Viver no Algarve - Feedback.

Gmigas

Well-known member
Boa Tarde a Todos.

Como o FAHO é um fórum suficientemente abrangente, tenho a certeza que aqui me poderão ajudar.

Sem entrar em muitos pormenores, surgiu-me uma possibilidade de trabalho no Algarve (Zona de Faro e arredores) que, apesar de não ser nada de especial em termos de valores, tem interesse para mim e parece-me que poderá trazer uma boa margem de evolução e oportunidades interessantes.

O meu único receio é mesmo saber como é a "vida" por lá.

Acontece que não tenho qualquer tipo de feedback sobre como é viver a tempo inteiro no Algarve, tenho ideia de como é viver no Alentejo, na zona de Lisboa e lá mais para cima, nomeadamente conhecimento a nível de custos, animação, qualidade de vida, segurança, etc... Mas no Algarve estou totalmente às cegas, nunca passei mais do que 15 dias seguidos por terras do Sul, e quando estive por bandas do Sul, foi sempre em zonas de praia e nunca em Faro/interior, e em alturas de movimento (Verão e alturas festivas)... Por isso estou totalmente às cegas de como é morar lá por baixo a tempo inteiro... Já obtive feedback positivo e negativo de amigos, mas queria mais.
Sempre ouvi dizer que o Algarve era muito parado durante o Inverno, mas vivo no Alentejo, portanto não deverá ser muito diferente.
E a nível de custos? Como é?

Alguém me pode dar umas luzes sobre este tema? Fiz uma pesquisa no Fórum e só encontrei tópicos com a palavra "férias" pelo meio. [:)]

Obrigado a todos,
Cumprimentos,
Gonçalo.

O Algarve é 10x melhor no inverno que no verão (excepto em bifas em topless). Por isso já és capaz de ter uma ideia. [:D]

É o meu sonho para daqui a uns anos: "reformar-me" (*) e ir viver para o Algarve [;)]

(*) Não confundir com pensão de reforma [:D]

É tranquilo ... na passa nada :)

Os custos para um "local" são identicos ao resto do pais ... nao é por aí.

É o meu sonho para daqui a uns anos: "reformar-me" (*) e ir viver para o Algarve [;)]

(*) Não confundir com pensão de reforma [:D]
Isso é o que muita gente diz durante as férias de Verão, "Eixxx quem me dera viver no Algarve o ano inteiro!", mas gostava de saber se não passa de uma óptica cor de rosa da coisa em que a vida é praia sol e bifas. [:)]

Os meus pais tem lá casa, costumava ir lá muitas vezes quando estava em Portugal. Também lá morei (em Montenegro) durante os 3 meses das ferias do verao quando o meu pai esteve a trabalhar no aeroporto.

Em época baixa/média é bastante bom, moras numa regiao feita para uma populacao 3x superior, portanto espaco nao te vai faltar. O clima é bastante bom (no litoral), frio a sério é muito raro. O Algarve tem sempre mais animacao do que o Alentejo, é uma zona turística sempre com acontecimentos durante todo o ano.

Isso é o que muita gente diz durante as férias de Verão, "Eixxx quem me dera viver no Algarve o ano inteiro!", mas gostava de saber se não passa de uma óptica cor de rosa da coisa em que a vida é praia sol e bifas. [:)]
No meu caso, eu costumo passar lá uns fins de semana de Março a Maio, e é nessas alturas que mais gosto do Algarve. Detesto o verão Algarvio [;)]

Vou muitas a Albufeira durante a época baixa e fico sempre com a sensação de que é um belo sítio para se viver. O clima é bem melhor do que em Lisboa, as cidades são muito organizadas e há quase tudo o que há em Lisboa. A única coisa que me chateia é o comportamento de alguns algarvios, com pouca paciência para portugueses.

Tem outra desvantagem, mas que também se aplica ao Alentejo: os serviços funcionam muito mais devagar do que em Lisboa. Aliás, a simples tarefa de ir ao Continente exige paciência, pelo facto de tudo funcionar em câmara lenta.

Vou muitas a Albufeira durante a época baixa e fico sempre com a sensação de que é um belo sítio para se viver. O clima é bem melhor do que em Lisboa, as cidades são muito organizadas e há quase tudo o que há em Lisboa. A única coisa que me chateia é o comportamento de alguns algarvios, com pouca paciência para portugueses.

Tem outra desvantagem, mas que também se aplica ao Alentejo: os serviços funcionam muito mais devagar do que em Lisboa. Aliás, a simples tarefa de ir ao Continente exige paciência, pelo facto de tudo funcionar em câmara lenta.

[:D] Boa!

Então têm razão quando dizem que um algarvio é um alentejano sem travões!! [:)][:)][:)]

Tenho uma amiga que foi este ano morar para Faro, e a principal queixa dela é de que aquilo é muito parado, e com poucos sítios de entretenimento. De resto parece ser um sítio tranquilo e com boa qualidade de vida.

Minha ex tem o irmão a viver no Algarve e costumávamos ir lá muitas vezes durante o ano todo.
O maior problema que ele me relatava era mesmo com o trabalho. Contava que a falta de seriedade das pessoas era terrível. Era director de um hipermercado e no verão chegava a perder metade dos funcionários, que demitiam-se (muitas vezes simplesmente abandonavam o trabalho) para irem trabalhar em restaurantes e bares. A produtividade também não era o maior objectivo da maioria das pessoas.
O custo de vida era significativamente inferior (renda e infantário com maior fatia), clima ameno no inverno e ritmo de vida mais calmo são bastante convidativos.

Fora vilamoura ...as cidades sao bem feias e cinzentas , Faro , Portimão , VRST ... tenho de concordar. No verão entao , com o aumento da população é lixeira por todo lado.

Por acaso já tinha pensado nisso de viver no Algarve, parece-me uma opção porreira em termos de tranquilidade/clima/infra-estruturas/acessos.

Tens o AIA [:cool:][:D]

Assim de repente como problemas diria que o facto de ter apenas dois hospitais é curto, nomeadamente e como é óbvio, durante os meses mais quentes.

Mas estando perto de um deles (Faro ou Portimão) é menos mau. Pior é para quem está mais longe deles...

Como sabes durante uns anos frequentava o Algarve mesmo de Inverno (fds e até mais que isso) e portanto dá para ter uma ideia. Quer por lá ir quer por feedback de pessoas que lá vivem.

WHAT !?!?!?

Discordo profundamente, reina a confusão, o lixo e a falta de ordenamento... mas o clima e as belezas naturais fazem esquecer tudo isso...

Depende da zona do Algarve e depende do termo de comparação [;)]

O que conheces do Algarve ?

Além disso, fora a falta de ordenamento (verdade nalgumas zonas do Algarve), o resto deve-se sobretudo à altura do ano que falamos como me parece óbvio visto nos meses de verão a população do Algarve triplicar.

Boa Tarde a Todos.

Como o FAHO é um fórum suficientemente abrangente, tenho a certeza que aqui me poderão ajudar.

Sem entrar em muitos pormenores, surgiu-me uma possibilidade de trabalho no Algarve (Zona de Faro e arredores) que, apesar de não ser nada de especial em termos de valores, tem interesse para mim e parece-me que poderá trazer uma boa margem de evolução e oportunidades interessantes.

O meu único receio é mesmo saber como é a "vida" por lá.

Acontece que não tenho qualquer tipo de feedback sobre como é viver a tempo inteiro no Algarve, tenho ideia de como é viver no Alentejo, na zona de Lisboa e lá mais para cima, nomeadamente conhecimento a nível de custos, animação, qualidade de vida, segurança, etc... Mas no Algarve estou totalmente às cegas, nunca passei mais do que 15 dias seguidos por terras do Sul, e quando estive por bandas do Sul, foi sempre em zonas de praia e nunca em Faro/interior, e em alturas de movimento (Verão e alturas festivas)... Por isso estou totalmente às cegas de como é morar lá por baixo a tempo inteiro... Já obtive feedback positivo e negativo de amigos, mas queria mais.
Sempre ouvi dizer que o Algarve era muito parado durante o Inverno, mas vivo no Alentejo, portanto não deverá ser muito diferente.
E a nível de custos? Como é?

Alguém me pode dar umas luzes sobre este tema? Fiz uma pesquisa no Fórum e só encontrei tópicos com a palavra "férias" pelo meio. [:)]

Obrigado a todos,
Cumprimentos,
Gonçalo.

So depende do sitio que estas a comparar.

O verao é como se sabe, apesar de faro nao ser grande cidade de ferias mas nota-se o transito principalmente desde as portagens na via do infante.

De inverno, sao cidades normais com meia duzia de gente a comparar com lisboa. Nao tem vida noctorna que se recomende .

Em termos de casas, neste momento existem casas recentes baratas para comprar/alugar, por exemplo um T3 em condominio fechado de 2008 alugado por 480€ em Faro.

Dependo do sitio do trabalho podes escolher outros sitios que nao Faro, apesar de ser "capital" não tem nada de especial, considero Albufeira mais activa todo o ano.

Em termos de segurança, o unico problema é a quantidade de estrangeiros desempregados principalmente de leste mas em termos de roubos eles focam-se mais em moradias isoladas.

O custo de vida ja disseram, tens os grandes hiper mercados preços como qualquer sitio e nao contes com transportes publicos.

Para mim a grande vantagem é ter um aeroporto com ligaçoes low cost para toda a europa, mas isso depende do tipo de trabalho que tenhas.

WHAT !?!?!?

Discordo profundamente, reina a confusão, o lixo e a falta de ordenamento... mas o clima e as belezas naturais fazem esquecer tudo isso...

Refiro-me a Albufeira, que é a conheço melhor. O certo histórico tem zonas mal ordenadas, a fazer lembrar os bairros históricos de Lisboa. Mas já tens muita coisa bem feita e organizada.

Encontro-me a viver no Algarve... neste momento o meu maior problema, é justamente não ter emprego. Estou no Algarve, pois a minha mulher que também é do Norte trabalha nesta região. Por aqui tens inegavelmente o melhor clima do pais, de resto tens de tudo conforme tens em qualquer região. A nivel de segurança não convem facilitar em parte alguma, e animação em Faro e Albufeira mesmo durante a epoca baixa ainda funciona. O Algarve é sitio de eleição para despedidas de solteira...

Back