VELOCIDADE MÁXIMA!!!!!

Isto é ridículo, até parace que somos uns criminosos... mas podem ter a certeza que se me roubassem o carro me tornava num

Esta ***** dos limites de velocidade tem que acabar. 120kmh em AE é factualmente ridículo e nenhum argumento possível alguma vez existirá a favor de 120kmh na AE. 120kmh até dá para dar em rotundas. AE por natureza não deveriam ter limite algum. Com limites destes nem vale a pena comprar carros que tenham mais potência que um Renault 4.... afinal, estes limites NUNCA FORAM ACTUALIZADOS desde há 50 anos atrás

Depende da auto-estrada, a A29 atualmente tem zonas de 80km/h de velocidade, não só pelo traçado sinuoso, mas também quando passou de ic1 para a29 aquele troço ter ficado igual com imensas curvas e zonas de aquaplanagem. Concordo que pelo menos a a1 e a2 120km/h é ridiculo, mas tem outras que não tipo A29, A25.
A a1 da feira até as portagens de grijó para ser sincero conto pelos dedos das mãos os que vão a 120km/h, nem vou falar da A32 e da crep essas então tem zonas em que toda a gesta testa as velocidades máximas [:D]

Isto é ridículo, até parace que somos uns criminosos... mas podem ter a certeza que se me roubassem o carro me tornava num

Esta ***** dos limites de velocidade tem que acabar. 120kmh em AE é factualmente ridículo e nenhum argumento possível alguma vez existirá a favor de 120kmh na AE. 120kmh até dá para dar em rotundas. AE por natureza não deveriam ter limite algum. Com limites destes nem vale a pena comprar carros que tenham mais potência que um Renault 4.... afinal, estes limites NUNCA FORAM ACTUALIZADOS desde há 50 anos atrás

os limites nunca sofreram alterações enquanto continuar a existir pessoas que pensam que só eles é que vão na estrada ou usam as ditas para fazer corridas, resultando em acidentes espalhafatosos, por muito que os carros tenham evoluído e haver estradas boas, o problema continua a estar entre o volante e o assento da viatura, enquanto isso não mudar o limites estão muito bem como estão, querem acelerar vão para uma pista.

e já para não falar de os carros vão surgindo cada vez com mais tecnologia e muita dessa tecnologia no futuro vai começar a obrigar a cumprir os limites impostos por lei, mesmo que o condutor queira andar mais...

Exacto, 120 em PT, 120 e Espanha, 130 em França, etc etc.
Existe a Alemanha com algumas zonas sem limite mas de resto tem tudo limites e sobretudo à chuva.

Tudo países burros né...limites....essa burrice [:D]

És o maior...

Só cumpres os limites se quiseres, já sabes é que há regras e consequências caso tenhas o azar de ser apanhado.
Eu até posso concordar que 120 é um limite um pouco baixo para determinadas ae, mas não nos podemos esquecer que não andamos sozinhos na estrada, nela circulam camiões que não devem passar dos 90 (muitas vezes nem essa velocidade conseguem manter), carros menos potentes, motociclos 125 que nem 100km/h dão, até aos eléctricos que andam a pastar para não acabar a pilha. Resumindo: o limite está lá por alguma razão, e se por acaso tivermos uma sociedade com a **** da mania que são os maiores, ainda mais anarquia isto se torna e vai dar azar de certeza.

Quanto aos limites nunca terem sido atualizados, estás enganado, antigamente dentro dos meios urbanos o limite era 60 (no tempo das 4L...) Depois baixou para 50 e a tendência será essa [;)]

És o maior...

Só cumpres os limites se quiseres, já sabes é que há regras e consequências caso tenhas o azar de ser apanhado.
Eu até posso concordar que 120 é um limite um pouco baixo para determinadas ae, mas não nos podemos esquecer que não andamos sozinhos na estrada, nela circulam camiões que não devem passar dos 90 (muitas vezes nem essa velocidade conseguem manter), carros menos potentes, motociclos 125 que nem 100km/h dão, até aos eléctricos que andam a pastar para não acabar a pilha. Resumindo: o limite está lá por alguma razão, e se por acaso tivermos uma sociedade com a **** da mania que são os maiores, ainda mais anarquia isto se torna e vai dar azar de certeza.

Quanto aos limites nunca terem sido atualizados, estás enganado, antigamente dentro dos meios urbanos o limite era 60 (no tempo das 4L...) Depois baixou para 50 e a tendência será essa [;)]
Exacto.
Nem mais.
E depois é assim, a malta que não gosta, apenas tem de lidar. Porque devido a questões até de poluição e afins, os limites dificilmente irão para lá dos 120 / 130.
Além disso há cada vez mais gente sem saber conduzir de forma minimamente decente.

Olha a mim chateia-me muito mais as estradas mal sinalizadas, etc.

Exacto.
Nem mais.
E depois é assim, a malta que não gosta, apenas tem de lidar. Porque devido a questões até de poluição e afins, os limites dificilmente irão para lá dos 120 / 130.
Além disso há cada vez mais gente sem saber conduzir de forma minimamente decente.

Olha a mim chateia-me muito mais as estradas mal sinalizadas, etc.

Quem não gosta, prevarica, mas convém que esteja consciente que divide a estrada com outros utilizadores e quando for apanhado ou aconteça um azar pior não fuja às suas responsabilidades.

Este período da quarentena deu para perceber que independentemente da quantidade de veículos na estrada o maior problema são o desrespeito das regras de trânsito e da ordem, e enquanto assim fôr não vai haver nada para ninguém, porque sobe-se a velocidade e o cocktail é catastrófico.
No fundo temos nas mãos a imposição dos limites que temos, em tudo, bastava as pessoas conduzirem corretamente e reduzir os acidentes ao mínimo para se poder equacionar mais velocidade. Como as coisas estão não há nada para ninguém nem nunca vai haver. Não demora muito e ainda nos obrigam a circular nas cidades a 30 ou 40, já esteve mais longe...e diga-se, é bem mais penoso e arriscado do que cumprir os 120 na ae!

Sobre a parte na sinalização, de facto em muitos lugares podia ser melhor, mas muita sinalização também pode ser prejudicial.
Não se pode estar sempre à espera de ter um stop para ceder a passagem a quem vem da direita [;)]

Última edição:
Sim claro mas quanto à sinalização refiro mais as passadeiras bem sinalizadas, sinais luminosos de curva perigosa, enfim, mais para altertar.

Exacto, 120 em PT, 120 e Espanha, 130 em França, etc etc.
Existe a Alemanha com algumas zonas sem limite mas de resto tem tudo limites e sobretudo à chuva.

Tudo países burros né...limites....essa burrice [:D]

Ou percebi mal ou .....
Que tem a estipulação dos valores dos limites de velocidade a ver com segurança?
Foram fixados na década de 70 e nada têm a ver com segurança.

Ou percebi mal ou .....
Que tem a estipulação dos valores dos limites de velocidade a ver com segurança?
Em Portugal.....
Mas acabas por aliar uma coisa à outra.
O user brunomeleiro já explicou melhor aquilo que tambem é o meu ponto de vista.
Se bem que no caso de PT, esse limite de 120 nos anos 70 equivalia agora a uns 180, pelos padrões de carros e AE's que temos [:D]

Mas um carro nos anos 70, de 120 pa 140 já gastava bem mais do que actualmente no mesmo diferencial de velocidade.

Ou percebi mal ou .....

Estás muito enganado. Os limites de velocidade têm actualmente muito a ver com a segurança. No seu início a razão não seria essa, era a crise de petróleo de 1973, mas agora é a segurança que os impõe. Podemos discutir se 120 km/h em AE é baixo e desadequado. Na maioria das situações sê-lo à mas em condições de nevoeiro ou de chuva intensa já não será assim. E em certas estradas classificadas como IP os 100 km/h já me parecem excessivos. Claro que a maioria não cumpre, em especial nas AE, mas essa maioria não vai muito além dos 140 km/h. Depois temos os inconscientes que circulam colados ao carro que vai à sua frente a ultrapassar outros e que já vai a 150. E as bestas que mudam de faixa sem sinalizar, os animais que vão a enviar mensagens ao telemóvel, etc, etc. E essa gente vai muitas vezes bem acima dos limites. Quanto mais depressa forem maior será a probabilidade despiste, de embate noutros, etc. Por isso deixem estar as coisas como estão no que concerne aos limites.

Pois, basicamente é isso.
Há aliás também a questão de, se é 120, muitos andam a 140 / 150 mas se o limite fosse 150, muitos iriam a 170 / 180.

Teria que ser uma questão de tolerância zero. [;)]
Sim, já se tinha falado nisso aqui pelo fórum até, nem me estava a lembrar.

Era 150 OK e 151 CO grave como alguns sugeriram como exemplo.

Que na prática acaba por ir dar ao mesmo dado que a fiscalização até 150 ( nas zonas de 120 ) é pouca.
Embora haja multas inferiores a 140, são raras. As tais CO leve.

Teria que ser uma questão de tolerância zero. [;)]

isso da tolerância 0 quem não se lembra nos tempos do ip5? Certo que os acidentes reduziram se a memória não me falha em 40%, mas mesmo assim bem abaixo da expectativa do governo, com a construção para a25 melhorou ainda mais, a25 tem várias zonas 100km/h e até uma de 80km/h e em condições rigorosas é perigoso ir acima disso, agora se for um dia quente como o de hoje ir a 120 nas zonas 100 é tranquilo.

Talvez não. Porque os consumos aumentam consideravelmente e porque 170/180 para 90% do parque automóvel já implica algum esforço.
Tens razão, e o parque automóvel de hoje apesar de ser ( penso eu ) mais potente em geral do que há 20 anos, os consumos continuam muito altos a partir pelo menos dos 150.
Mesmo para os diesel mais económicos.

E ir a 180 já implica de facto um acréscimo considerável.

isso da tolerância 0 quem não se lembra nos tempos do ip5? Certo que os acidentes reduziram se a memória não me falha em 40%, mas mesmo assim bem abaixo da expectativa do governo, com a construção para a25 melhorou ainda mais, a25 tem várias zonas 100km/h e até uma de 80km/h e em condições rigorosas é perigoso ir acima disso, agora se for um dia quente como o de hoje ir a 120 nas zonas 100 é tranquilo.
O IP5 era de facto perigoso mas as velocidades lá praticadas em algumas descidas tambem não ajudavam muito.
Depois na altura muitos carros ainda nem tinham ABS nem ESP, eram pneus mais fininhos que hoje, e isto a juntar muitas vezes carros carregados de gente em viagem....
Era tudo a ajudar, menos os santos.

A a25 tem (pelo menos) uma zona de 60km/h (curva do estádio).

6yKiE5W.png

Voltar
Superior