[Estradas] Viagem entre Lisboa - Castelo Branco

Flames

New member
Boa noite pessoal,

No próximo mês de Janeiro terei que fazer uma viagem de carro entre Lisboa (Camarate) e Castelo Branco. Dado que não estou habituado a conduzir em Portugal Continental e visto que será a primeira vez que irei fazer um percurso entre estes dois locais, o que me recomendam? Ir pela A1+A23 ou optar pelas Nacionais? Pelo que vejo ao ir pela A1+A23 poderei poupar uns 30 minutos de viagem, tendo por outro lado que pagar portagens. A opção de ir pelas nacionais acarreta para mim um risco que se prende com o facto de conhecer parcamente a zona centro do país e de ser um percurso mais demorado.

Já agora, qual o site mais fiável para me fornecer a descrição pormenorizada do trajecto? Via Michelin ou Google Maps? No Via Michelin fala-me em 17€ de portagens, este valor está certo?

Muito obrigado desde já e boas festas para todos vós ;)

Por conhecer o trajeto "como a palma das mãos" acho que te posso ajudar.

Primeiro que tudo, fazendo o trajeto por fora diferença de tempo não é de meia hora, nem perto! Diria mais hora e meia ou coisa parecida!

Por outro lado, nestes dias, o trânsito será intenso em quase todo o lado, tal como a prevenção (que também pode ser caça à multa).

Se não conheces, vai pelo mais simples: entras na A1 logo ali ao pé de Sacavém e sais para a A23 na saída de Torres Novas, entrando diretamente na A23 até Castelo Branco sendo que aí usas a saída que te der mais jeito.

Lembro que na A1 as portagens têm portageiros, mas na A23 apenas pórticos de cobrança automática pelo que a Via Verde se torna muito útil ou terás que ir aos correios depois da viagem para pagar e levas com uma "taxinha"...

Cuidado ainda com os excessos de velocidade porque há controlos de velocidade e é quase garantido que vais passar por algum.

Boa viagem e vai nas calmas, se possível evita viajar nas horas de mais aperto que o tráfego vai ser intenso!

PS: o valor das portagens deve ser esse mesmo. Caso pretendas ir por fora poupas em portagens, mas perdes no resto e convém teres gps porque a viagem é longa e com estradas e estradinhas, mas se fosses um nostálgico diria para o fazeres...

PS2: sendo açoriano e estando habituado a distâncias mais curtas esta viagem vai-te parecer uma eternidade, mas faz-se bem, o piso é bom e a paisagem pouco monótona...

Primeiro que tudo, fazendo o trajeto por fora diferença de tempo não é de meia hora, nem perto! Diria mais hora e meia ou coisa parecida!

Por outro lado, nestes dias, o trânsito será intenso em quase todo o lado, tal como a prevenção (que também pode ser caça à multa).

Se não conheces, vai pelo mais simples: entras na A1 logo ali ao pé de Sacavém e sais para a A23 na saída de Torres Novas, entrando diretamente na A23 até Castelo Branco sendo que aí usas a saída que te der mais jeito.

Lembro que na A1 as portagens têm portageiros, mas na A23 apenas pórticos de cobrança automática pelo que a Via Verde se torna muito útil ou terás que ir aos correios depois da viagem para pagar e levas com uma "taxinha"...

Cuidado ainda com os excessos de velocidade porque há controlos de velocidade e é quase garantido que vais passar por algum.

Boa viagem e vai nas calmas, se possível evita viajar nas horas de mais aperto que o tráfego vai ser intenso!

PS: o valor das portagens deve ser esse mesmo. Caso pretendas ir por fora poupas em portagens, mas perdes no resto e convém teres gps porque a viagem é longa e com estradas e estradinhas, mas se fosses um nostálgico diria para o fazeres...

PS2: sendo açoriano e estando habituado a distâncias mais curtas esta viagem vai-te parecer uma eternidade, mas faz-se bem, o piso é bom e a paisagem pouco monótona...

Vou com alguma frequência à Guarda e subscrevo este post. A única exceção a isto poderá ser saíres no Fratel e seguires por aí até Castelo Branco. A partir daí, a estrada já é boa e talvez te permita poupar uns 3 ou 4€. Até lá, encontrarás alguns sítios com a estrada degradada e em más condições, além de que, como já foi dito, é uma época com muito trânsito. Outra coisa, é que são zonas frias, onde frequentemente se forma gelo (muito perigoso!) e nevoeiro denso, embora a esta última, qualquer bom açoriano já está mais que habituado. [;)]

Pela nacional se fores em modo passeio tens: Alcochete, Coruche, Santa Justa, Montargil, Ponte Sôr (virar à esquerda para Gavião), Niza, Vila Velha de Rodão, Castelo Branco

Muito obrigado pelas explicações. Efectivamente não estou habituado a conduzir essas distâncias, pelo que agradeço as dicas que me deste. Duas dúvidas: Na Via Michelin aparecem lá uma série de pórticos em km's diferentes, é mesmo assim? Pensava que tinhas um no final da auto-estrada e pronto (perdoem-me a ignorância). Outra coisa, nos pórticos com portageiros é possível pagar com cartão multibanco correcto?

Se vais com tempo, tb recomendo saída no Fratel e seguir na nacional até Castelo Branco. Poupas 4 ou 5 Euros mas a estrada é razoavelmente boa.

Muito obrigado pelas explicações. Efectivamente não estou habituado a conduzir essas distâncias, pelo que agradeço as dicas que me deste. Duas dúvidas: Na Via Michelin aparecem lá uma série de pórticos em km's diferentes, é mesmo assim? Pensava que tinhas um no final da auto-estrada e pronto (perdoem-me a ignorância). Outra coisa, nos pórticos com portageiros é possível pagar com cartão multibanco correcto?

Sim, é mesmo assim. De vez em quando aparece um, com o valor a pagar conforme a classe do veículo assinalado antes. O pórtico tem um leitor de matrículas. Quanto tens VV, ele debita na mesma. Quando não tens, depois de passar, tens que ir aos CTT pagar. Vê aqui como funciona: https://www.ctt.pt/financas-e-pagamentos/portagens/apresentacao/pagamento-de-portagens.html

Os pórticos são assim:

ng1380529.jpg

Não fazia a mínima ideia de que isso funcionava dessa forma. Ao fim de quanto tempo me posso deslocar aos CTT's para pagar? Pode ser logo no dia seguinte por ex?

Não pode ser no dia seguinte. Acho que apenas a partir do 2º dia útil após a passagem e até 5 dias depois...se não me engano

Se vens com tempo contado, e não te apetece aventuras, não hesites em fazer A1 - A23. E como já vários aconselharam, sais em Fratel e tens o antigo IP2 até Castelo Branco. É pacifico e poupas um pouco menos de 4€.

Se queres turismo, e as viagens vão ser durante a semana, tens os roteiros turísticos:
- o Já referido entrando por Alcochete, Ponte de sor, Nisa, CB
- LX - Santarém - Alemirim - Chamusca - Constância - Abrantes - Gavião - Nisa - CB
- etc

Ele vai só em janeiro, não é agora. Se for com calma ainda poupa alguma coisa, mas como não conhece a zona, não tem via verde e são alguns kms, aconselho a ir pela AE.

Faço esse percurso pelo menos duas vezes por semana e se não fores numa de descontração e muita paciência aconselho a que vás por AE, vais pagar 6 euros e pouco na A1 e depois pouco mais de 9 euros pela A23 mas poupas sempre pelo menos 45 minutos e muitas chatices com gajos a ultrapassarem á queima, radares escondidos, nevoeiro, camiões tipo comboio colados uns aos outros, etc.
Eu vou sempre por dentro porque vou em trabalho e o que poupo nas portagens de ida e volta é praticamente o valor de um dia de trabalho mas quando tenho entregas com tempo marcado e tenho que ir pela AE vejo bem a diferença e o descanso que é este percurso por auto estrada.
Além do risco de acidente ser muito menor.

Vou seguir por AE, está mais do que decidido. Obrigado a todos pelas dicas e conselhos! Se necessitar de mais alguma coisa apito.

Back