[Estradas] Velocidade passagem Via Verde

Velocidade passagem Via Verde

• Inferior a 60 km/h

Votes: 28 18.4%
  • de 61 a 80 km/h

Votes: 59 38.8%
  • de 81 a 100km/h

Votes: 34 22.4%
  • de 101 a 120km/h

Votes: 15 9.9%
  • Superior a 120km/h

Votes: 16 10.5%

• Total voters
    152

AceleraDemais

New member
Como o próprio título indica, pretende-se saber a que velocidade passam na Via Verde, no caso de:
- não haver trânsito a condicionar a velocidade praticada;
- a própria passagem não obriga a abrandar (como costuma ser o caso das primeiras e últimas portagens das AE);
- e tendo a noção que a velocidade máxima permitida por lei é de 60km/h...
- e ainda, no caso de as condições meteorológicas serem excelentes.

PS: Podem ser sinceros - a sondagem não é pública - ninguém vai recriminar ninguém (pelos menos, no que toca ao vosso voto na sondagem). [:)]
PS2: A 1ª opção deveria ser "Inferior ou igual a 60km/h" - peço que a considerem assim.

Costumo passar entre os 80 e os 100 km/h. Se houver pessoa fora da cabinas, passo a uma velocidade bem mais baixa.

Ja passei a mais de 100km/h...sem via-verde...um gajo num Classe A não me facilitou a manobra e olha teve de ser. Pelo menos não paguei portagem [:)]

Depende... Já passei a 140, já passei a 80, depende do estado de espírito e de como estiverem as portagens no momento.

Desde que começaram a colocar sinais com limites de velocidade, por norma cumpro os mesmo (60 ou 40km/h).

Quando não era habitual a presença dos mesmos, dependia da velocidade que vinha, abrandava um pouco mas não a menos de 80.[;)]

Há uns anos passava sempre a 100 ou mais, agora abrando para perto dos 60. votei 60-80, portanto

Porque é que uma pessoa, com as mesmas condições, há-de passar sempre à mesma velocidade?

A resposta a essa questão encontra-se na própria :)

Quando se pretende que a resposta de um indivíduo a um questão seja sempre a mesma, por mais vezes que se coloque essa questão, têm de se colocar condicionantes (restringir as variáveis) para que o inquirido não possa precisamente dizer - "depende".
Mas fundamentalmente estava a brincar com a situação, não precisas levar a mal ;)

Passo quase sempre a mais do que é permitido...

Aliás, a própria Brisa deve fazer vista grossa, caso contrário o número de multas seria muito elevado. [:D]

A resposta a essa questão encontra-se na própria :)

Quando se pretende que a resposta de um indivíduo a um questão seja sempre a mesma, por mais vezes que se coloque essa questão, têm de se colocar condicionantes (restringir as variáveis) para que o inquirido não possa precisamente dizer - "depende".
Mas fundamentalmente estava a brincar com a situação, não precisas levar a mal ;)

Não levei a mal, mas nas mesmas condições, se estiver a conduzir nas calmas até posso passar a 60, se estiver com fogo no rabo, salvo seja, não desacelero. Lá está, depende do estado de espírito no momento. Falta-te essa variável.

Passo quase sempre a mais do que é permitido...

Aliás, a própria Brisa deve fazer vista grossa, caso contrário o número de multas seria muito elevado. [:D]

O sinal é só para inglês ver. O radar não existe.

O sinal é só para inglês ver. O radar não existe.

Mas olha que há muita gente que não pensa como tu.
Já agora, a velocidade praticada também inlfuencia a cor da luz de passagem, certo?
Quando se passa "ligeiramente" mais rapido não deve detectar (dá luz laranja ou amarela) e aí eles têm de ir pela matrícula do carro...para facturar..."penso eu de que".

Já agora, a velocidade praticada também inlfuencia a cor da luz de passagem, certo?
Quando se passa "ligeiramente" mais rapido não deve detectar (dá luz laranja ou amarela) e aí eles têm de ir pela matrícula do carro...para facturar..."penso eu de que".

Não faço ideia... quando passo mais depressa nem sequer consigo ver nada a acender pois só acende depois de passar [:D] Tem lag![:D]

Depende, mas normalmente por volta dos 100.

Isto nas portagens tradicionais, nas novas (A17, A13) passo à velocidade que estiver a praticar e tem funcionado sempre.

A viaverde detecta sem qualquer problema. Os limites de velocidade são só por causa da largura da faixa, trânsito de peões e tráfego lento das outras filas nas portagens tradicionais.

Eu já passei a mais de 180 (na VV suspensa da A17) e funcionou. Aliás lembro-me de ter lido uma informação da Brisa a dizer que a ViaVerde já tinha sido testado com sucesso a velocidades superiores a 200 e poucos km/h.

*EDIT

Cá está a info:

É verdade que se passar a mais de 100 Km/h não sou detectado?
spacer.gif
A Via Verde foi testada com sucesso a velocidades superiores a 200Km/h. Assim, as limitações de velocidade indicadas no local (normalmente 40Km/h ou 60Km/h) têm por base questões de segurança na condução, e não limitações técnicas do sistema.

http://www.viaverde.pt/PresentationLayer/Templates/tplFAQ.aspx?NRMODE=Published&NRORIGINALURL=%2fViaVerde%2fvPT%2fFAQs%2fFAQ.htm&NRNODEGUID={C8D1AC11-D4C5-4462-BA71-51E292306B70}&NRCACHEHINT=NoModifyGuest#faq_1

Last edited:

A cor que te mostra o semáforo nada tem a ver com a velocidade a que passas pelo sistema, mas com algum eventual problema que o teu identificador ou conta associada possa ter. Serve para te avisar de que deverás informar-te sobre o que se passa.

Quanto à distância para o veículo da frente. Tento respeitar ao máximo, para não ser apanhado numa infracção.

Em AE, nunca acima de 100. Na ponte Vasco da Gama 99% das vezes não acima de 80. E um dia ainda lá hei-de ver um "espeta" jeitoso por alguém que passa mais depressa ir contra um dos que atravessam as várias faixas para ir para as instalações da Lusoponte (ou o que raio é).

Back