periódicas
  • Os veículos que apresentem defeitos GRAVES nos sistemas de direcção, suspensão ou travagem não podem transportar passageiros nem carga enquanto não forem aprovados.
  • Os veículos que apresentem defeitos MUITO GRAVES, aos quais não foi imposta a sua imobilização, podem circular apenas para deslocação até ao local de reparação, sendo que, em qualquer dos casos, devem regressar ao centro após reparação para confirmação da eliminação das deficiências anotadas.
  • Sempre que o veículo tenha sido reprovado em inspecção deve voltar ao Centro de Inspecção no prazo máximo de 30 dias para que seja confirmada a devida correcção;

Se a viatura estiver em bom estado a nivel de suspensões, alinhamento e luzes deve passar na inspecção sem grandes dificuldades.

Pelos vistos as luzes já estão ok, agora em relação a bomba da direcção assistida primeiro acho que se devia ver o estado da correia e respectiva tensão da mesma pois pode ser essa a fonte do ruído... Já agora é esse o unico sintoma? só faz ruido?

Relativamente a embraiagem, ficou mais leve como? É necessário menos força nopedal para acionar a mesma?

Voltar
Superior