Via verde amarelada...

riki

New member
Oi ppl...

Venho pedir vos a ajuda para algo k n consigo compreender. Desde há alguns meses que sempre k passo na via verde n me dá o semaforo verde e o respectivo valor, aparece me o semaforo amarelo, tenho td em dia e o identificador está no mesmo sitio! K se estará a passar???

Certamente é a pilha que "foi-se à vida", daí dar o amarelo.

Terás de ir a um loja da Brisa para trocar a pilha.

Abraços

Vê lá se tens €€€ na conta....

agora a serio vais a brisa pk a pilha já deve estar nas couves

se fores da margem sul é nas covas de coina

Que eu conheca, 3 hipoteses:

- Não tens dinheiro na conta;
- Mudaste de cartão multibanco: (E ainda não associaste ao novo)
- A bateria do identificador acabou;

citação:Originalmente colocada por Saul Farelo

A minha tanto dá verde como da amarelo... Vou andando, os senhores logo se queixam...

Same here... Andou um ano quase sempre a dar amarelo. Agora anda prai há dois anos a dar sempre verde..

Eles nunca se esquecem de descontar o dinheiro certo, nem se queixam, por isso, para mim amarelo ou verde, tanto faz..

Para os mais distraidos</u>

"Os concessionários de auto-estradas e pontes podem multar os condutores que não paguem portagem. As empresas estarão equipadas com um sistema informático que permite levantar autos de contra-ordenação, ao abrigo de uma lei publicada em Julho e que, através de despacho, entrou em vigor no início desta semana.

Os infractores também podem ser obrigados a identificar-se perante os portageiros, que passam a ser agentes de fiscalização e que podem solicitar a intervenção da GNR sempre que necessário. Por exemplo, quando não for possível identificar o condutor, as concessionárias podem solicitar, com base na matrícula dos veículos, a identificação do proprietário à GNR.

Via Verde

Caso tenha Via Verde, a lei prevê que passar na portagem sem o dispositivo electrónico, não o ter colocado no vidro ou não ter saldo bancário são contra-ordenações sujeitas a multa.

Fonte da Direcção-Geral de Viação explicou ao PortugalDiário que esta nova lei vem tornar o processo mais «célere», mas afirmou que o condutor pode fazer a sua defesa e reclamar junto dos concessionários, alegando que o não pagamento da portagem poderá ter ficado a dever-se a uma deficiência do dispositivo.

Pagamento manual

No caso de pagamento de portagem manual, o não pagamento de qualquer taxa obrigatória pelo uso de auto-estrada ou ponte, a passagem em via de barreira sem paragem ou o não pagamento do montante correspondente ao dobro do valor máximo cobrável sempre que o utente se apresente na portagem sem título válido são também motivos para multa.

Multas

As contra-ordenações previstas são punidas com coima de valor mínimo correspondente a 10 vezes o valor da respectiva taxa de portagem, mas nunca inferior a 25 euros, e de valor máximo correspondente a 50 vezes o valor da referida taxa.

Sempre que não for possível identificar o condutor do veículo, é notificado o titular do documento de identificação da viatura para que este, no prazo de 15 dias úteis, proceda à sua identificação. O titular do documento deve proceder à identificação do condutor, salvo se provar a utilização abusiva do veículo. Caso tal não aconteça, é responsável pelo pagamento das coimas e taxas de portagem em dívida o proprietário.

Depois de receber a notificação em casa, a lei prevê o pagamento voluntário no prazo de 15 dias, permitindo liquidar metade da multa aplicada e a taxa de portagem em dívida. Mas, caso o condutor ou o proprietário não aproveitem esta possibilidade, o processo é enviado para a Direcção-Geral de Viação e decorre como as outras contra-ordenação emitidas pela PSP e GNR.

Ao PortugalDiário, o major Lourenço da Silva explicou que até agora o concessionário solicitava a propriedade do veículo infractor e depois remetia uma carta para o proprietário para que este corrijisse o montante em devida.

Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias das Auto-Estradas e Pontes com Portagens avançou ao PortugalDiário que está a ser estabelecido um protocolo com Direcção-Geral de Registo e Notoriado para aceder aos dados do veículo infractor.

Ao que o PDiário apurou, antes da criação desta lei, o condutor tinha uma «segunda oportunidade», podendo apenas pagar a taxa de portagem. Agora, a este pagamento, acresce a existência de uma multa: além da taxa de portagem, há ainda uma coima por não ter pago o montante na altura devida.

As empresas que passam a multar os infractores são a Brisa, Lusoponte, Auto-Estradas do Atlântico, AENOR e Brisal."

A minha via verde, por vezes também dá amarelo, embora na maioria das vezes dá verde. Acho que da pilha não deve ser, o aparelho ainda é muito recente e de falta de dinheiro na conta também não é.

Acho que, a manter-se estas situações a brisa manda uma carta para se dirigir a uma das suas lojas para verificar a situação.

Um abraço, by Filas

citação:Originalmente colocada por fililipe

Que eu conheca, 3 hipoteses:

1 - Não tens dinheiro na conta;
2 - Mudaste de cartão multibanco: (E ainda não associaste ao novo)
3 - A bateria do identificador acabou;

Não é comigo mas já agora respondo às 3:

1- Eles debitam na mesma a menos que a conta esteja cancelada.
2- Já mudei várias vezes de cartão multibanco e nunca associei i novo. Só fiz isso uma vez no inicio.
3- A bateria da via verde do meu Focus de 1999 é de ... Junho de 2000. Nunca mudei.
:)

citação:Originalmente colocada por maap

Vê lá se tens €€€ na conta....

agora a serio vais a brisa pk a pilha já deve estar nas couves

se fores da margem sul é nas covas de coina

rectificação: a loja de coina fechou e funciona agora na área de serviço de Palmela sentido sul-norte.

A verdade é essa, já lhe deu para andar a piscar o amarelo, assim como logo a seguir deu verde durante bastante tempo, mas agora, de há um mês para cá dá me só o amarelo... Vinha hj atrás de um camião na ae e ao passar na via verde, tanto ele como eu deu amarelo!!

Kt a falta de dinheiro n é por aí esta conta tem sempre aerios, tb pensei k pudesse ser a pilha, a vdd é k ela foi mudada praí há um ano e antes disso tinha via verde há 6 anos e nnc tinha sido mudada a pilha...

N interessa, os sôtores da brisa tendo problemas, avisem...

Abraços e obg plos esclareciemntos

citação:Originalmente colocada por riki

A verdade é essa, já lhe deu para andar a piscar o amarelo, assim como logo a seguir deu verde durante bastante tempo, mas agora, de há um mês para cá dá me só o amarelo... Vinha hj atrás de um camião na ae e ao passar na via verde, tanto ele como eu deu amarelo!!

Kt a falta de dinheiro n é por aí esta conta tem sempre aerios, tb pensei k pudesse ser a pilha, a vdd é k ela foi mudada praí há um ano e antes disso tinha via verde há 6 anos e nnc tinha sido mudada a pilha...

N interessa, os sôtores da brisa tendo problemas, avisem...

Abraços e obg plos esclareciemntos

Mesmo assim acho que não fazia mal nenhum ligares para lá a averiguar o que se passa...

é que se houver problemas o aviso pode chegar sob a forma de multa e depois mesmo que não a pagues terás muito mais trabalho na contra-argumentação

Telefona para a Via Verde e pergunta, não custa nada e em princípio dizem-te logo o que é.

Quando aderi, o meu identificador ora dava verde ora dava amarelo; liguei e disseram-me para verificar a colocação (!)... continuou na mesma, e eu deixei andar, a ver no que dava.

Até que recebi uma carta, a dar conta que devia dirigir-me a uma loja porque as passagens não estavam a ser registadas e que isso estava a ser-me transmitido pelo sinal amarelo quando passava na portagem; deram-me 8 dias e caso não o fizesse passaria a ser multado como se não tivesse identificador.

Como não podia ir lá pedi à minha namorada - resultado: um identificador novo (?) já tinha a pilha gasta!!!

Entretanto andou bem uns tempos, até que há pouco voltou a dar amarelo - telefonei e disseram-me que havia um problema com o débito dos valores, que o banco não estava a autorizar; estranhei, mas depois lá perguntaram se tinha mudado de cartão MB... afirmativo, fiz nova associação et voilá. Até hoje.

um conselho p os vossos bolsos... só liguem à factura detalhada da via verde e à eventual carta p trocarem a bateria...entretanto aproveitem as borlas... qd dá amarelo quase sempre só cobram o mínimo pois é porque não registou a entrada..

Estranho... desde o inicio do mês que fiquei com o cartão associado invalido, sem razão para tal acontecer! Curiosamente tb depois do anuncio da cedência de autoridade para as concessionárias multarem os infractores....

citação:Originalmente colocada por Omega
2- Já mudei várias vezes de cartão multibanco e nunca associei i novo. Só fiz isso uma vez no inicio.

Boas

Em relação a isto foste tu que mudas-te ou foi o banco que renovou o cartão? Porque isso são duas coisas distintas, da mesma forma que quando o banco renova o cartão o código continua o mesmo isso vale para ordens de pagamento associadas, se cancelares o cartão e pedires outro então tens que associar o novo cartão.

Abraço

Edit: - A duração da bateria está mais ligado ao uso que se tem da via verde

Voltar
Superior