Volante do Motor

VMPM

Well-known member
Colegas, parece que desta vez sou eu que tenho um problema e dos grandes.

A minha FIAT Croma conta com 135.300 KM. Então, ontem vinha no Túnel do Grilo e começo a ouvir uma peça metálica, até parecia que arranhava no chão, mas não arranhava e estava tudo bem debaixo do carro. Hoje na 2a Circular a partir dos 70 KM/H tremia me e não era assim tão pouco. Sempre que arranco mais ou menos até às 1200 RPM oiço vibrar, depois desaparece com o aumento das rotações. Também sempre que passo perto de uma parede ou muro este som é audível.

Será que estamos a falar do Bimassa?
Poderá ser algum apoio do motor?

Obrigado

VMPM
Poderá ser Rolamentos da caixa de velocidades... mas também pode ser a Embraiagem.. com o motor a funcionar (viatura parada) pressiona o pedal da Embraiagem e ouve se o ruido desaparece ... se o ruido não se ouvir será caixa de velocidades ... se continuar pode ser a Embraiagem ...acho que deves procurar um técnico para experimentar a viatura...entretanto acho que não deves circular com o carro...

Terei que ver isto com mais atenção.
Será mesmo o volante do motor ou embraiagem?

Para mais umas dicas para ver se a embraiagem está com problemas, faça o teste a 50 ou 60 km/h em 5ª e acelerar, se ele ganhar rotação sem responder em andamento será um dos indícios mas existem muito mais. Já andei com esse problema e agora está estável mas...

Quase de certeza que ela responde, se engatar uma 6a a 70 KM/H ela começa a aumentar a velocidade, portanto em 5a deve aumentar também.

Quase de certeza que ela responde, se engatar uma 6a a 70 KM/H ela começa a aumentar a velocidade, portanto em 5a deve aumentar também.
Atenção que eu nada ou pouco percebo disso, falo por uma experiência que tive algum tempo e foi aqui que me ajudaram e depois fui a marca que me disseram estar tudo bem, inclusive o Eng. responsável. Mas ainda ando desconfiado(!)

Se engrenar uma 6ª. ou 5ª, a 60 ou 70km/h, se o carro subir nas rotações e não desenvolver será a embraiagem. Se for a uma estrada com descida acentuada, colocar uma mudança alta e ele desenvolver velocidade, idem.

Também fiz este teste em 1ª. e travão mão activado, a traseira baixa, testei em 5ª. o motor caía, parava mesmo como é óbvio.

E muito mais, andei a fazer esses testes e por vezes estava em casa as 22 e 23h00 e saia para fazer esses testes que aqui me indicavam.

Eu mesmo assim dúvido que seja embraiagem, ela desenvolve numa 5a a essa velocidade.
Estranho!

Sendo assim não é da embraiagem, não do rolamento porque este só fazia com o carro com o pedal em baixo, rolamentos da caixa velocidades? se fosse havia dificuldade em engrenar mudanças.

Mas esperemos que que venha algum expert na matéria que geralmente acertam em 90%.

Eu como disse nada percebo, apenas por experiência recente e sou como os "chicos espertos" que em conversa de café com os amigos, sabem tudo e até fazem de advogado ou de médico, mas não percebem nada de nada!

Estranho!

Sendo assim não é da embraiagem, não do rolamento porque este só fazia com o carro com o pedal em baixo, rolamentos da caixa velocidades? se fosse havia dificuldade em engrenar mudanças.

Mas esperemos que que venha algum expert na matéria que geralmente acertam em 90%.

Eu como disse nada percebo, apenas por experiência recente e sou como os "chicos espertos" que em conversa de café com os amigos, sabem tudo e até fazem de advogado ou de médico, mas não percebem nada de nada!
Vou esperar mesmo por um "Expert", mas obrigado sempre me retiraste mais uma opção.

Noto que principal sintoma é o tremer e não tanto a vibração. Treme me acima dos 60 KM/H / 70 KM/H com relativa facilidade.

Noto que principal sintoma é o tremer e não tanto a vibração. Treme me acima dos 60 KM/H / 70 KM/H com relativa facilidade.

Treme sempre acima dessa velocidade ou nesse "intervalo" de velocidade? A minha nesse "intervalo" em 3a e 4a se pisar um bocado vibra, mas faz isto desde que a comprei e ainda não agravou...
Parece-me que se arranjares uma promoção/desconto para 2 volantes de motor juntamo-nos e fazemos negócio :D

Treme sempre acima dessa velocidade ou nesse "intervalo" de velocidade? A minha nesse "intervalo" em 3a e 4a se pisar um bocado vibra, mas faz isto desde que a comprei e ainda não agravou...
Parece-me que se arranjares uma promoção/desconto para 2 volantes de motor juntamo-nos e fazemos negócio :D
Também tens uma Croma Erbium?
Começa a tremer entre os 60 KM/H / 70 KM/H até +/- 90 KM/H / 100 KM/H.

Achas que é mesmo do Volante do Motor?

Voltar
Superior