Vinho e viagem de avião

GansoLFM

New member
Não, não vou emborcar vinho numa viagem de avião! [:D][:D]

Eis a dúvida: é possível levar uns cinco litros de vinho bag in box na bagagem de porão numa mala soft?

Tenho uns amigos no norte da Europa com saudades de bom vinho português... [:cool:] E vou lá visitá-los em breve, mas estou com esta dúvida. Tenho medo que com a altitude e pressão o saco de vinho rebente... E garrafas nem penso levar, porque o mais certo é chegarem partidas.

Aceito outras sugestões! (Não vale beber o vinho antes de o levar e depois dizer que evaporou na viagem! [:D][:D])

Levas num saco de mão garrafas de vinho.
Acho que também há a hipótese de dizeres que tens bagagem frágil, e é tratada com mais cuidado. Por exemplo, uma caixa de vinho, levas à parte, e dizes que é fragil.

Um amigo meu costuma trazer boxes de 3 litros para a Irlanda. Acho que não precisa de nenhum cuidado especial.

Levas num saco de mão garrafas de vinho.
Acho que também há a hipótese de dizeres que tens bagagem frágil, e é tratada com mais cuidado. Por exemplo, uma caixa de vinho, levas à parte, e dizes que é fragil.

Bagagem de mão não dá... Não se pode levar líquidos nsa bagagem de cabine.

Na bagagem de mão nao podes.

Na mala de porão podes ...

Nunca levei Bag in Box ... mas já levei 4 garrafas de vinho para o Brasil sem problemas ...

Não declarei nada.

Na bagagem de mão nao podes.

Na mala de porão podes ...

Nunca levei Bag in Box ... mas já levei 4 garrafas de vinho para o Brasil sem problemas ...

Não declarei nada.

Já trouxe vodkas do Leste Europeu, e muito Vinho do Porto levei também e nunca houve problemas. E sempre em garrafas de vidro, acondicionadas pela roupa. Na mala de porão claro, na de mão estás limitado a volumes inferiores a 100 ml.

Obrigado a todos pela ajuda. [;)]

Reparei agora que me esqueci de dizer a companhia. É a Easyjet. Sabem de alguém que tenha levado garrafas/boxes pela easyjet? Isto para aprofundar a "pesquisa" um pouco mais.

Já voei com dezenas de garrafas de vinho para múltiplos destinos, dentro e fora da Europa, é questão de as acondicionar bem e eles sempre chegam inteiras (nunca partiu nenhuma). Também nunca declarei nada.

Outra opção (bem mais cara) é comprar as garrafas/caixas no aeroporto já depois de passar a segurança, mas um vinho que te custaria 15€ num hipermercado lá levam-te 25€. Mas quando a mala está cheia e preciso de uns presentes, sirvo-me mesmo dali para voar com elas sem problema.

Mas o facto de não terem tido problemas não quer dizer que seja legal.

Ainda a última vez que voei vi um tipo Brasileiro ser inspecionado ao acaso tal e qual como eu, eu não trazia nada, ele trazia 10 ou mais garrafas de cachaça, só podia trazer uma e a multa são 250€ por cada uma.

Vinho não sei porque tem teor alcoolico mais baixo, mas deve ser fácil veres isso no site da companhia.

Não te esqueças é que tens sempre duas leis a respeitar, a do país de saída e do de entrada, mas como são países da UE deve ser igual.

Por exemplo de Cuba podes trazer os charutos que quiseres que eles fazem vista grossa, mas se a alfândega te pára cá estás tramado.

Da última vez que fui ao Brasil, levei 8 garrafas dentro de uma mala grande, das normais de tecido. Já consegui também "ajeitar" 14 garrafas numa mala da minha mãe :P

Tens de embalar com cuidado e meter o mais ao centro das roupas possível. Muito importante é que as garrafas não se toquem, pressão elas aguentam bem.

Em relação ao tópico leva na mala de porão, a pressão não afecta os líquidos, só os gases (ou objectos com ar confinado) e só em casos de despressurização, uma vez que todo o avião é pressurizado (carga incluída). Se te pedirem para abrir a mala podes ficar sem ele, mas na europa é raro pedirem para abrir malas.

Também já levei garrafas de vidro para amigos emigrados. Na altura comprei umas coisas destas para proteger no transporte:

Free-Shipping-3000-PCS-5-12-Foam-Sleeve-for-fresh-fruit-packing-Foam-Protector-for-glass.jpg

Last edited:
Na bagagem de mão só é possível levar garrafas de vinho que tenham sido compradas nas lojas dentro do aeroporto, após passar o primeiro controlo de embarque (nas zonas duty free). E mesmo nessas zonas as garrafas têm que estar por encetar.
No porão em princípio não há problema, visto que os objectos proibídos se resumem essencialmente a explosivos e combustíveis, mas se levarmos muitas garrafas eles podem chatear, seja por considerarem que o líquido é inflamável (caso das bebidas de alto teor alcoolico), seja por poderem considerar que se tata de comércio não declarado. Claro que eles só chateiam se pedirem para abrir a mala, o que raramente acontece. Por isso o que as pessoas todas fazem é simplesmente não declararem nada para não terem chatices.

Bagagem de mão nem vale tentares...
Ja fiquei sem 2 garrafas devido a isso.

fiz viagem de longo curso com escala em madrid (através de companhias diferentes).
na dutty free do primeiro aeroporto comprei as 2 garrafas e trouxe as comigo junto da bagagem e mão.
cheguei a madrid e a primeira coisa que fiz foi despachar a bagagem de porão, esquecendo-me de guardar lá as garrafas.
só me lembrei disso perto da hora do 2ª voo.. foram para o lixo.

Back