Ventoinha sempre ligada

celsofcoelho

New member
Boas a todos, a ventoinha que refrigera o radiador do meu ford focus 1.8tddi ano 2000, esta sempre ligada, mesmo neste dias que tem estado um gelo de manha ela arranca logo, o meu carro nem AC tem.

Aqui a uns meses tive um problema que que o oleo misturou na agua derivado a avaria no radiador de oleo.

Acham que tambem derivado a este problema pode estar o sensor da ventoinha avariado?

Se sim, aonde é que este se localiza? Seria o Cilinder Head Temperature (CHT)?

Obrigado

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Por norma o sensor/valvula fica no radiador, em principio podes tentar diagnosticar tirando a ficha, se for daí a ventoinha para.
Caso isso esteja ligado a um tipo de centralina pode ser mais complicado.

Abres o capot e dentro da caixa de fusíveis que esta dentro do compartimento do motor tens um relé grande preto, abana o gajo com força. Se parar podes começar a pensar em trocar. Na tampa tem o símbolo da ventoinha se for mais fácil para identificar.

Enviado do meu ALE-L21 através do Tapatalk

Sim, o rele ja sei qual é, ate o abri, esta como novo, mal o ligo ele atraca e a ventoinha começa logo a trabalhar, se o retirar a ventoinha para. Penso que sera o sensor que esta a fazer o rele atracar e a ventoinha ligar.
A minha duvida é mesmo saber qual é o sensor, se for o Cilinder Head Temperature ja sei qual é, fica mesmo de lado no motor.

O que acho estranho e a minha duvida é que no quadrante marca bem a temperatura.. logo se este sensor estiver avariado tera de haver outro que esta bom

normalmente o sensor que envia informação para o quadrante fica acopulado ao termoestato ou lá perto.
é obvio que varia de carro para carro, mas tenta ver se é esse o teu caso.

Tenho quase a certeza que é este ao lado do motor, so queria que alguém me confirma-se, em todo o caso estive a testar este ao lado do motor com o multimetro e nem sequer mede os ohms.. dos cabos chegam 6v, portando deduzo que seja mesmo este sensor avariado correto?

O que me mete mais confusão é como é que no quadrante marca bem a temperatura..

Voltar
Superior