Vibração em Jaguar x-Type

RafaPi

New member
Boa Tarde!

Recentemente notei um problema no meu carro:
Em mudanças altas (principalmente 4ª ou 5ª), especialmente quando dou mais alguma profundidade ao acelarador noto ao princípio alguma trepidação no carro (não no volante) que passa depois de o carro atingir uma rotação alta ou aliviar o acelarador!
Notei também que o carro em ponto morto e com o prego a fundo não passa das 3000 rpm!

Alguém sabe qual poderá ser o problema?

Há muitas possibilidades, há erros atribuidos pela centralina?

Já ouvi falar que pode ser das velas, da bomba da gasóleo, da ERG injetores sujos e até da transmissão, o que acho pouco provável visto que só acontece em quarta e, sobretudo em quinta quando faço pressão no acelarador.
Depois da 2500 rpm mesmo em quinta a vibração desaparece.

Relativamente ao não passar das 3k rpm em ponto morto é provavelmente normal.

Muitos carros fazem isso como protecção precisamente porque.. Não tem utilidade

A que rotação é que está a calcar o acelerador? Se for muito baixa é normal que vibre.
Já fiz a experiencia vibra em quarta e sobretudo em quinta nas mesmas rotações que em terceira e segunda! Inclusive já experimentei em terceira com rotação muito baixa e prego a fundo e nada de vibrações! Em quarta e sobretudo em quinta e especialmente quando tenho de puxar pelo carro, por exemplo em subidas, basta dar mais um pouco de acelarador e começa a vibrar! Devo dizer que não é uma vibração muito forte e que passa assim que o carro embala (sobem as rotações)! De resto não noto nenhuma falta de potência (sobe a A5 em Monsanto sempre a abrir)! Noto as vibrações apenas no inicio da subida! Quando embala parece um foguete e sem vibrações! Volto a repetir que se aliviar o acelarador as vibrações tb desaparecem! Obrigado pela ajuda!

Obrigado pela sugestão! Mas se fosse a bimassa não se sentiria em todas os câmbios, da primeira à quinta?
E não s sentiria dificuldade em engatar as mudanças?
Elas entram na perfeição sem qualquer tipo de esforço!

Nas engrenagens mais altas, o esforço é maior, e se for a baixa rotação pior é. Por isso é que quando uma embraiagem começa a "patinar" nota-se mais em engrenagens mais altas...

O carro é tração traseira ou dianteira? se for traseira, no meu antigo BMW também tive um cardan desgastado que fazia isso.

Nas engrenagens mais altas, o esforço é maior, e se for a baixa rotação pior é. Por isso é que quando uma embraiagem começa a "patinar" nota-se mais em engrenagens mais altas...

O carro é tração traseira ou dianteira? se for traseira, no meu antigo BMW também tive um cardan desgastado que fazia isso.

Tração dianteira!

Quer dizer que precsa de uma embraiagem nova?

Obrigado!

Tendo o 2.0D, será FWD (tracção dianteira).

É bimassa sim. [;)]
OK! Fui hoje ao mecânico e num diagnóstico superficial não encontrou nada de anormal e, como o homem é honesto, aconselhou-me a verificar a calibragem e alinhamento da direção antes de começar a gastar dinheiro em diagnósticos que poderiam dar em nada! O que fiz de imediato!
Resultado: rodas todas descalibradas e jantes todas empenadas, o que nunca me passou pela cabeça porque mudei os pneus há 15 dias numa coisa chamada NORAUTO!
Resultado: depois das rodas todas calibradas a vibração diminuiu significativamente!
Pergunta: Será que o problema ficará resolvido com a desempanagem das jantes ou poderá haver mais alguma coisa!
Lembro que a vibração acontece sobretudo em quinta e em acelaração entre os 90 e os 120 K/Hora!
Obrigado a todos pela ajuda!

OK! Fui hoje ao mecânico e num diagnóstico superficial não encontrou nada de anormal e, como o homem é honesto, aconselhou-me a verificar a calibragem e alinhamento da direção antes de começar a gastar dinheiro em diagnósticos que poderiam dar em nada! O que fiz de imediato!
Resultado: rodas todas descalibradas e jantes todas empenadas, o que nunca me passou pela cabeça porque mudei os pneus há 15 dias numa coisa chamada NORAUTO!
Resultado: depois das rodas todas calibradas a vibração diminuiu significativamente!
Pergunta: Será que o problema ficará resolvido com a desempanagem das jantes ou poderá haver mais alguma coisa!
Lembro que a vibração acontece sobretudo em quinta e em acelaração entre os 90 e os 120 K/Hora!
Obrigado a todos pela ajuda!

Não sabia que essa Norcoisa ainda tinha clientes [:D] Foge daí...nem para ver a pressão dos pneus serve!

Sim provavelmente com a reparação das jantes fica impecavel!

Já fiz a experiencia vibra em quarta e sobretudo em quinta nas mesmas rotações que em terceira e segunda! Inclusive já experimentei em terceira com rotação muito baixa e prego a fundo e nada de vibrações! Em quarta e sobretudo em quinta e especialmente quando tenho de puxar pelo carro, por exemplo em subidas, basta dar mais um pouco de acelarador e começa a vibrar! Devo dizer que não é uma vibração muito forte e que passa assim que o carro embala (sobem as rotações)! De resto não noto nenhuma falta de potência (sobe a A5 em Monsanto sempre a abrir)! Noto as vibrações apenas no inicio da subida! Quando embala parece um foguete e sem vibrações! Volto a repetir que se aliviar o acelarador as vibrações tb desaparecem! Obrigado pela ajuda!
Escrevou tanto e não respondeu à pergunta. Afinal a que rotação é que calca o acelerador. Se está a calcar em 5a às 1000 rpm claro que vai vibrar...

Voltar
Superior