Veículos a GPL

JMCJ

New member
Bem amigos, estou a ponderar adquirir um BMW 320 de 150cv, de 91 a GPL.
Alguém pode me dizer as vantagens e as desvantagens em relação ao GPL? E para estacionar em em sítios fechados e abaixo do solo é preciso fazer uma inspecção do tipo B, certo? É que li qualquer coisa sobre isso mas fiquei cheio de dúvidas. E em relação a fugas de GPL, como é que as posso descobrir e serão perigosas? (ps: esse é o meu maior medo xD) E como é que posso distinguir um kit de gpl liquido para um gasoso? É que nem o proprietário do veículo sabe....

Todos os carros transformados a GPL depois da saída da nova lei já são abrangidos pela inspecção tipo B. Quando o instalador entregar o carro já está tudo tratado. Se for um carro com instalação anterior à lei terá de der mesmo uma inspecção tipo B. Atenção que terá de ter toda a documentação da instalação (Descrição do sistema, lista e marca das peças, data de instalação do depósito, termo de responsabilidade, etc.). O melhor é levar o carro a um instalador e dizer-lhe o que pretende e ele trata de tudo.

Atenção que o carro legalizado para a nova lei, dá-lhe a vantagem de não utilizar o autocolante azul na traseira, mas sim o verde pequeno no pára-brisas, mas não permite estacionamento automático em parques subterrâneos.

Quanto às fugas são fáceis de identificar. O único aditivo que o GPL tem é para lhe dar cheiro e faz muito bem o seu papel. A existir alguma fuga, por muito pequena que seja, cheira que se farta.

Com o motor desligado é quase impossível haver fugas pois todas as válvulas eléctricas estão fechadas. Com o motor a trabalhar poderá haver fuga em alguma braçadeira mal apertada, mas é logo detectada. O nível de segurança é bastante alto.

Última edição:
Todos os carros transformados a GPL depois da saída da nova lei já são abrangidos pela inspecção tipo B. Quando o instalador entregar o carro já está tudo tratado. Se for um carro com instalação anterior à lei terá de der mesmo uma inspecção tipo B. Atenção que terá de ter toda a documentação da instalação (Descrição do sistema, lista e marca das peças, data de instalação do depósito, termo de responsabilidade, etc.). O melhor é levar o carro a um instalador e dizer-lhe o que pretende e ele trata de tudo.

Atenção que o carro legalizado para a nova lei, dá-lhe a vantagem de não utilizar o autocolante azul na traseira, mas sim o verde pequeno no pára-brisas, mas não permite estacionamento automático em parques subterrâneos.

Quanto às fugas são fáceis de identificar. O único aditivo que o GPL tem é para lhe dar cheiro e faz muito bem o seu papel. A existir alguma fuga, por muito pequena que seja, cheira que se farta.

Com o motor desligado é quase impossível haver fugas pois todas as válvulas eléctricas estão fechadas. Com o motor a trabalhar poderá haver fuga em alguma braçadeira mal apertada, mas é logo detectada. O nível de segurança é bastante alto.

O atual proprietário do carro não meteu o kit gpl, foi o anterior a ele, ele foi o segundo proprietário e o carro tem o autocolante azul, por isso não deve ter nada tratado. Por isso caso esteja tudo por tratar, como arranjo a documentação caso não saiba onde foi montado o kit?
E é verdade que os carros a gpl têm maior desgaste das peças? Já li isso umas quantas vezes, mas será verdade ou apenas mito?
Btw, obrigado pela resposta!

Tens fotos do carro? Assim posso-te indicar se o kit que ele tem já é de injecção.

E para poderes ter a vinheta verde vai a um instalador fazer um check-up que depois ele encaminha-te como deverás proceder.

se foi o dono anterior ao atual é um kit antigo e terá que ir a uma inspeção B. para um carro a caminho dos 25 anos eu não me preocupava em gastar muito mais dinheiro em legalizações e similares. aproveitava, isso sim, para arranjar o que fosse preciso no carro.

Dos novos é muito relativo. O carro também era dos novos na altura em que saiu. A melhor verificação é ver a data de fabrico do depósito, já que este tem apenas 10 anos de validade.

Porquê? Se estiver tudo operacional só tem de passar. Seja um kit novo ou velho. Nem a validade do depósito vêem nas IPO B.
Falei no sentido de obter o selo verde. E isso depende da instalação feita, não basta estar operacional. As instalações aspiradas em sistemas de injecção também eram frequentes e funcionavam. E não sei que ipo b conheces mas já em 2005, numa instalação de GPL fizeram verificação da data de fabrico do depósito. Ninguém também vai a casa ver as mangueiras usadas em botijas de gás, mas elas têm um período de vida útil. Num carro a GPL o deposito também tem um período de vida útil. A inspecção pode ignorar, mas eu a comprar um carro usado a GPL, não o faria.

Falei no sentido de obter o selo verde. E isso depende da instalação feita, não basta estar operacional. As instalações aspiradas em sistemas de injecção também eram frequentes e funcionavam. E não sei que ipo b conheces mas já em 2005, numa instalação de GPL fizeram verificação da data de fabrico do depósito. Ninguém também vai a casa ver as mangueiras usadas em botijas de gás, mas elas têm um período de vida útil. Num carro a GPL o deposito também tem um período de vida útil. A inspecção pode ignorar, mas eu a comprar um carro usado a GPL, não o faria.
Está descansado que mesmo fora do prazo de validade o deposito não estoura, existem milhares de veiculos a GPL que circulam com o deposito ainda de origem.[;)]

Já tive um motor desses a LPG, num e34.

Para não perderes a viagem pede uma foto do compartimento do motor e posta aqui, para vermos se o kit é aspirado ou de injecção.

Eu só aceitava esse exemplar se fosse oferecido... E alinho a minha opinião pela do 500C

Porque o custo de um depósito é assim tão elevado?

Além disso se o carro for acompanhado por um instalador competente, ele melhor que ninguém saberá o quê e quando deverá ser substituído.

Está descansado que mesmo fora do prazo de validade o deposito não estoura, existem milhares de veiculos a GPL que circulam com o deposito ainda de origem.[;)]
Claro que não estoura. Tal como um iogurte no dia a seguir a perder a validade não estar estragado ou pneus que chegam ao 1mm de rasto também não estoirarem. E uma correia de distribuição também pode durar o dobro do previsto. Ninguém é obrigado a cumprir limites de utilização recomendados.

Porque o custo de um depósito é assim tão elevado?

Além disso se o carro for acompanhado por um instalador competente, ele melhor que ninguém saberá o quê e quando deverá ser substituído.
Um deposito custa uns 100-150€, mete mais 100€ de mão de obra, mais 100€ para uma nova inspecção B, e mete mais 50€ para documentação e tens facilmente 400€ gastos.

Mas o objectivo principal da data de fabrico é saber o ano de instalação e assim saber o uso que o sistema teve. Se for de injecção, cada injector andará acima dos 100€ por exemplo...

Um deposito custa uns 100-150€, mete mais 100€ de mão de obra, mais 100€ para uma nova inspecção B, e mete mais 50€ para documentação e tens facilmente 400€ gastos.

Mas o objectivo principal da data de fabrico é saber o ano de instalação e assim saber o uso que o sistema teve. Se for de injecção, cada injector andará acima dos 100€ por exemplo...

Então tem uma duração de 10 anos, certo? Então caso tenha ais de 5 anos não devo realizar a compra, certo? E em relação aos injetores, também tem uma espécie de validade ou é apenas quando se reformarem? Que coisas tenho que ter atenção no momento de ver o carro em relação ao kit de gpl?

Levas o carro a um instalador, e pedes para fazer um check-up. Se o vendedor não concordar, parte para outro.

A validade de um depósito de GPL é de 20 anos, isto para as inspecções, não tem nada a ver com estado em que ele está.

O desgaste das peças mais evidentes é nas válvulas e só em algumas marcas ou modelos devidamente identificados. O resto é ao contrário, a utilização de GPL aumenta a longevidade do motor e a prova é o meu Kia Shuma que levou o kit aos 30000 Km e já passou os 300000 Km sem nenhum problema no motor.

O GPL é um combustível limpo que não deixa resíduos dentro do motor. Esse carro pode merecer a pena, dependendo do preço e do estado em que está. Quanto mais Km tiver feito a GPL só abona a seu favor.

Se um instalador levar o carro à inspecção tipo B a parte referente ao GPL passa de certeza, agora estará ele em condições de ser sujeito a semelhante escrutínio?

Os injectores custam cerca de 80€ cada e são como os injectores de gasolina ou gasóleo, é material de desgaste.

Última edição:
Voltar
Superior