Viagem a Madrid de carro

cabg

Well-known member
Tenho uma viagem marcada à Madrid para o último fim de semana de Março, estávamos para ir de carro, cerca de 500km, o hotel é na zona central e aqui começa o problema.

Parece que naquela zona só podem circular veículos amigos do ambiente, elétricos e híbridos, a minha questão é se alguém já se deslocou a Madrid de carro e como fez, se é possível deixar o carro em algum parque fora dessa zona (há relatos na net de portugueses que deixaram o carro em alguns desses parques e passado algumas semanas receberam multas em casa).
Obrigado desde já.

Last edited:
É este o veículo escolhido para a viagem?
cfc8f2c4a581ab698e3b0fd872bf5e5b.jpg

Tenho uma viagem marcada à Madeira para o último fim de semana de Março, estávamos para ir de carro, cerca de 500km, o hotel é na zona central e aqui começa o problema.

Parece que naquela zona só podem circular veículos amigos do ambiente, elétricos e híbridos, a minha questão é se alguém já se deslocou a Madrid de carro e como fez, se é possível deixar o carro em algum parque fora dessa zona (há relatos na net de portugueses que deixaram o carro em alguns desses parques e passado algumas semanas receberam multas em casa).
Obrigado desde já.
Não tenho experiência em concreto nessa situação, mas se instalares o Waze, ele deve avisar.

Pelo menos, na Suíça quando aluguei lá carro, o Waze avisa quando era para entrar em autoestradas onde era preciso distico.

Quando lá estive andei sempre pelas zonas todas (excepto as que tinham mecos que precisavas de chave/código) e nunca tive problema.
Normalmente isso acontecia para aceder aos parques que ficavam nas zonas residenciais do centro.
Isto vários anos.
Mas já la não vou há 4 ou 5 anos

Eu tenho ideia que os hóspedes de hotéis estão isentos. É melhor contactar o hotel para esclarecer essa dúvida.

Eu tenho ideia que os hóspedes de hotéis estão isentos. É melhor contactar o hotel para esclarecer essa dúvida.
O hotel não tem resposta, dizem que mesmo a pagar, não conseguem garantir que tem lugar disponível nesse dia.

Já levei multa em madrid com uma referência a um treta qualquer ambiental. Isto no centro da cidade.

Estava o carro estacionado em lugar público na rua e com a multa em cima. Na mesma rua estavam muitos outros carros, muitos latas velhas, e sem multa em cima. Até hoje não percebi o motivo, a não ser a matrícula ser portuguesa...

Mas até hoje nunca apareceu nada em casa...

Estive lá em Abril do ano passado, entrei na Calle de O'Donnel, e até à data, não recebi qualquer multa.

Fui directo ao hotel que ficava nessa artéria e estacionei no parque do dito.

O hotel não tem resposta, dizem que mesmo a pagar, não conseguem garantir que tem lugar disponível nesse dia.
São 2 assuntos diferentes!

Um é o lugar de estacionamento em si, outro é o acesso ao hotel se ficar dentro do perímetro Madrid Central.

Primeiro tens de perguntar ao hotel se uma viatura estrangeira pode aceder ao hotel sem ser multado.

Depois podes também perguntar para o email que escrevi se uma viatura estrangeira pode aceder aos parques de estacionamento públicos dentro da Madrid Central.

São 2 assuntos diferentes!

Um é o lugar de estacionamento em si, outro é o acesso ao hotel se ficar dentro do perímetro Madrid Central.

Primeiro tens de perguntar ao hotel se uma viatura estrangeira pode aceder ao hotel sem ser multado.

Depois podes também perguntar para o email que escrevi se uma viatura estrangeira pode aceder aos parques de estacionamento públicos dentro da Madrid Central.
Vou questionar isso, obrigado.

O melhor não seria tentar perguntar a uma entidade oficial do que no hotel? Tipo algum serviço da câmara, ou do turismo? Apesar de diferente, tive uma situação semelhante na Bélgica, o hotel ficava numa “green zone” e o carro tinha matrícula francesa. Nem a Europcar ou o hotel ajudaram muito mas, até q foi fácil depois de contactar uns serviços qq de Ghent… tive q preencher um formulário online com os dados do carro.

Em 2019 estive nessa situação e bastou dar a matrícula ao hotel, que a comunica a uma central de gestão de trânsito, podendo circular na zona restrita sem problemas.

Mas, sem ter a certeza, ouvi dizer que o novo alcaide de Madrid já revogou essa limitação de circulação.

Estive lá em dezembro e andei de carro em todo o lado. Apesar de ser altura do Natal, não tive problemas para estacionar no parque subterrâneo que fica sob a Plaza Mayor. O mesmo aconteceu no Parque del Retiro ou no Museu do Prado.

Estive no chat Ayuntamiento de Madrid e mandaram-me falar com o hotel, liguei de novo e hoje atendeu uma pessoa mais prestável e disse que posso estacionar no parque da praça de Espanha.

Fica fora do limite de Madrid central.

Já andei por la várias vezes
escolho sempre parque pago onde deixo o carro o fim de semana todo
mas mais importante se vais a Madrid arranja um tempo para dar um salto a toledo

Nos últimos 5 anos devo ter ido a Madrid pelo menos umas 7-8 vezes de carro, estacionei em diversos parques e nunca tive nenhum tipo de problema.

Não sei o que consideras "zona central", porque isso é um conceito um pouco vago, mas por exemplo em toda aquela zona próxima da Gran Via / Plaza Mayor / Museu do Prado, estaciono sempre nos parques, e correu tudo sempre bem.

Nunca tinha ouvido falar da questão ambiental, isso para mim é uma surpresa. Andei sempre por todo lado sem considerar nada disso, e ou tive mesmo muita sorte de não ser apanhado, ou então os lugares onde estacionei não estavam abrangidos, o que acho quase impossível, pois estacionei em diversos parques diferentes nessa zona com mais trânsito.

Na rua nunca estacionei, até porque nunca percebi como funciona, nem tive paciência de pesquisar.

P.S: Os parques em Madrid são caros, mas não exageradamente caros. Estão em um nível "Caro mas aceitável" 😄

Back