Viver sozinho em Lisboa?

Sinzala

Banido
Quem passa/já passou por isso? Aconselham? Ou, dadas as características da cidade e o custo de vida da mesma, é de evitar?

E casa? A que preços... Só em pardieiros, ou é possível encontrar, no contexto actual, casas aceitáveis a preços não exorbitantes?

Em suma, quais os conselhos/dicas que têm para quem se vê na iminência de passar por esta situação?

A rondar os 1200 líquidos, não preciso de uma casa grande, mas não gosto de casas antigas.

Quanto à localização, estou disposto a ir um pouco para mais longe se me permitir uma casa mais moderna, em melhores condições.

És muito vago, para mim pagar 1.000€ por mês por uma casa pode ser um preço aceitável, para ti pode ser exorbitante ou barato...Sem saber quanto pretendes gastar ninguém te pode ajudar ao certo.
De qualquer modo acho que já há um tópico sobre isto.

A rondar os 1200 líquidos, não preciso de uma casa grande, mas não gosto de casas antigas.

Quanto à localização, estou disposto a ir um pouco para mais longe se me permitir uma casa mais moderna, em melhores condições.
Esquece Lisboa então. É uma cidade velha, não há milagres neste campo. Experimenta Oeiras ou Sintra e mesmo assim não é fácil.

Com rendas de 600€ não se arranja nada? Hum tenho de ver.

Amadora ou Odivelas não te interessa? É que por esse valor consegues casas perto do metro bem melhores que casas em lisboa que por esse preço vão ser longe do metro. Se for para usares o carro nas deslocações então esquece lá lisboa, estacionamento, etc, o caos.

Esquece Lisboa então. É uma cidade velha, não há milagres neste campo. Experimenta Oeiras ou Sintra e mesmo assim não é fácil.

Até no Chiado há prédios novos de topo... não dão é para o orçamento dele [:p]

De resto do Parque das Nações, Olivais, Lumiar, Benfica, etc o que não faltam são prédios novos.

Duvido que encontres uma casa recente por menos de 700 euros numa zona boa.

Neste momento há muita procura para alugar e pouca oferta portanto tirando zonas manhosas e subúrbios podes contar no mínimo com 500 euros numa casa velha.

Claro que há sempre achados...

O melhor é procurares talvez em Odivelas, Margem sul etc...

Junto ao Pingo Doce de Telheiras, prédios da EPUL Jovem construídos em 2000 +/- já lá encontrei T1 a 500 euros. Claro que não tem metro próximo, tem um autocarro que passa na zona apenas.

Epá eu não sei que empregos vocês têm, mas se bem me recordo ainda estamos em Portugal, e o ordenado médio que eu saiba ronda os 900€, portanto não me considero assim tão desfavorecido.

De resto eu já vivo em Lisboa há 3 anos, mas partilho casa (e tudo o resto) e estou numa situação em que devo precisar de ir morar sozinho, situação nova para mim.

Agora, se é apertado, acredito, na minha cabeça está algo como 500-600€ para a renda, 200€ para alimentação, 100€ para transporte (gasóleo), 100€ para as contas... E o resto para ir gerindo.

O que está aqui claramente desequilibrado é o preço da renda, porque é uma tristeza do caraças ter de chegar aos 600€ para encontrar um T1 de jeito, mas enfim, é a capital e o mercado neste momento confere ao proprietário a faca e o queijo.

Última edição:
Se tens Carro (para as deslocações fora de horas e ao fim de semana), recomendo por exemplo Almada, tens muita coisa recente junto à linha de metro e com metro de superfície e Fertagus facilmente te pões em Lisboa, com 600€ de renda já arranjas apartamentos muito bons!
Tens tb autocarros diretos de Almada para Lisboa.

Se tens Carro (para as deslocações fora de horas e ao fim de semana), recomendo por exemplo Almada, tens muita coisa recente junto à linha de metro e com metro de superfície e Fertagus facilmente te pões em Lisboa, com 600€ de renda já arranjas apartamentos muito bons!
Tens tb autocarros diretos de Almada para Lisboa.

Já me tinha passado pela cabeça. Não morro de amores pela idéia de ir morar para a margem sul, mas... Não está fora de equação.

Quanto tempo regra geral de comboio até ao centro da capital?

Epá eu não sei que empregos vocês têm, mas se bem me recordo ainda estamos em Portugal, e o ordenado médio que eu saiba ronda os 900€, portanto não me considero assim tão desfavorecido.

De resto eu já vivo em Lisboa há 3 anos, mas partilho casa (e tudo o resto) e estou numa situação em que devo precisar de ir morar sozinho, situação nova para mim.

Agora, se é apertado, acredito, na minha cabeça está algo como 500-600€ para a renda, 200€ para alimentação, 100€ para transporte (gasóleo), 100€ para as contas... E o resto para ir gerindo.

O que está aqui claramente desequilibrado é o preço da renda, porque é uma tristeza do caraças ter de chegar aos 600€ para encontrar um T1 de jeito, mas enfim, é a capital e o mercado neste momento confere ao proprietário a faca e o queijo.

Sinzala, acho que ninguém disse que o teu ordenado era mau ou baixo. No entanto só posso falar pelo meu comentário porque actualmente também vivo em casa partilhada em Lisboa mas com intenções de ir morar sozinho e em Lisboa também.

Se viveres como um Chinês (tipicamente não gastam dinheiro) isso chega e sobra bastante mas por outro lado não vives...

Agora, eu digo que com esse valor e a viver sozinho vives apertado e vamos a contas agarrando nas que tu fizeste:
Casa: Para o tipo de casa que queres, já viste que vai rondar os 600
Supermercado: Diria não é só alimentação, pois tens de comprar mais coisas, produtos de limpeza, detergentes, coisas de WC, etc... ainda assim vamos agarrar no valor que deste 200
Transporte: 100€ (se deste este valor vou partir do principio que é o que gastas)
Agua, luz, gas e 3play (net, tv e voz): 100
Total de gastos fixos: 1000€

Só em gastos FIXOS tens uma conta mensal de 1000€... subtraindo ao que ganhas mensalmente sobram 200€

Agora diz-me lá que com esses 200€ vives feliz? Jantas fora? Compras gadgets? Poupas dinheiro? Imprevistos? Reparações no carro? Comprar Roupa? Ir Viajar? A lista de questões é interminável mas acho que já deu para explicar o que te estava a dizer: É possível mas é preciso ginástica e não sei se compensa...

Tens várias hipóteses:
- Continuas a viver em apartamentos partilhados e vives mais à larga mas com os contras de viver em AP partilhado... falta de privacidade, ter de aturar cromos que não conhecemos de lado nenhum etc...
- Mudas para a periferia para um AP com um preço muito mais baixo. Vais perder tempo em transportes (talvez... porque se o teu emprego for na periferia podes mudar para perto), gastar mais dinheiro em transportes etc...
- Esperas até aparecer um negócio da China, às vezes aparecem negócios da china mas é preciso estar muito atento, procurar todos os dias e nos sitios às vezes onde não são publicados.. Por exemplo alugar a casa a um amigo que foi viver para fora etc...

Voltar
Superior