Vodafone ADSL

Tanta expectativa... quanto é que se paga após os 3 meses iniciais, a partir de 39,90€ + box?

Não oferece nada que a Clix, Meo e ZON já não tenha.

A Vodafone Fibra não chega ao mercado como nos tempos da Duplex ADSL onde ARRASOU em termos de preço face ao que existia na altura.

Contudo, não arrasando, consegue oferecer ligeiramente mais para preços equivalentes. Veja-se que o pacote mais barato tem o triplo de velocidade de download e o quíntuplo de upload, face ao Meo de mensalidade equivalente, perdendo 8 canais (não relevantes) e o período 9h-21h chamadas grátis.

Peço desculpa se já foi aqui respondido mas no serviço Vodafone Casa Fibra é obrigatório ter uma box por cada tv tal como no serviço normal?

Obrigado

A Vodafone Fibra não chega ao mercado como nos tempos da Duplex ADSL onde ARRASOU em termos de preço face ao que existia na altura.

Contudo, não arrasando, consegue oferecer ligeiramente mais para preços equivalentes. Veja-se que o pacote mais barato tem o triplo de velocidade de download e o quíntuplo de upload, face ao Meo de mensalidade equivalente, perdendo 8 canais (não relevantes) e o período 9h-21h chamadas grátis.

Sim, tem a vantagem de ser incremental...
mas se colocares packs idênticos, fica ao mesmo preço e ainda tens menos canais na Vodafone.[;)]

Para quem tem cobertura Clix fibra ou Meo, não me parece que valha a pena esperar... por algo que pode não chegar e que não traz nada de novo/melhor a não ser eventualmente o preço, dependendo daquilo que se pretende (a vantagem não é assim tão grande mesmo no pack minimo).

Última edição:
Quem te informou? A Vodafone?

Uma vez que as boxes IPTV funcionam por rede, teoricamente até nem é muito complicado que funcionem por wireless, mas na verdade tendo em conta a muito menor fiabilidade do wireless para a largura de banda constante exigida para IPTV, para além dos obstáculos que pode encontrar numa casa, tenho as minhas dúvidas que seja a solução apresentada por um ISP... pelo menos como principal.

Mas aqui há uns tempos a Vodafone usava uns equipamentos wireless Ruckus em vez de PLCs para comunicar por rede remotamente, isso é verdade.

Deve ser como as outras... rede, wireless ou rede eléctrica.
Sim, mas penso que nenhuma box em si recebe wireless directamente. Depois há a série de adaptadores que podem ser usados.

Nalguns ISP já não permitem adaptadores (Meo), apenas ligações directas. Isto na instalação, claro, de resto as pessoas podem fazer o que quiserem a nível individual.

Quem te informou? A Vodafone?

Uma vez que as boxes IPTV funcionam por rede, teoricamente até nem é muito complicado que funcionem por wireless, mas na verdade tendo em conta a muito menor fiabilidade do wireless para a largura de banda constante exigida para IPTV, para além dos obstáculos que pode encontrar numa casa, tenho as minhas dúvidas que seja a solução apresentada por um ISP... pelo menos como principal.

Mas aqui há uns tempos a Vodafone usava uns equipamentos wireless Ruckus em vez de PLCs para comunicar por rede remotamente, isso é verdade.

Sim!

Tive a ver no site e nesta página sobre equipamentos, tem a seguinte descrição de um router:

O Router Vodafone permite o acesso de computadores à Internet e permite também a distribuição do sinal de televisão pelas diversas TV Boxes de sua casa.

O Router é dotado da tecnologia Wi-Fi que permite acesso sem fios à Internet.
Será isto?

Também aparece aquilo que falaste que eles denominam "Adaptadores Powerline":

Os Adaptadores Powerline, baseiam-se em tecnologia de transmissão de dados utilizando a rede eléctrica e permitem a distribuição do sinal de televisão entre o Router e as TV Boxes sempre que não seja possível efectuar a ligação utilizando cabo Ethernet.
Estou confuso [:D]

André, é simples. Como eles dizem, e eu já tinha dito por outras palavras, o router faz a distribuição do sinal IPTV. Mas é por cabo. Isso é assim em todos os serviços IPTV basicamente, inclusivé no meu.

Para além disso, como estamos a falar de serviços triple play ou de pelo menos TV+net, o router é também dotado de capacidades wireless para acesso à internet (embora o acesso à internet possa ser feito por cabo também).

Essa é a explicação para o primeiro texto.

A segunda parte é o que te falei dos PLCs (powerline connectors), servem de ponte para não obrigar a passar cabo de rede entre router e box, quando isso não é conveniente.

O esquema fica do género:

[Router]----cabo de rede----[PLC]-----instalação eléctrica-----[PLC]-----cabo de rede----[Box]

Em vez de simplesmente:

[Router]----cabo de rede----[Box]

Esta última solução parece mais simples, mas como muitas vezes estamos a falar de box e router em divisões diferentes, torna a sua implementação mais complicada, e com os PLCs o sinal viaja pela rede eléctrica já existente.

Exemplo de um PLC:

f_00153195_001.jpg

Última edição:
Ah! [:D] Thanks [;)]

A única chatice é limitar o serviço a duas televisões (disseram que, pela largura de banda da zona 19-21 MB, só dava para ter 2 boxes...) :sh)

Última edição:
Sim, mas penso que nenhuma box em si recebe wireless directamente. Depois há a série de adaptadores que podem ser usados.

Nalguns ISP já não permitem adaptadores (Meo), apenas ligações directas. Isto na instalação, claro, de resto as pessoas podem fazer o que quiserem a nível individual.

A Vodafone ou instala a box por cabo de rede, ou então é por PLC´S. Depende da configuração de cada habitação.

Ah! [:D] Thanks [;)]

A única chatice é limitar o serviço a duas televisões (disseram que, pela largura de banda da zona 19-21 MB, só dava para ter 2 boxes...) :sh)

Até 20mb podes ter 2 boxes ligadas ao mesmo tempo, mas podes ter 3 boxes, caso tenhas mais tv´s em casa. A partir dos 20mb podes ter 3 ligadas ao mesmo tempo, e mais 1 se quiseres.

Pronto.

Na casa do meu pai já se tem Vodafone Fibra [:cool:]

Até agora está tudo satisfeito com o serviço.

Foi um trabalhão montarem aquilo (chegaram às 13h30 e saíram já depois das 21h...) com muito põe fio/fibra, tira fio/fibra pelo meio (fiquei com a sensação que retiraram o "cabo"/coxial/"what ever não percebo nada destas coisas" desde o ponto de entrada na casa até à divisão onde ficou o router e outra caixinha cheia de luzes [:D]).

A qualidade de imagem é bastante melhor nas TV com box (comparativamente à Zon). Nas que apanham pela coxial é idêntica. De notar o contra de estas deixarem de ter acesso ao teletexto.

O comando da box é mais intuitivo e bonito (sem comparação, o outro era um completo trambolho...).

Um aspecto chato é o telefone ter de estar perto do router (sala). A minha mãe está psicologicamente formatada para os telefones "estarem na entrada" e não há nada a fazer quanto a isso [:D] Diga-se que o Philips portátil é bónitinho também.

Para finalizar só falta mesmo transportarem o antigo número (ex-PT, já portabilizado à Vodafone ADSL) para o novo telefone.

Pronto.

Foi um trabalhão montarem aquilo (chegaram às 13h30 e saíram já depois das 21h...) com muito põe fio/fibra, tira fio/fibra pelo meio (fiquei com a sensação que retiraram o "cabo"/coxial/"what ever não percebo nada destas coisas" desde o ponto de entrada na casa até à divisão onde ficou o router e outra caixinha cheia de luzes [:D]).

A qualidade de imagem é bastante melhor nas TV com box (comparativamente à Zon). Nas que apanham pela coxial é idêntica. De notar o contra de estas deixarem de ter acesso ao teletexto.

O comando da box é mais intuitivo e bonito (sem comparação, o outro era um completo trambolho...).

Um aspecto chato é o telefone ter de estar perto do router (sala). A minha mãe está psicologicamente formatada para os telefones "estarem na entrada" e não há nada a fazer quanto a isso [:D] Diga-se que o Philips portátil é bónitinho também.

Para finalizar só falta mesmo transportarem o antigo número (ex-PT, já portabilizado à Vodafone ADSL) para o novo telefone.
Nice.

Quanto ao telefone ter que estar perto do router, há algo a fazer sim senhor [;)] Desde que o router esteja perto de uma tomada telefónica (e se não houver, pode-se sempre criar), pode ir um cabo de telefone desde o router a essa tomada para injectar sinal na rede telefónica da casa e poder ligar telefones em qualquer outro ponto.
É assim que o serviço está configurado em minha casa.

Já agora, passaram cabos de rede até às boxes ou usaram PLCs?

Pronto.

Qual a velocidade? Preço mensal? Testa aqui a velocidade e posta o link que dá no final: Speedtest.net - The Global Broadband Speed Test

Abraço!

Voltar
Superior