Ventoinha não pára

fcpfcp

New member
Boas. Á pouco estacionei o carro á porta de casa e quando desliguei o carro a ventoinha ficou a trabalhar e ainda continua, coisa que nunca aconteceu nem em pleno verão. O que poderá ser?
Faz mal ela ficar a trabalhar, se entretento não se desligar, a noite toda até amanhã ir a uma oficina ?
Obrigado

PS: Opel Astra H 1.3

Quase de certeza que é o relé da ventoinha, que necessita de ser trocado. Cuidado para não ficares sem bateria.

Não sei se tem FAP, mas não desliga.

se não desliga, então deve ser algum sensor ou relé marado, por vias de duvidas desliga a bateria para não descarregar, e amanhã ligas novamente e levas o carro á oficina para verem...

desliga a bateria (terminal negativo).
senão amanhã já não vais conseguir ligar o carro!

Boas. Obrigado a todos pelas dicas. Fui á feuvert,a esta hora e domingo só esta está aberta, ligaram á maquina e a mesma não deu erro. Aconselhou-me a desligar a bateria para não ficar a trabalhar a noite toda, e ir a outra oficina com electricista ou ir diretamente á marca. Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Aconteceu algo parecido no anterior kai-kai lá de casa depois de uma viagem com muito pára-arranca.

Agora o mais curioso: desliguei a bateria (deve ter estado mais de uma hora a bombar) e voltei a ligar e resolveu. Curiosamente nunca mais aconteceu!

Entretanto tinha desligado a bateria, para não ficar a trabalhar a noite toda, e hoje quando voltei a ligá-la, a ventoinha começou logo a bombar. Foi para oficina, mais logo, quando o fôr buscar meto aqui a causa e a "cura".

Liguei agora, e disse-me que possivelmente é a valvula e vai mudá-la, mas sem garantias. Será possivel a valvula dár origem a que a ventoinha não pare ?
Gostei do facto de me ter dito :" Possivelmente será da valvula mas se não fôr o carro como vai fazer 12 anos está na altura de mudá-la " Será assim ? [8b]

Se "a válvula" (nome que no mecânico serve para tudo quanto é sensor e actuador eléctrico) é o termóstato da ventoinha, é muito fácil de testar sem pôr e tirar nada do carro.

Se quando o carro entrou na oficina a ventoinha estava sempre ligada, acho que o diagnostico devia ser fácil caso fosse o relé ou a válvula do radiador.
Acho estranho essa incerteza a não ser que entretanto a ventoinha tenha desligado até chegar à oficina.

seja lá que válvula for, não deve existir em lado nenhum conselho para que se proceda à sua mudança por motivos de velhice

Ainda ha duvidas se devia ou nao desligar a ventoinha? Ainda esteve uma hora a trabalhar? Bem....
saiba que o ventilador tem um grande consumo de corrente e ficava sem bateria, nao tenha duvidas, eu nas filas de transito a noite ate desligo os medios para ajudar a bateria, porque nessa situacao preciso e da energia para arrefecer o motor, no seu caso basta, se estiver acessivel, desligar a ficha do termostato que costuma estar acopolado ao radiador

Ainda ha duvidas se devia ou nao desligar a ventoinha? Ainda esteve uma hora a trabalhar? Bem....
saiba que o ventilador tem um grande consumo de corrente e ficava sem bateria, nao tenha duvidas, eu nas filas de transito a noite ate desligo os medios para ajudar a bateria, porque nessa situacao preciso e da energia para arrefecer o motor, no seu caso basta, se estiver acessivel, desligar a ficha do termostato que costuma estar acopolado ao radiador

boa sorte quando levares com um carro por trás!

boa sorte quando levares com um carro por trás!
Bom, ele disse que desligava os médios, pelo que eu pressuponho que deixe os mínimos ligados. Mas ainda que não tenha luz nenhuma, acho que a probabilidade de levar com um carro por trás nestas condições, é ínfima (ainda que esteja a circular de forma ilegal).

Bom, ele disse que desligava os médios, pelo que eu pressuponho que deixe os mínimos ligados. Mas ainda que não tenha luz nenhuma, acho que a probabilidade de levar com um carro por trás nestas condições, é ínfima (ainda que esteja a circular de forma ilegal).

Parece que estamos a falar linguas diferentes, eu disse NA FILA DE TRANSITO QUANDO ESTOU PARADO, QUE EU SAIBA MINIMOS E PARA MARCAR PRESENCA PARADO, A CIRCULAR E SEMPRE MEDIOS, E QUE EU SAIBA , MNIMOS NAO E LUZES DESLIGADAS, eu aconcelho o meu amigo quando estiver na fila , deixe estar os medios , os limpa vidros o desembaciador deixe estar tudo nao se incomode, ate porque numa fila de transito e in estar a iluminar a matricula do carro da frente

Last edited:
Ainda lhe digo mais , so para acrescentar, se estiver mesmo parado o transito, ate o motor fica off, sou amigo do motor e do ambiente

Last edited:
Bem, segundo o mecanico, foi trocado uma válvula. O que é certo é que agora ao desligar o carro a ventoinha não fica a trabalhar. Só por curiosidade e aproveitando este topico, tendo eu um Astra h e o mesmo não ter o manometro da temperatura, existe forma de vêr a temperatura ? Penso ser através de um menu "escondido", se alguem tiver um carro igual ou souber dizer, agradecia.Obrigado

Back