Vibração do volante em mau piso

LuisMiguelC

New member
Boas!

Como alguns saberão, tenho um Alfa 146 Junior de 1998. Desde que comprei o carro, há ano e meio, noto que o volante vibra muito em mau piso (paralelos, remendos, juntas de dilatação até). Este é um problema que já notava no 155 TS que tive.

Fica a lista das operações efectuadas relacionadas com a direcção:

- braços de suspensão novos;
- pendurais da barra estabilizadora novos;
- jantes desempenadas e equilibradas.

Os amortecedores passaram na inspecção, há 1500Km, com 90% à frente e 80% atrás. A direcção não tem folga nenhuma (as rodas respondem prontamente ao mínimo movimento do volante).

Há duas coisas que falta fazer, mas que desconfio que não vão fazer diferença para esta questão:
- alinhar a direcção
- trocar rolamentos do topo dos amortecedores.

Que é que acham que poderá ser mais?

Obrigado a todos!
Luís

não será mesmo uma caractristica do modelo em questão?? pois a taragem da suspenção será relativamente dura e as vibrações do piso sentem-se mais no volante??
estou a falar de cor,mas tenta ver noutro 146 se sucede o mesmo

não será mesmo uma caractristica do modelo em questão?? pois a taragem da suspenção será relativamente dura e as vibrações do piso sentem-se mais no volante??
estou a falar de cor,mas tenta ver noutro 146 se sucede o mesmo

Lá que ele é duro como tudo em relação ao que estou habituado, lá isso é. Comparado com os Puntos cá de casa (I e II), é um bocado tábua.

Eu antes deste 146 Junior tive um 146 Boxer Image e esse tinha uma suspensão até bastante confortável. E, pasme-se, o volante vibrava pouco. Mas nesse carro eu mandei alinhar a direcção pouco tempo depois de o ter comprado.

Lá que ele é duro como tudo em relação ao que estou habituado, lá isso é. Comparado com os Puntos cá de casa (I e II), é um bocado tábua.

Eu antes deste 146 Junior tive um 146 Boxer Image e esse tinha uma suspensão até bastante confortável. E, pasme-se, o volante vibrava pouco. Mas nesse carro eu mandei alinhar a direcção pouco tempo depois de o ter comprado.

o que podes fazer também é ver se há alguma folga nos terminais de direcção que passem essa vibração para o volante,vê se as borrachas das rotulas dos terminais da direcção não estão rotas ou com rachas

o que podes fazer também é ver se há alguma folga nos terminais de direcção que passem essa vibração para o volante,vê se as borrachas das rotulas dos terminais da direcção não estão rotas ou com rachas

Esses terminais foram desencaixados para trocar os triângulos e pendurais (há 1 mês e 300Km atrás) e estava tudo em condições..

Alinhar a direcção... num sítio onde alinhem mesmo, a maioria das casas só desalinha!:sh)

Também tenho essa noção, mas não sei bem onde o fazer aqui na zona de Torres Novas. Só se for na marca. Julgo que custa 30€ o alinhamento.

(o Boxer foi alinhado na Norauto e nunca gostei muito do resultado)

Também tenho essa noção, mas não sei bem onde o fazer aqui na zona de Torres Novas. Só se for na marca. Julgo que custa 30€ o alinhamento.

(o Boxer foi alinhado na Norauto e nunca gostei muito do resultado)

Procura sítios onde tenham máquinas da HUNTER ou onde alinhem jipes, alinhar jipes implica alinhar as 4 rodas e "normalmente" só uma pessoa especializada é que o consegue fazer decentemente.

Também já me lembrei disso, mas tendo em conta que o 147 também tem a direcção muito directa e o volante nem mexia em mau piso, não me parece ser daí..

Olha que a definição de mau piso para um, pode não ser para outro.
Quase de certeza que o 147 tem pneus mais largos que o 146. Como tal, é natural
que a estrada pareça menos irregular em carros com pneus mais largos.

Seja como for:
- O que consideras piso irregular?
- O que consideras vibração a mais que o normal?

E já agora.
- A direcção tem folga?
É que é suposto não ter folga nenhuma (com o carro parado e motor desligado, o
volante não deve mexer).

Olha que a definição de mau piso para um, pode não ser para outro.
Quase de certeza que o 147 tem pneus mais largos que o 146. Como tal, é natural
que a estrada pareça menos irregular em carros com pneus mais largos.

Seja como for:
- O que consideras piso irregular?
- O que consideras vibração a mais que o normal?

E já agora.
- A direcção tem folga?
É que é suposto não ter folga nenhuma (com o carro parado e motor desligado, o
volante não deve mexer).

Eu ia no 147 e naquele piso, o volante do meu vibraria bastante!

Por piso irregular considero passar em vias de empedrado, por exemplo. Um caso em que notei vibração a mais que o normal foi quando foi à inspecção e esteve no teste dos amortecedores. O volante vibrou do tal forma que o aro mal se via...

O volante mexe um pouco (0.5cm para cada lado) com o motor desligado, mas as rodas correspondem ao movimento..

Última edição:
A única explicação que encontro para o que descreves na IPO, é o volante
não estar trancado.

Fui agora verificar e o volante estava trancado. Até experimentei pô-lo todo para cima, ou todo para baixo e não fez diferença. Noto apenas que no fim do volante estar trancado, se eu fizer força para cima, consigo elevá-lo 1 ou 2mm. A seguir fui experimentar no Punto cá de casa e acontece o mesmo, apesar de nesse a direcção não vibrar tanto, pelo que deve ser mesmo assim.
Tenho que mandar alinhar a direcção. No fórum dos Alfas (e mesmo neste, a propósito de um BMW) já li sobre parafusos da caixa de direcção com tendência a desapertarem-se e a causar estas vibrações e que foram resolvidas com o alinhamento e aperto dos tais parafusos.

Hoje à tarde fui dar uma volta no carro e se calhar sou eu que estou a ser demasiado picuinhas.. Não tenho folgas, nem ruídos estranhos (excepto a manobrar o carro, dos topos dos amortecedores já gastos). Hei-de mandar alinhar a direcção, porque tenho o volante descentrado, mas de resto é melhor não me chatear muito..

Voltar
Superior