So depende do sitio que estas a comparar.
O verao é como se sabe, apesar de faro nao ser grande cidade de ferias mas nota-se o transito principalmente desde as portagens na via do infante.
De inverno, sao cidades normais com meia duzia de gente a comparar com lisboa. Nao tem vida noctorna que se recomende .
Em termos de casas, neste momento existem casas recentes baratas para comprar/alugar, por exemplo um T3 em condominio fechado de 2008 alugado por 480€ em Faro.
Dependo do sitio do trabalho podes escolher outros sitios que nao Faro, apesar de ser "capital" não tem nada de especial, considero Albufeira mais activa todo o ano.
Em termos de segurança, o unico problema é a quantidade de estrangeiros desempregados principalmente de leste mas em termos de roubos eles focam-se mais em moradias isoladas.
O custo de vida ja disseram, tens os grandes hiper mercados preços como qualquer sitio e nao contes com transportes publicos.
Para mim a grande vantagem é ter um aeroporto com ligaçoes low cost para toda a europa, mas isso depende do tipo de trabalho que tenhas.
Diz-me aonde consegues arranjar um t3 em faro por esse preço que vou já para lá ? ando a ver t2 para alugar aqui em Faro é são na minha opinião caros para as casas que são, apartamentos velhos e na maioria nada confortáveis, com o piso todo da casa em tijoleira por 400/450 euros. um ponto negativo para Faro acho que é mesmo as rendas das casas que são um bocado altas.
Moro em Faro desde 2004, vim do norte, de Paredes, e o que mais me chocou quando vim morar aqui foi mesmo as pessoas, não digo que todas, mas uma grande maioria não são nada acolhedoras, e até um bocado desconfiadas.
Mas não desgosto de cá morar, Faro tem muitas zonas comerciais, como o Fórum Algarve, a zona da baixa, o mercado, temos a loja do cidadão que ajuda bastante. o aeroporto com as companhias low cost, como a ryanair a viajar para as principais cidades europeias, temos uma boa praia e a ria formosa.
Como alguns user's disseram isto em Julho, Agosto e Setembro é muita confusão e muitos estrangeiros, com a concentração de motos, a chegada dos emigrantes, e o turismo nomeadamente do pessoal vindo de Inglaterra. mas agora nestes meses de inverno para quem gosta é muito sossegado, não se passa nada.
O clima é excelente, ainda hoje quando saí do trabalho ás 22h estavam 22 graus, e ainda pouco choveu depois do verão acabar.