Venda carro a particular

Nobel

Well-known member
Boa tarde.

Tenho um carro à venda em várias plataformas online.

Hoje contactou-me um senhor a dizer que fica com o carro e que vem buscar sexta feira, mas precisa da matrícula para fazer seguro para a viagem.

Como é a primeira vez que faço este tipo de negócio, fiquei na dúvida se é possível fazer um seguro apenas com a matrícula, sendo que o carro está ainda em meu nome.

Fiquei com algum receio que possa haver algum esquema por trás...

Alguém me consegue esclarecer?

Boa tarde.

Tenho um carro à venda em várias plataformas online.

Hoje contactou-me um senhor a dizer que fica com o carro e que vem buscar sexta feira, mas precisa da matrícula para fazer seguro para a viagem.

Como é a primeira vez que faço este tipo de negócio, fiquei na dúvida se é possível fazer um seguro apenas com a matrícula, sendo que o carro está ainda em meu nome.

Fiquei com algum receio que possa haver algum esquema por trás...

Alguém me consegue esclarecer?

Sim, é possível, verifica na "seguropordias". Eu fiz um só com a matrícula e a data da matrícula (e a mesma era espanhola, mas vinha para Portugal), sem problema nenhum.

Já me aconteceu o mesmo e a pessoa vinha do Norte (o carro estava em Lisboa). Eu fiquei com muitas dúvidas que fosse um negócio sério. Praticamente nem negociou o carro e pediu os dados para fazer o seguro. Acabei por dar a matricula (não sei se dei mais algum dado) e o negócio acabou por se realizar sem problemas.

Mas não deve haver esquema, uma vez que o que não faltam aí são anúncios de carros com a matricula totalmente visivel e nem se daria ao trabalho de o contactar si.

Já me aconteceu o mesmo e a pessoa vinha do Norte (o carro estava em Lisboa). Eu fiquei com muitas dúvidas que fosse um negócio sério. Praticamente nem negociou o carro e pediu os dados para fazer o seguro. Acabei por dar a matricula (não sei se dei mais algum dado) e o negócio acabou por se realizar sem problemas.

Mas não deve haver esquema, uma vez que o que não faltam aí são anúncios de carros com a matricula totalmente visivel e nem se daria ao trabalho de o contactar si.
Caso muito semelhante ao meu.

Eu sou do norte e o senhor é de Sintra.

Nem sequer negociou. Simplesmente disse que vinha sexta buscar o carro e combinamos encontrar-nos na loja do cidadão. Diz que paga em dinheiro (cerca de 10k€).

Achei a abordagem algo estranha. Daí ter ficado reticente.

Quer saber a matricula p saber de penhoras e se ja teve sinistros [;)][;)][;)]

E se nem negociou cheira-me a vendedor de stand. Tenho conhecimento q andam a comprar carros a particulares p depois venderem em stand.

Last edited:
Sim, é possível, verifica na "seguropordias". Eu fiz um só com a matrícula e a data da matrícula (e a mesma era espanhola, mas vinha para Portugal), sem problema nenhum.

Também já se usou por cá a "seguropordias", para deslocação de uma viatura. [;)]

É normal, o anormal era não pedir a matrícula, queri dizer que ia embora no carro sem seguro.

Já fiz isso algumas vezes, peço a matrícula, para quando for buscar o carro, ter seguro.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

É normal, o anormal era não pedir a matrícula, queri dizer que ia embora no carro sem seguro.

Já fiz isso algumas vezes, peço a matrícula, para quando for buscar o carro, ter seguro.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

Ou vão embora fiados que vão com o seguro do anterior proprietário... conheço uns quantos que pensavam que era assim.

e em certos casos só conseguem ver sinistros com culpa.

Não só... mesmo os sem culpa. [;)]

Agora se o sinistro não tiver sido comunicado às companhias, aí nada feito... já que não terá qualquer registo/ocorrência. [;)]

Obrigado a todos. [;)]

Fico meio paranóico porque há muitos esquemas, e como nunca vendi ou comprei carros entre particulares, não sei bem quais os precedimentos mais comuns.

Ou vão embora fiados que vão com o seguro do anterior proprietário... conheço uns quantos que pensavam que era assim.

Tenho ideia de já ter lido que o seguro do vendedor está activo até às 24 horas do dia da venda. Não será assim?

Tenho ideia de já ter lido que o seguro do vendedor está activo até às 24 horas do dia da venda. Não será assim?

O seguro está activo sempre até final do dia em questão, mas a partir do momento que é efectivada a venda, o mesmo não cobre o novo proprietário. [;)]

O seguro está activo sempre até final do dia em questão, mas a partir do momento que é efectivada a venda, o mesmo não cobre o novo proprietário. [;)]

Faz todo o sentido que assim seja.

Obrigado pelo esclarecimento.

Back