Viatura de serviço

Isso é irregularidade fiscal. Se usas o carro para serviço pessoal é rendimento em espécie.

Mas com declaração a coisa passa. Penso que só se forem de alguma brigada fiscal é que podem implicar.

Eu mudei de emprego em 2010, altura em que deixei de ter o carro. Será que era assim nesse ano? Questão meramente académica, pois já prescreveu.
Estou de acordo e o conselho é bom, mas …

é melhor não perguntar ao patrão/chefe como proceder no caso de ir para os copos com o carro da empresa … [:D][:D]

Pergunta "imaginemos que eu fico mal disposto, perco uma lente de contacto,..."

questão: estas implicações fiscais aplicam-se de igual foram se o carro for da própria empresa, ou se for um serviço de renting? Num serviço de renting, estás a pagar por um serviço, pelo que me parece que deve haver diferenças, ou não?

Era o que eu ia dizer.
Na realidade , do ponto de vista fiscal a coisa fica mais ou menos equilibrada.

Eu não conheço ninguém que declare viaturas de serviço IRS nem tão pouco sei onde é que se deve declarar. Mas gostaria de saber.

Eu declaro. Não porque queira mas porque é assim automaticamente, é englobado como rendimento.

questão: estas implicações fiscais aplicam-se de igual foram se o carro for da própria empresa, ou se for um serviço de renting? Num serviço de renting, estás a pagar por um serviço, pelo que me parece que deve haver diferenças, ou não?

Não faz diferença. É uma despesa que a empresa tem para uma viatura.

A questão fiscal é saber se o uso dessa viatura é para actividade produtiva da empresa ou se é para uso pessoal/particular do trabalhador.

Imagina que tens uma viatura não declarada com rendimento e que usas só para serviço pessoal. Uma inspecção tributária poderá pedir evidências do uso em trabalho, e daí das duas uma, ou tens mapas de kms, guias de transportes, etc e tal, ou então as finanças interpretam que a viatura não serve a empresa e está apenas a servir o trabalhador = uso pessoal não declarado.

Não esquecer que ao declarar a viatura como rendimento (de passageiros), também isenta de tributação autónoma, pelo que poderá compensar ter as coisas regularizadas e andar tranquilo.

E se fôr um detective particular?
Quais são os meios de prova que usa para comprovar o uso como profissional e não particular?

Neste "filme", normalmente, o papel de detective é para o fiscal das finanças ... a menos que o propriamente dito o tenha fotografado numa situação comprometedora ... [:)]

Neste "filme", normalmente, o papel de detective é para o fiscal das finanças ... a menos que o propriamente dito o tenha fotografado numa situação comprometedora ... [:)]

Alguns fiscais da AT chegam ao ponto de calcular médias de consumo dos carros, só para perceber se não anda ali demasiado combustível a ser deduzido...[:D]

Estou de acordo e o conselho é bom, mas …

é melhor não perguntar ao patrão/chefe como proceder no caso de ir para os copos com o carro da empresa … [:D][:D]

Pode perfeitamente acontecer!

Dou um exemplo real e próximo:

Como bem sabem, fazem-se muitos negócios à volta de uma boa refeição, uma jantarada com uns copos...

A pessoa em causa fechou negócio com um importador que veio cá de propósito a Portugal ((segundo ele, a conta do jantar foi salgadíssima), mas estamos a falar de muito dinheiro...

Depois de ir levar o estrangeiro ao hotel, acabou por ter um pequeno despiste às tantas da matina (nada de especial) a caminho de casa e contou a história ao patrão que lhe disse:

- Não te preocupes com isso! Com o negócio que fechaste vais ter um carro bem melhor a partir de agora!

Ou seja, uso total é isso mesmo! Já tive e era (quase) sem restrições. Bons tempos, mas era um presente envenenado! Eu tinha era menos 25 anos que agora...

Última edição:
Voltar
Superior