Volkswagen ID.Polo

É uma opinião…

Também podes ver pelo outro lado, o gás em si até deve ser mais barato que o R1234yf, estão a sair muitos carros com isso, as oficinas vão adquirir equipamentos para mexer nisso e fica uma operação banal, possível de ser feita noutras oficinas também.
A diferença são as pressões muito superiores, tambem não sei qual vai ser o resultado nos permutadores e tubagem a longo prazo. Mas acreditemos que isso está tudo salvaguardado no dimensionamento.

Pelos 1000€ dá para poupar muitos kWh sem penalizar a utilização.

É uma opinião…

Também podes ver pelo outro lado, o gás em si até deve ser mais barato que o R1234yf, estão a sair muitos carros com isso, as oficinas vão adquirir equipamentos para mexer nisso e fica uma operação banal, possível de ser feita noutras oficinas também.
A diferença são as pressões muito superiores, tambem não sei qual vai ser o resultado nos permutadores e tubagem a longo prazo. Mas acreditemos que isso está tudo salvaguardado no dimensionamento.

Pelos 1000€ dá para poupar muitos kWh sem penalizar a utilização.

Não. O gás é mais caro que o corriqueiro R1234yf... e como disse não há mais marcas a apostar nisso, muito pelo contrário. E estás novamente a esquecer-te que eu disse que as manutenções ao sistema além de serem obrigatórias, são caras... ao ponto de numa revisao que eu pago 170 euros, um carro idêntico ao meu que tenha bomba de calor facilmente paga mais de 500... portanto nesse caso será que está de facto a poupar muito mais? É que 230(no mínimo) a mais em cada revisão e os cerca de 1000 euros na aquisição dão para muita coisa. Eu avisei, agora cada um que decida por si se compensa

Não. O gás é mais caro que o corriqueiro R1234yf... e como disse não há mais marcas a apostar nisso, muito pelo contrário. E estás novamente a esquecer-te que eu disse que as manutenções ao sistema além de serem obrigatórias, são caras... ao ponto de numa revisao que eu pago 170 euros, um carro idêntico ao meu que tenha bomba de calor facilmente paga mais de 500... portanto nesse caso será que está de facto a poupar muito mais? É que 230(no mínimo) a mais em cada revisão e os cerca de 1000 euros na aquisição dão para muita coisa. Eu avisei, agora cada um que decida por si se compensa

🧐🧐🧐

Novamente, a VW é das poucas que usa o CO2 como gás refrigerante nos carros com bomba de calor... aquilo não é só inspecção, requer mesmo manutenção a cada 4 ou 5 anos(já não me recordo). Os sem bomba de calor como usam o R1234yf como a maioria dos carros do mundo aquilo só precisa do mesmo check up do MG, com a vantagem que caso haja algum problema qualquer bosch, Midas, whatever mexe naquilo... No caso dos com bomba de calor apenas a SivaTec e mais uma ou duas oficinas no país inteiro mexem nele. Mas quem sou eu para contrariar. Queres isso para ganhar uns 40km no inverno e depois pagares mais nas revisões, etc? Força...
Caramba, nesse caso é um bocado a abusar por parte da VW. É que num carro de 37kw/h que já tem pouca autonomia no versão se perde 15 ou 20% no inverno fica ultra limitado. Se quem tem bomba tem que pagar pela opção e ainda pagar por manutenção... fica complicado. No caso da MG eu informei-me precisamente porque tinha visto um post teu a alertar para essa característica da VW.

Caramba, nesse caso é um bocado a abusar por parte da VW. É que num carro de 37kw/h que já tem pouca autonomia no versão se perde 15 ou 20% no inverno fica ultra limitado. Se quem tem bomba tem que pagar pela opção e ainda pagar por manutenção... fica complicado. No caso da MG eu informei-me precisamente porque tinha visto um post teu a alertar para essa característica da VW.
A menos que os MEB+(polo e companhia) tenham outro sistema, eu não me metia nisso. Mas ainda assim e por experiência própria(é comum temperaturas de -2 a -4 por aqui no inverno) a autonomia do meu sem bomba de calor não cai assim tanto face ao resto do ano.

Depende do sítio onde vives. Eu tenho temperaturas negativas uma boa parte do ano... entre novembro e janeiro ter temperaturas de zero é mato, e o normal mesmo durante o dia é de 10 graus para baixo.
Moro no Minho, onde as temperaturas de inverno não são nada simpáticas.
Mas se formos para sítios mais frios, pior vão funcionar as bombas de calor, basta ver o tempo que os AC em casa passam a descongelar a unidade exterior devido ao gelo que se forma.
Quando arrefecer vou fazer um teste de consumo no mesmo percurso com e sem o aquecimento ligado para ver as diferenças.

Pois, é isso, nem tudo é favorável à bomba de calor, quandos as temperaturas descem muito a sua eficiência também cai a pique.

Voltar
Superior