Venda imobiliaria

Tyntas

Member
Boas, estou a vender um imovel e foi-me sugerido pela imobiliaria que quando for fazer a escritura que a faça com o comprador apenas, como se fosse venda particular. Isto para não ter de pagar o iva da comissão, pagava apenas os 5%.

Sinceramente parece uma boa hipotese, por outro lado tem muita coisa que pode correr mal e dar-me problemas, uma vez que tenho contrato assinado com a imobiliaria.

Dito de outra maneira, é esquema e fuga ao fisco. Os 5% da comissão serão pagos debaixo da mesa, sem papeis. Será bom para ti, é bom para a imobiliária, poderá ser bom para o comprador se baixares o valor do IVA na venda. na verdade estarás (tu e o comprador) a prestar falsas declarações aquando da escritura, uma vez que virá lá referido que não houve intervenção de mediador...

O que me preocupa é o contrato que assinei com a imobiliaria, uma vez que é ilegal fazer negocio particular com um clienta apresentado pela imobiliaria.

Pois....a não ser que antes do contrato-promessa rescindas o contrato de mediação com a imobiliária...

Parece-me que tem tudo para correr bem! Se a imobiliaria me propusesse isso, era logo motivo para rescindir o contrato.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Dito de outra maneira, é esquema e fuga ao fisco. Os 5% da comissão serão pagos debaixo da mesa, sem papeis. Será bom para ti, é bom para a imobiliária, poderá ser bom para o comprador se baixares o valor do IVA na venda. na verdade estarás (tu e o comprador) a prestar falsas declarações aquando da escritura, uma vez que virá lá referido que não houve intervenção de mediador...
Também virá referido que não houve intervenção do padre da paróquia?

Isso nem sequer é bom para ti, porque no IRS podes usar o montante da comissão para abater às mais-valias prediais.

E se alguma coisa correr mal com o negócio, sem recibos não há provas de nada. Tenho um caso meu em que a imobiliária fez ***** (na venda de um terreno não notificou devidamente os vizinhos que têm 'direito de preferência na venda').
Um ano depois da venda, um vizinho que estava no estrangeiro soube da venda e meteu-me a mim e ao comprador em tribunal porque não foi notificado. Felizmente eu tinha comigo o recibo da imobiliário e agora é a imobiliária que vai ter de responder em tribunal e não eu.
Imaginem que eu tinha fugido ao fisco e agora não tinha recibo. Tava bem f*dido!

Cada um é livre de fazer o que quiser, mas depois tem que arcar com possíveis consequências. Dito isto, aquilo que te propuseram era algo que nunca aceitaria. E é simples de explicar porquê: algo que corra mal nesse negócio, estás por tua conta e responsabilidade, e estás a alimentar os sacos azuis. Ajudar outros a fugir ao fisco é algo que não me passa pela cabeça.

Cada um é livre de fazer o que quiser, mas depois tem que arcar com possíveis consequências. Dito isto, aquilo que te propuseram era algo que nunca aceitaria. E é simples de explicar porquê: algo que corra mal nesse negócio, estás por tua conta e responsabilidade, e estás a alimentar os sacos azuis. Ajudar outros a fugir ao fisco é algo que não me passa pela cabeça.

Já dá tanto trabalho fugir, quanto mais ajudar a fugir...J/K[:D]

Back