Velas não saem

tonebiclas

New member
Boa tarde a todos. O meu irmão queria mudar as velas ao seu Clio, e, depois de tirar os tubos que estão por cima delas, ao desapertá-las, elas não se mexem nem um milímetro. O que é que ele poderá fazer para resolver esta situação? Obrigado a todos.

Olha o "Zé", está de volta [:D]

Se não consegues tirar as velas, mais vale ires ao mecânico para não fazeres estragos.
Eu não sou o Zé, sou o irmão dele, só que hoje estive a ajudá-lo a fazer umas coisas no carro e as velas não saem. Vou-lhe dizer para ir a um mecânico, obrigado pela ajuda.

Deduzo que tenhas feito o trabalho a frio.
Vai dar uma volta com o carro.
Volta a casa com o motor quente e alivia as velas.
Deixa o carro arrefecer e depois retira-as completamente.

É isso, mas houve um carro cá em casa que nem assim! E feito estúpido continuei a insistir, até que moí a sextavada e tive mesmo de o levar ao mecânico [8b]

Podes fazer como já te disseram ou mesmo colocar um pouco de WD40 que sempre ajuda qualquer coisa.
Convém também utilizar uma boa chave de caixa, más ferramentas tornam complicado o que é simples. Se não tiveres à disposição mais vale levar ao mecânico do que andar a inventar, se moeres a vela então é que pode ser muito complicado tirá-la de lá.

Sim, quando fizemos o trabalho foi de manhã, e o carro já estava parado desde ontem à noite. Mas o problema é que nem dava para as aliviar, elas não se mexiam sequer.

É isso, mas houve um carro cá em casa que nem assim! E feito estúpido continuei a insistir, até que moí a sextavada e tive mesmo de o levar ao mecânico [8b]
De qualquer modo amanhã vou dizer ao meu irmão para dar uma volta com ele, e depois tentar tirá-las, a ver.

Podes fazer como já te disseram ou mesmo colocar um pouco de WD40 que sempre ajuda qualquer coisa.
Convém também utilizar uma boa chave de caixa, más ferramentas tornam complicado o que é simples. Se não tiveres à disposição mais vale levar ao mecânico do que andar a inventar, se moeres a vela então é que pode ser muito complicado tirá-la de lá.
Obrigado. Tentamos colocar não WD40, mas sim um lubrificante de correntes da Berg. Terá os mesmos resultados do WD40, correcto?

O lubrificante acaba por adiantar pouco enquanto não estiver a rosca à vista, ou seja, enquanto não aliviar.

Vai dar uma volta e depois tenta desapertar.
Quando aliviar, coloca lubrificante e deixa arrefecer.

O lubrificante acaba por adiantar pouco enquanto não estiver a rosca à vista, ou seja, enquanto não aliviar.

Vai dar uma volta e depois tenta desapertar.
Quando aliviar, coloca lubrificante e deixa arrefecer.
Vou dizer ao meu irmão para fazer isso. E depois, para apertar, convém apertar muito ou pouco? Obrigado pela ajuda dispensada.

Bom dia a todos. Hoje, estive com o meu irmão a ver se conseguíamos mudar as velas, e, depois de o motor estar à sua temperatura normal, tentamos mudá-las, mas, mesmo assim, elas não se mexeram nem um centímetro. De salientar que, para o motor aquecer, não fomos dar uma volta, mas deixamos o carro (parado) com o motor ligado algum tempo, não sei se isto terá alguma influência ou não. Obrigado a todos pela ajuda e tempo dispensados.

Bom dia a todos. Hoje, estive com o meu irmão a ver se conseguíamos mudar as velas, e, depois de o motor estar à sua temperatura normal, tentamos mudá-las, mas, mesmo assim, elas não se mexeram nem um centímetro. De salientar que, para o motor aquecer, não fomos dar uma volta, mas deixamos o carro (parado) com o motor ligado algum tempo, não sei se isto terá alguma influência ou não. Obrigado a todos pela ajuda e tempo dispensados.

É a mesma coisa, desde que aqueça...

Não esforces, vai ao mecânico antes que estragues isso e a conta seja maior, ele sabe o que fazer [;)]

O lubrificante ajuda sempre qualquer coisa, a diferença para o de correntes é que este é mais viscoso logo ao ser mais espesso será menos penetrante daí que um óleo mais fino fosse mais aconselhado mas não é por aí.

Começo a desconfiar da ferramenta utilizada, quando mudo velas no meu carro utilizo aquele cabo em T de tamanho considerável do jogo de caixa e as velas saem com bastante facilidade.
Esqueci me de referir no meu anterior post mas convém sempre soprar muito bem antes de tirar a vela sob pena de cair alguma poeira ou grão de areia para dentro dos cilindros o que não lhe daria saúde nenhuma. No meu caso utilizo o compressor de ar que tenho disponível.

Voltar
Superior