Vender como particular no eBay

ramess

New member
No eBay sempre existiu 2 formatos de venda . Um como particular e outro como profissional existindo diferenças no formato de facturação e volume claro . No eBay Praticamente não tenho vendido nada, mas pelo que percebo estando registado como particular e não ultrapassando 10 mil euros não tenho de entrar no regime OSS e IOSS onde vendedor tem de emitir facturas. No sistema em que estou o próprio eBay emite a factura e dependendo do país cobra vat ( iva). Mas a emissão das facturas são sempre feitas pelo eBay e repassa assim para o país em questão ( destino) o imposto quando é o caso. Eu precisava era de obter mais informação e saber se os legisladores em Portugal e contabilistas estão a par deste modelo de actividade onde a venda em termos fiscais é feita pela plataforma e não por quem posta item na plataforma. Este formato está activo na Europa para ecommerce desde junho 2021. Pelo que percebo possui um enquadra fiscal próprio para econmerce. Eu facturo muito pouco mas queria estar legalmente minimamente protegido. Tenho hábito de vender lá coisas de relógios muitas vezes usadas e braceletes.

Vou ver se coloco aqui alguns textos que encontrei para ver se interpretam de mesmo jeito. Porque as facturas são emitidas para cliente pelo eBay e a mim enviam mensalmente um pdf com movimentos e valores pagos de vat ( que são retirados a venda).

Ando a ver se falo com um contabilista mas tenho ideia que existe muita falta de informação

Back