Epá eu não sei que empregos vocês têm, mas se bem me recordo ainda estamos em Portugal, e o ordenado médio que eu saiba ronda os 900€, portanto não me considero assim tão desfavorecido.
De resto eu já vivo em Lisboa há 3 anos, mas partilho casa (e tudo o resto) e estou numa situação em que devo precisar de ir morar sozinho, situação nova para mim.
Agora, se é apertado, acredito, na minha cabeça está algo como 500-600€ para a renda, 200€ para alimentação, 100€ para transporte (gasóleo), 100€ para as contas... E o resto para ir gerindo.
O que está aqui claramente desequilibrado é o preço da renda, porque é uma tristeza do caraças ter de chegar aos 600€ para encontrar um T1 de jeito, mas enfim, é a capital e o mercado neste momento confere ao proprietário a faca e o queijo.
Sinzala, acho que ninguém disse que o teu ordenado era mau ou baixo. No entanto só posso falar pelo meu comentário porque actualmente também vivo em casa partilhada em Lisboa mas com intenções de ir morar sozinho e em Lisboa também.
Se viveres como um Chinês (tipicamente não gastam dinheiro) isso chega e sobra bastante mas por outro lado não vives...
Agora, eu digo que com esse valor e a viver sozinho vives apertado e vamos a contas agarrando nas que tu fizeste:
Casa: Para o tipo de casa que queres, já viste que vai rondar os
600€
Supermercado: Diria não é só alimentação, pois tens de comprar mais coisas, produtos de limpeza, detergentes, coisas de WC, etc... ainda assim vamos agarrar no valor que deste
200€
Transporte:
100€ (se deste este valor vou partir do principio que é o que gastas)
Agua, luz, gas e 3play (net, tv e voz):
100€
Total de gastos fixos: 1000€
Só em gastos FIXOS tens uma conta mensal de 1000€... subtraindo ao que ganhas mensalmente sobram
200€
Agora diz-me lá que com esses 200€ vives feliz? Jantas fora? Compras gadgets? Poupas dinheiro? Imprevistos? Reparações no carro? Comprar Roupa? Ir Viajar? A lista de questões é interminável mas acho que já deu para explicar o que te estava a dizer:
É possível mas é preciso ginástica e não sei se compensa...
Tens várias hipóteses:
- Continuas a viver em apartamentos partilhados e vives mais à larga mas com os contras de viver em AP partilhado... falta de privacidade, ter de aturar cromos que não conhecemos de lado nenhum etc...
- Mudas para a periferia para um AP com um preço muito mais baixo. Vais perder tempo em transportes (talvez... porque se o teu emprego for na periferia podes mudar para perto), gastar mais dinheiro em transportes etc...
- Esperas até aparecer um negócio da China, às vezes aparecem negócios da china mas é preciso estar muito atento, procurar todos os dias e nos sitios às vezes onde não são publicados.. Por exemplo alugar a casa a um amigo que foi viver para fora etc...