[Mercado] Viatura Segmento C - Gasolina

tiagomaia

Well-known member
Boa tarde caros colegas e amigos da web,

Alguem me consegue ajudar a listar quais os motores a gasolina de 4 cilindros que atualmente estão à venda no nosso mercado nos segmentos C?
Boas Tiago.

Não estou propriamente por dentro dos motores a gasolina actuais, mas assim de repente lembro-me do 1.3 do Megane, que também equipa o Classe A, acho que o 1.5 tsi do A3 e Golf também são de 4 cilindros. E haverá certamente outros...

Alguma razão específica para não quereres 3 cilindros?

Boa tarde caros colegas e amigos da web,

Alguem me consegue ajudar a listar quais os motores a gasolina de 4 cilindros que atualmente estão à venda no nosso mercado nos segmentos C?
Mas queres um motor ou queres um automóvel de segmento C?
Se for um automóvel e porque não preencheres o formulário?

Um exemplo Fiat tipo 1.4 95 cavalos (só usado agora).
Ou o 1.5 firefly hybrid que pode ser comprado novo!

Last edited:
Boas Tiago.

Não estou propriamente por dentro dos motores a gasolina actuais, mas assim de repente lembro-me do 1.3 do Megane, que também equipa o Classe A, acho que o 1.5 tsi do A3 e Golf também são de 4 cilindros. E haverá certamente outros...

Alguma razão específica para não quereres 3 cilindros?
Sonoridade. Não consigo lidar com eles.
Ando regularmente num tce e só se não puder evitar é que entra um lá em casa.

Julgo que te estarás a referir a motores com menos de 2000cc, não?

Se for esse o caso, além dos já referidos, tens os motores japoneses: assim de repente estou a lembrar-me dos 1.2 T e o 1.8 HEV (Hibrido), ambos da Toyota, 1.5 VTEC (Honda), 1.5 Skyactive (Mazda), 1.2 e 1,5 Dualjet (Suzuki), 1.4 Boosterjet (Suzuki). Nem todos estão disponíveis em carros do segmento C: na Mazda, cá em Portugal, o 1.5 Skyactive apenas se encontra disponível no segmento B, Mazda 2; na Suzuki só tens a alternativa SUV-C, no Vitara, que existe com o 1.5 Dualjet ou com o 1.4 BoosterJet.

Na Peugeot também existe o 1.6T (híbrido), no 308.

Last edited:

Se quiseres um 3 cilindros:

Tens o Ford 1.0 ecoboost , um dos 3 cilindros mais premiados e bastante económico - equipa o Focus e o Puma (este ultimo é o da minha mulher, é muito bom mas em versão híbrido, e não faz barulho nenhum).

Se quiseres um 3 cilindros:

Tens o Ford 1.0 ecoboost , um dos 3 cilindros mais premiados e bastante económico - equipa o Focus e o Puma (este ultimo é o da minha mulher, é muito bom mas em versão híbrido, e não faz barulho nenhum).

Chegou a estar (e ainda está em alguns casos) em outros modelos, como e por exemplo Mondeo, B-Max, C-Max, Fiesta, Ecosport, Transit/Tourneo Courrier ou ainda a Transit

Last edited:

Para mim não é nada estranho, também tenho tido como requisito evitar os motores abaixo dos 4 cilindros, para carros de segmento C ou mesmo acima...
Contudo, mesmo não gostando da sonoridade, acho que não teria tantos problemas se fosse um citadino ou utilitário.

Como já foi dito, acho que as alternativas passam, de momento, pelo bloco 1.3 turbo utilizado pela Renault, Nissan e Mercedes ou pelo bloco 1.5 do grupo VW. A Mazda julgo que usa um bloco 2.0, não sei se pode entrar nas contas.

Ainda te ajudo de outra forma.
Escolhe um destes segmento C com 4 cilindros:

VAG: Golf R ou Cupra R
Focus RS
Civic Type-R
AMG A45 4M

[kiss] [;)]

Edit: em relação aos 3 cilindros, já andaste num 1.6T da Toyota? 272 hp no Yaris GRMN & 304 hp no Corolla. A sonoridade é deveras interessante [:cool:]

Last edited:
Ainda te ajudo de outra forma.
Escolhe um destes segmento C com 4 cilindros:

VAG: Golf R ou Cupra R
Focus RS
Civic Type-R
AMG A45 4M

[kiss] [;)]

Edit: em relação aos 3 cilindros, já andaste num 1.6T da Toyota? 272 hp no Yaris GRMN & 304 hp no Corolla. A sonoridade é deveras interessante [:cool:]
Ficava satisfeito com qualquer um desses, mas fizeram-me bonito em vez de rico.

Tenho alguma curiosidade com os toyota e honda. Sempre primaram pela diferença.
Algo, de facto a investigar.

Back