Velas

souto

New member
Olá,

Mais uma dúvida... Tenho um Corsa 1.2 de 8v de '94 e queria substituir as velas. O tamanho do sítio onde se desaperta as velas é de 21mm. (não me consigo explicar melhor que isto :sh))
Comprei umas NGK que diziam ser compatíveis com este motor (C12NZ) mas o tamanho do sítio onde se aperta é de 16mm. Tudo o resto é igual, só isso muda...

Existe algum problema em usar estas velas?

Obrigado [:blush:]

Olá,

Mais uma dúvida... Tenho um Corsa 1.2 de 8v de '94 e queria substituir as velas. O tamanho do sítio onde se desaperta as velas é de 21mm. (não me consigo explicar melhor que isto :sh))
Comprei umas NGK que diziam ser compatíveis com este motor (C12NZ) mas o tamanho do sítio onde se aperta é de 16mm. Tudo o resto é igual, só isso muda...

Existe algum problema em usar estas velas?

Obrigado [:blush:]

Pegas numa das velas que la estavam no motor, vais a uma casa de peças e pedes velas iguais para um Corsa 1.2. [;)]

Elas cabem... A ver se me explico melhor.
A porca onde se desaperta/aperta a vela é mais pequena do que as velas que lá estavam. Desapertei as velas velhas com uma chave hexagonal 21, as novas requerem uma hexagonal 16.

Mas tudo é igual, de resto.

Foram precisamente as BPR5E que comprei. Só gostava de saber se o tamanho da porca influencia nalguma coisa.

Obrigado mais uma vez.

O tamanho da porca não é relevante para o caso.

Se são as adequadas, não há problema nenhum.

Cada fabricante usa a medida que quer na porca, não há obrigatoriedade de usar uma medida especifica. [;)]

As velas antigas eram umas Champion.. N-6Y salvo erro. Foi o meu pai que as colocou há uns valentes anos... já deviam ter uns 70.000km em cima :sh) além disso acho que nem eram para este carro...

Basicamente estou a mudá-las porque a vela do primeiro cilindro já tinha a cerâmica à volta do electrodo central partida, e parecia-me estar a causar uns "estoiros" abafados quando estava a ralenti, talvez devido à gasolina não estar a queimar na altura certa. Até pensávamos que era o escape roto mas estivémos a inspeccioná-lo e nada.

As velas que tinha montadas não seriam as indicadas para o motor.
Coloca uma nova ao lado duma antiga, e compara o comprimento desde o local onde encosta na colaça.

São identicas em comprimento. Menos mal.
Bom, sentem-se bem as diferenças. Já não soluça e responde (muito) melhor ao toque do acelerador.

Agora reparei noutro problema, que basicamente, após ligar o carro, as rotações mantêm-se por volta das 1200rpm, e depois descem lentamente...
Se dermos umas gasadas volta a ficar em torno das 1200rpm e depois desce lentamente...

Eu suspeito que seja a bateria com falta de potência, pois já deve ter uns 7 ou 8 anos. Como a bateria não fornece potencia suficiente, ele sobe o ralenti para ir buscar mais energia ao alternador. Faz sentido? Que acham?

São identicas em comprimento. Menos mal.
Bom, sentem-se bem as diferenças. Já não soluça e responde (muito) melhor ao toque do acelerador.

Agora reparei noutro problema, que basicamente, após ligar o carro, as rotações mantêm-se por volta das 1200rpm, e depois descem lentamente...
Se dermos umas gasadas volta a ficar em torno das 1200rpm e depois desce lentamente...

Eu suspeito que seja a bateria com falta de potência, pois já deve ter uns 7 ou 8 anos. Como a bateria não fornece potencia suficiente, ele sobe o ralenti para ir buscar mais energia ao alternador. Faz sentido? Que acham?

Se a rotação está nas 1200rpm em frio está correcto. Desde que depois de quente normalize. Para isso serve o sensor de temperatura do líquido de refrigeração. Para dar a leitura à centralina de diferentes valores para diferentes temperaturas de água. Por sua vez a centralina altera os parâmetros em frio, fazendo essa aceleração extra. Agora sim deve estar tudo OK, as velas antigas estariam em muito mau estado então.

Última edição:
Voltar
Superior